Na 6ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10) a Câmara de Araras aprovou o projeto (Proc. 21/2014) de autoria do vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) que disciplina a contratação de parentes em entidades assistenciais que mantenham convênio com o Município. A medida proíbe que essas entidades assistenciais mantenham no quadro de funcionários parentes de membros da diretoria, administradores e gerentes.
O projeto impede a obtenção de auxílios e subvenções das instituições que não cumprirem essa regra. De acordo com justificativa apresentada pelo vereador Nucci, o objetivo principal do projeto é estender os efeitos da súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal às entidades assistenciais que recebam subvenções do Poder Público, de modo a evitar a prática do nepotismo.
Assim, as entidades assistenciais que mantenham em seus quadros de funcionários remunerados cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de membros da diretoria, administradores e gerentes, não poderão receber auxílios e subvenções do Município.
A proibição se estende também para a contração de serviços ou aquisição de produtos de empresas que possuem, entre seus proprietários, parentes de membros de diretoria das entidades. A entidade beneficiária que no prazo de execução do convênio fizer este tipo de contratação ficará sujeita a revogação do convênio ou a suspensão até que a situação seja regularizada.
Segundo o autor do projeto, vereador Dr Nucci, a intenção da proposta é trazer para as entidades as mesmas regras aplicadas na administração pública. “Quando se trata de cargo remunerado é importante que a moralidade e a honestidade fiquem presentes”, disse.
A proposta determina que essa proibição passe a constar em todos os termos de convênio firmados pela Prefeitura com as entidades. E que na celebração ou renovação deverá ser apresentado o quadro de funcionários completo.
Durante a discussão do projeto o vereador Marcelo de Oliveira (PRB) enfatizou a importância do projeto para a transparência do dinheiro público. Ele ainda orientou que nada impede de parentes próximos atuarem na entidade desde que prestem serviço voluntário.
O vereador Erinson Mercatelli (PSB) também parabenizou a iniciativa do projeto que demonstra moralidade e zelo pelo dinheiro público.
O projeto foi aprovado na forma de seu substitutivo apresentado pelo próprio vereador Nucci que promoveu adequações redacionais. A proposta recebeu apoio unânime dos parlamentares e agora será remetida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella na forma de autógrafo ao prefeito Nelson Dimas Brambilla para análise e eventual sanção da lei.
Confira aqui íntegra do projeto
Publicado em: 11 de março de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no Centro Empresarial Europa Center (sede provisória da Câmara Municipal de Limeira), o diretor de convênios do...
Na manhã de sexta (10), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira (funcionando temporariamente no Centro Empresarial Europa Cent...
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.