O presidente da Câmara Municipal de Araras vereador Breno Cortella (PT) apresentou ao prefeito Nelson Dimas Brambilla indicação que propõe transporte especial para a eleição do Conselho Tutelar que ocorrerá no próximo dia 15 de setembro. A indicação foi lida na última sessão da Câmara, na segunda-feira (26).
Breno defendeu a gratuidade do transporte público municipal no dia da eleição do Conselho Tutelar ou a criação de linhas especiais dos bairros até o local de votação. Ele sugere que tais medidas sejam adotadas pelo TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras). A eleição acontece no dia 15 de setembro, das 8h às 16h, na E.E. “Dr. Cesário Coimbra”, no Centro. Podem votar maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do município até 3 meses antes do processo de eleição.
O Conselho Tutelar foi instituído pela Lei Federal 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) como órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Também está previsto no ECA que os membros do Conselho Tutelar serão escolhidos pela população local. A legislação municipal estabelece as regras do processo eleitoral.
O vereador ressalta que os conselheiros tutelares desempenham função essencial na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “O transporte é um estímulo para a participação de toda a sociedade, ampliando a legitimidade do processo do Conselho”, afirma Breno.
O mandato dos conselheiros tutelares será de 28 de setembro de 2013 a 9 de janeiro de 2016, permitida uma reeleição consecutiva, sem limite para as alternadas. Um total de 91.841 eleitores estão aptos a votar para eleger os novos integrantes do Conselho Tutelar de Araras, conforme informações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). “Devemos buscar envolver o maior número de pessoas nessa eleição que não é obrigatória, mas significativa para toda uma geração", ressalta Breno.
Ao todo, 13 candidatos disputam as vagas. Os cinco mais votados serão eleitos titulares; os demais ficarão como suplentes. O resultado da apuração será divulgado 5 dias após o término dos trabalhos, por meio de edital afixado na Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, no Paço Municipal e também publicado na imprensa. A lista com os nomes e informações sobre os candidatos está disponível no site da Prefeitura de Araras – www.araras.sp.gov.br .
A função do Conselho Tutelar é garantir o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), por meio da elaboração de políticas sociais de educação, saúde, recreação, esportes, cultura, lazer, profissionalização e outras que asseguram o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança e do adolescente, em condições de liberdade e dignidade.
O Conselho Tutelar atende ainda a vítimas de maus tratos, negligência, exploração, abuso de autoridade e outros crimes correlatos; atua na identificação e localização de pais, crianças e adolescentes desaparecidos; além de prestar assistência jurídica e psicológica aos assistidos.
O Conselho Tutelar de Araras funciona na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Benjamin Constant, 487, Centro. Os telefones são 3544-6956 e 3542-0563.
Com informações da SECOM/PMA
GABINETE DO VEREADOR BRENO CORTELLA (PT)
Publicado em: 30 de agosto de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...
A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...
A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...
Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...
Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.