Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Afrodescendentes são homenageados pela Câmara no Dia da Consciência Negra



Na terça-feira (18) a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra. Na ocasião os vereadores e vereadoras da Casa prestaram homenagens a pessoas que se destacam pelas ações desenvolvidas junto à comunidade ararense.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente, vereador Breno Cortella, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, os vereadores Erinson Mercatelli e Francisco Nucci Neto. Também participou o ex-vereador Valdemir Gomes – Mami, proponente da solenidade instituída pela resolução nº 8/2010.

Do Legislativo estavam presentes os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercatelli, Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

A cerimônia contou com apresentação dos alunos do projeto Vila Cidadã, do bairro Vila São Jorge. Eles dançaram a música Canto da Cidade, acompanhados pela professora e também homenageada da noite Silmara Xavier de Lima.

Mami comentou sobre sua iniciativa de instituir a solenidade do Dia da Consciência Negra na Câmara.  “Vocês estão sendo homenageados pela contribuição de muitas coisas boas que já fizeram para a sociedade e para a nossa cidade. A iniciativa dessa homenagem veio para celebrar a data além do feriado da Consciência Negra e assim homenagear essas pessoas de uma forma especial”, disse.

A exemplo de várias cidades em Araras também é feriado no dia 20 de novembro, desde o ano de 2009. A data celebra a morte de Zumbi dos Palmares. A lei municipal que instituiu o feriado municipal é de autoria do vereador Breno Cortella, atual presidente da Câmara.

O vice-prefeito Carlos Jacovetti falou sobre o preconceito que ainda se enfrenta na sociedade. “Muito já se mudou, mas temos que mudar muito mais. A segregação ela não funciona em lugar nenhum do mundo, por isso temos que trabalhar sempre pela nossa união”, finalizou.

Na sequência os parlamentares entregaram moções de congratulações e prestaram suas homenagens aos indicados.


Neste ano receberam homenagens da Câmara de Araras:

 
 - Adriana Mathia Albertti, indicada pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande

 
 Adriana é bacharel em contabilidade e após casar-se veio com o marido morar em Araras, onde reside há 11 anos. Há 9 anos é contadora da Câmara Municipal de Araras.

 

- Juary Jorge dos Santos Filho, indicado pelo vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé

 
Juary, atualmente é professor da escolinha de futebol da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, no Jd. Marabá, que conta com 150 crianças e jovens. Foi jogador profissional da seleção brasileira, do Santos F. C. e de vários outros clubes do Brasil e da Europa.

 

 - Luiz Pinheiro dos Santos, indicado pelo vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança

 
Luiz veio ainda jovem com a família para São Paulo em busca de oportunidades. Começou a trabalhar na área de borracharia e acabou conhecendo um empresário, que o convidou para trabalhar em Araras. Mais tarde montou seu próprio negócio.


 
 - José Roberto Sabino Filho, indicado pelo vereador Erinson Mercatelli

 
Tito, como é conhecido, possui uma história de muitos desafios e superação. Hoje trabalha empresa Nestlé Araras, possui família que é a sua base e também é pastor de jovens e adultos na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil. Realiza ainda trabalho voluntário com idosos no Cras.

 
- Silmara de Fátima Xavier de Lima, indicada pelo Francisco Nucci Neto
 

Silmara é assistente social e atua no Conselho do Idoso, no Conselho da Comunidade Negra, além de fazer parte da Associação Paróquia São Judas Tadeu e Coordenadora Geral da Comunidade Santa Madalena de Canossa. Há 4 anos é coordenadora do Projeto Vila Cidadã no bairro Vila São Jorge.

 
- Aparecido Vlademir Pedro, indicado pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê


 
Conhecido "mestre Wlá" começou a fazer a arte capoeira sua profissão em 1984. Ministrou aulas em diversos clubes e cidades da região. Hoje tem sua própria associação, a Abapai (Associação Brasileira de Apoio para Arte Ideal) 

  

- Aparecida de Lourdes Fonseca Mathias, indicada pelo vereador Breno Cortella

 
Lourdes, já atuou na área da saúde, atualmente é professora de Língua Portuguesa e Inglesa na rede pública de ensino e batalha por uma educação de qualidade, valorizando sempre a cultura afrodescendente.


Publicado em: 19 de novembro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais