O prefeito Nelson Dimas Brambilla foi contemplado mais uma vez pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae como “Prefeito Empreendedor”. Este ano, ele ganhou em duas categorias: "Desburocratização e Formulação" e "Compras Governamentais de Pequenos Negócios".
Essa é a segunda vez que Brambilla recebe o "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor". Ele afirmou que o vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) tem grande participação nessas conquistas. A declaração de Brambilla foi feita na manhã de sexta-feira (3), durante coletiva de entrega do prêmio, em seu gabinete.
Segundo o prefeito, Zé Bedé foi o grande incentivador da implantação e criação da Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Município de Araras, que reduzem a burocracia e facilitam a vida de quem possui ou pretende abrir um pequeno negócio. "E foi a partir desta Lei que nós estamos conseguindo ampliar a formalização dos pequenos empreendedores de Araras e fazendo com que a Prefeitura possa comprar dos pequenos empreendedores".
O prefeito foi ainda taxativo: "Preciso sim fazer esse agradecimento ao vereador, porque ele insistiu muito que eu criasse e regulamentasse essa Lei no município e, inclusive, trouxe exemplos de outras cidades para que nós pudéssemos adequá-los em Araras. E hoje estamos colhendo os frutos". Para Brambilla, essa foi uma receita simples, mas que trouxe grandes resultados.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Empregos e Renda, Leonardo Dias, também agradeceu o apoio do vereador. Ele informou que em julho de 2012, quando foi criado a Lei em Araras, havia apenas 563 Microempreendedores Individuais - MEI´s formalizados. E até o mês de abril já somaram 3.523, em um aumento de mais de 600%. "É importante lembrar que, além de estarem gerando impostos, cada um deles pode empregar uma pessoa, o que também contribuiu com o aumento nos postos de trabalho em nossa cidade", relatou o secretário.
Hoje, microempreendedores individuais também estão participando das licitações da Prefeitura e prestando serviços para a administração pública, isso sem contar que Araras já está servindo de modelo para outros municípios, como Leme, Porto Ferreira e Rio Claro.
Rapidez na formalização
De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Luís Adriano Alves Pinto, a média para um empreendedor abrir uma empresa no Brasil é de 107 dias. Em Araras, alguns empreendedores chegam a pegar o alvará em apenas cinco dias com a nova Lei, que partiu do vereador Zé Bedé.
"Araras se diferencia e, mesmo nesse tempo de crise, consegue ampliar suas políticas públicas, incentivando o empreendedorismo", disse o vereador Breno Zanoni Cortella (PDT), que também participou da coletiva e acompanhou a luta do vereador Zé Bedé para que o prefeito Brambilla aprovasse a lei.
O vereador Zé Bedé afirmou que participar das conquistas desses prêmios é motivo de grande satisfação, principalmente vindo do Sebrae. "Sinto-me com o dever cumprido e agradeço ao prefeito Brambilla por ter atendido esse meu pedido", disse.
Zé Bedé também agradeceu os empreendedores, que estão acreditando e investindo na cidade, e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento que dá o suporte para incentivar os pequenos negócios. "Parabéns a todos por mais essa conquista", finalizou o vereador.
Com informações da assessoria de gabinete do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT)
Publicado em: 03 de junho de 2016
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a 36ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (6), o Projeto de Lei nº 134/2025. Fica instituída, no do município de Araras, a campa...
Na 36ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (6), a Câmara Municipal aprovou a criação do Dia de Combate à Cristofobia, que fica instituído no Calendário Oficial do Município de Araras. O dia...
A Câmara Municipal aprovou, na 36ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 150/2025, de autoria do Poder Executivo. Recebe o nome de “Doutor Sebastião Jair Mourão” o Centro de Atenção Psicossocial Ál...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam, na Tribuna Livre da 36ª Sessão Ordinária, a oradora Adriana Ramalho da Fonseca. Ela falou sobre acesso à informação para jovens que cumprem me...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.