Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Audiência pública da LDO contou com participação de secretariado


Na terça-feira (30) foi realizada a audiência pública para discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) na Câmara Municipal de Araras. Segundo o Regimento Interno da Câmara, o art.75 estabelece que a Comissão Permanente de Finanças e Orçamentos fica responsável pela realização de audiência pública para explicação da LDO.

A mesa foi composta pelos integrantes da Comissão, sendo o presidente desta o vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), pelo vice-presidente vereador Valdevir Carlos Anadão - Prof. Dê (PT) e pelo vereador Eduardo Elias Dias  - Du Segurança (PHS). E também pela secretária da Fazenda Marizeth Baghin Morandin e pelo secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Dezotti Beloto.

Antes de iniciar a audiência, o vereador Bonezinho convidou para entrar no plenário o presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Zanoni Cortella, o vereador Marcelo de Oliveira, o secretário da Ação Cultural e Cidadania Marcelo Daniel (Mussa), o presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) Carlos Cerri Junior, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo e o presidente da TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras) Luis Carlos Scarcella.

Na sequência o presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, o vereador Bonezinho, explanou sobre a LDO que tem a finalidade de orientar e elaborar a lei sobre orçamentos fiscais, seguridade social e investimentos do poder público; sendo a audiência pública um parâmetro para a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O vereador Professor Dê relatou que planejar melhor e fiscalizar o orçamento perante a comissão são as metas da LDO. Dê destacou também a importância do orçamento em planejamento, limite de gastos e a participação da Câmara dando maior transparência nos valores.

O vereador Dú Segurança disse que a audiência é o momento no qual os munícipes tem a oportunidade de conhecer com mais clareza o destino do dinheiro público.

Em seguida a secretária da Fazenda, Marizeth Morandin explicou sobre as previsões de receitas do município e suas autarquias, e destacou sobre as previsões das despesas de cada secretaria. Segundo a secretária, o orçamento do município para o ano de 2014 está estimado em R$437.170.791,00.

Já o secretário de Planejamento, Felipe Beloto explanou que os investimentos estimados dependem da receita, sendo que o total de investimento em obras e manutenção ficou estimado em um valor de R$48.112.300,00.

Logo após as explicações, o vereador Marcelo de Oliveira questionou o presidente do Saema sobre os investimentos da autarquia na região norte, e também o secretário de Segurança Pública sobre as previsões orçamentarias destinadas para a Vigilância Patrimonial.

Na sequencia o vereador Profº. Dê também fez seus questionamentos, um deles sobre se estava previsto no orçamento da Secretaria de Educação o concurso para professores e gestores. 

Houve também questionamentos por parte do público presente, e todos os representantes das autarquias e secretárias deram suas explicações.

No final da audiência o presidente informou que a Comissão Permanente de Finanças e Orçamentos irá abrir vista para apresentação de emendas pelos parlamentares entre os dias 5 e 12 de agosto.

A audiência pode ser assistida pelo site da Câmara Municipal em “TV Câmara”.  

 

Assessoria do vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT)

 

Valéria Ap. Rodrigues - Chefe de gabinete

Lucas Silva - Assessor de Vereador 

 

 


Publicado em: 31 de julho de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...

Leia Mais

Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...

Leia Mais

Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...

Leia Mais