Notícias



Zé Bedé defende Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas



Publicado por: Imprensa


Zé Bedé defende Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
 
Vereador faz mais uma indicação reforçando a necessidade da regulamentação da legislação em Araras
 
O vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), do Partido dos Trabalhadores, apresentou mais uma indicação neste mês, pedindo para que o prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, envie para Câmara, o projeto que regulamenta a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Araras.
Em agosto do ano passado, ele já havia apresentado a mesma indicação, inclusive, encaminhando exemplos de outros municípios que aderiram à nova legislação.
O vereador defende que a regulamentação da lei será um grande avanço para o município, porque visa a desburocratização para legalização de empresas, desoneração de tributos e desenvolvimento, promovendo inovação e oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas.
A legislação prevê uma série de facilidades tributárias, como isenção e redução na carga de impostos, além de simplificar a abertura e manutenção de empreendimentos na cidade, incentivando a formalização das empresas, criando facilidades no acesso ao crédito, incentivando a inovação e novas oportunidades.
“É inquestionável a grande contribuição das Micro e Pequenas empresas no desenvolvimento econômico das cidades e as dificuldades que estas enfrentam nas questões jurídicas na sua instalação e manutenção, por isso, defendo que essa lei seja regulamentada o mais rápido possível”, comentou o vereador.
A Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas, foi fundada na Lei Complementar 123/06, a qual assegura o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e preferencial às micro empresas e empresas de pequeno porte no município. 
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), atualmente 151 municípios já implantaram a Lei Geral no Estado de São Paulo e 2.272 no país.
O vereador acredita que em breve, Araras também fará parte desta estatística. “Conversei com o prefeito na última sexta-feira (4) e ele disse que essa indicação será atendida, porque também é de interesse da administração em ajudar os micro e pequenos empresários”, enfatizou Zé Bedé.
Os municípios devem regulamentar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, porque muito embora muitos artigos da Lei já estejam valendo para a União, Estados e Municípios, alguns artigos necessitam de regulamentação local.
Compras públicas
Outro ponto importante citado pelo vereador é que a lei desonera e racionaliza os impostos, e fixa o limite preferencial para compras públicas juntos às micro e pequenas empresas, incentivando o associativismo, estimulando o acesso ao crédito e a capitalização. “A Prefeitura pode determinar um valor, onde prioriza empresas de Araras na participação das licitações, com isso, beneficia os micro empresários locais e o dinheiro fica em nossa cidade, gerando renda e emprego para nossa população”, observou.
Para muitos microempresários, essa será uma grande conquista para o comércio e pequenas empresas. “É difícil concorrer com grandes empresas de outras cidades. Elas vêem e muitas vezes por falta de serviço acabamos trabalhando para elas, e o pior, correndo o risco de não receber”, desabafou o construtor Manuel Moraes Magalhães, proprietário da Construtora Magalhães Carvalho.
O presidente da Coopevil (Cooperativa da Construção Civil de Araras), Vagner Teodoro também falou que o projeto vai favorecer a distribuição de renda e permitir que o dinheiro fique em Araras.
Ele comenta que fixando um valor, onde apenas empresas de Araras podem participar, a cooperativa terá mais chances de concorrer e de ser contemplada, distribuindo o valor recebido com todos seus cooperados. “Já quando ganha a licitação uma empresa grande de outra cidade, a maior parte do dinheiro fica com o empresário, que investe em sua cidade. Com certeza, isso precisa mudar, por isso, é importante esse projeto”, reiterou o presidente da Coopevil.
 
Assessoria do Vereador
 


Publicado em: 04 de março de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!