José Gonçalves Filho, coordenador do Centro de Atendimento ao Munícipe "Guerino Bertolini", que fica na Zona Leste, fez uso da Tribuna Livre durante a 41ª Sessão Ordinária que ocorreu na segunda-feira (9), na Câmara Municipal, e falou sobre ações realizadas no local, e também da campanha S.O.S. Bosque Ararinha II.
Paraíba, como é conhecido, mostrou um balanço dos atendimentos realizados nos últimos 10 meses no CAM. De janeiro a outubro de 2015, por exemplo, foram realizados mais de 38.900 atendimentos, como serviços de protocolo e tributação.
O Centro de Atendimento ao Munícipe fica na avenida Irineu Carroci, no bairro José Ometto II, e funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 16h.
O Bosque "José Fernandes de Mattos" – Ararinha, também foi tema da Tribuna Livre. Paraíba falou sobre o histórico do bosque, que foi inaugurado em 2007. No ano seguinte alguns munícipes começaram a utilizar a área para o descarte de lixo, o que ocasionou uma degradação ambiental.
Em 2012 a comunidade da zona leste e a prefeitura realizaram mutirões de limpeza para preservar a área verde. Esta ação foi denominada de "S.O.S. Bosque Ararinha". A 2º edição será neste domingo, 15 de novembro, das 07h30 às 11h, e terá atividades esportivas, recreativas e culturais.
Carbono Zero
Em dezembro de 2014 a Câmara Municipal realizou o 4º plantio de mudas de árvores por meio do programa Carbono Zero. A ação ocorreu no próprio Bosque Ararinha e mais de 450 mudas foram plantadas. A mesma ação foi realizada em 2013.
O programa "Carbono Zero" foi criado pela resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT) e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico gerados durante o ano pelo Poder Legislativo local.
Consiste no plantio de mudas em áreas públicas de conservação e preservação ambiental, além disso, tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas com as atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação por meio do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, pelo plantio de mudas.
O Bosque "José Fernandes de Mattos – Ararinha" tem uma área de 146 mil m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde na zona urbana da cidade.
Publicado em: 10 de novembro de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a 36ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (6), o Projeto de Lei nº 134/2025. Fica instituída, no do município de Araras, a campa...
Na 36ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (6), a Câmara Municipal aprovou a criação do Dia de Combate à Cristofobia, que fica instituído no Calendário Oficial do Município de Araras. O dia...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.