A Câmara Municipal de Araras sediou uma reunião na manhã desta quarta-feira (17) com alunos de escolas municipais que irão participação no concurso "Câmara Mirim 2015" da Câmara dos Deputados.
Participaram da atividade os alunos selecionados pelas escolas Emef "Joel Job Fachini", Emef "Professor Júlio Ridolfo", Emef "Adalgisa Perim Balestro Franzini", Emef "Antonia Marques Dahmen" e Emef "Paula Cristina Rodrigues", além dos representantes dos colégios e dos vereadores Breno Zanoni Cortella (PT) e Magda Carbonero Celidorio (PSDC), que é presidente da Câmara Municipal.
Os alunos conheceram a estrutura do Poder Legislativo, debateram e votaram os temas que gostariam de utilizar para realizar as propostas que serão enviadas em forma de redação para o concurso do "Plenarinho", um programa infanto-juvenil da Câmara dos Deputados.
As representantes das escolas se responsabilizaram em enviar as redações dos alunos até o dia 23 de junho para a Câmara Municipal de Araras. O Poder Legislativo encaminhará as redações, escolhidas pelos próprios alunos, em forma de projeto para a Câmara dos Deputados em Brasília/DF.
A Câmara-Mirim de Araras foi instituída por meio do decreto legislativo nº 8/2014. A proposta é de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT). O objetivo é de permitir a compreensão do papel do Poder Legislativo dentro de um contexto social, contribuindo para a formação da cidadania, o aprendizado sobre os poderes e aspectos político-institucionais da sociedade brasileira. Visa ainda ampliar a participação popular e o papel da Câmara de promover a cidadania, englobando os objetivos da Câmara Participativa e da Escola Legislativa de Araras.
De todas as Câmaras Municipais do país, Araras está entre as nove participantes do concurso. A Câmara Municipal convidou todas as escolas de ensino fundamental de Araras para participar do projeto.
O concurso
O concurso "Câmara Mirim 2015" faz parte do programa infanto-juvenil da Câmara dos Deputados denominado "Plenarinho", uma oportunidade para que os estudantes dos 5º ao 9º anos do ensino fundamental vivam a experiência de analisar, discutir e votar projetos de lei feitos por eles próprios, assim tendo uma verdadeira aula de cidadania e democracia.
Para participar é preciso enviar à Câmara dos Deputados propostas feitas pelos alunos e que serão avaliadas no mês de julho por uma equipe da Câmara dos Deputados. Serão escolhidas as seis melhores propostas.
Em agosto, os estudantes que irão participar da Câmara Mirim vão discutir as seis propostas em suas próprias cidades e escolher os três melhores projetos, que serão divulgados no dia 31 de agosto.
As três crianças autoras das três melhores propostas irão à Brasília/DF com os seus responsáveis para defender sua ideia na Câmara dos Deputados, no "Câmara Mirim 2015", que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.
Publicado em: 17 de junho de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no Centro Empresarial Europa Center (sede provisória da Câmara Municipal de Limeira), o diretor de convênios do...
Na manhã de sexta (10), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira (funcionando temporariamente no Centro Empresarial Europa Cent...
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.