A Câmara Municipal publicou neste sábado (26) a abertura de licitação para contratação de empresa para execução de reforma, melhorias e medidas de acessibilidade no prédio.
Além de reparos de manutenção o prédio ganhará uma nova recepção, novos banheiros adequados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acessibilidade e elevador. Também haverá alteração na porta de acesso ao plenário e outras saídas, para instalações obrigatórias de emergência.
As melhorias visam a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que determina alterações necessárias para regularizar a situação de segurança e emergência. “Queremos que o prédio seja adequado, seguro, e acomode bem os trabalhos legislativos e a população que aqui transita”, afirmou a diretora Administrativa e Financeira da Câmara, Isabel Jerusa Tófolo.
Antes de se tornar a sede do Poder Legislativo em 1991, o imóvel construído em 1972 abrigou o Fórum de Araras. “Na época de sua construção, as edificações não contemplavam a mobilidade reduzida. Hoje se faz de vital importância essa readequação. Desde a transferência da sede do Poder Legislativo para este prédio na avenida Zurita, diversas melhorias já foram realizadas. Esta é mais uma delas e certamente outras no futuro também serão importantes”, completou o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella.
O projeto de engenharia e arquitetura, bem como a fiscalização e medição da obra é de responsabilidade da Gelfus – Gerenciamento e Assessoria de Obras Ltda, que venceu processo licitatório anterior para essa finalidade.
Uma das ações principais para facilitar o acesso será a instalação de um elevador ao lado da escada principal que dá acesso aos gabinetes. Novos banheiros acessíveis irão atender melhor a comunidade visitante, especialmente nas sessões e eventos no plenário.
Serão feitas adequações na rampa de acesso ao plenário, ao mesmo tempo retificado, planificado e alisado o piso do pátio. Também serão implantadas rampas de acessibilidade adequadas e piso podotátil. Esse piso possui faixas em alto relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais.
A portaria também passará por modificações e o balcão da recepção será removido da atual localização. Seguindo as normas do Corpo de Bombeiros, a ideia é desobstruir a passagem de modo que funcionários e visitantes não encontrem obstáculos em uma possível evacuação de emergência. Internamente também serão abertas janelas e removidas paredes para melhor utilização dos espaços.
Para o presidente, tais melhorias garantem economia à municipalidade. “Com a reforma aproveitamos o prédio que já usamos gratuitamente. Inclusive estive com o diretor da regional do Tribunal de Contas do Estado, sediado em Campinas, Oscar Maximiliano da Silva, que manifestou posição favorável aos investimentos nessas melhorias”, disse.
A Lei municipal 4.661, de 5 de novembro de 2013, autoriza a realização de melhorias no prédio. A data de abertura dos envelopes com as propostas acontecerá dia 12 de agosto. Informações sobre o edital da tomada de preços podem ser acessadas pelo site www.araras.sp.leg.br.
Publicado em: 28 de julho de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no Centro Empresarial Europa Center (sede provisória da Câmara Municipal de Limeira), o diretor de convênios do...
Na manhã de sexta (10), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira (funcionando temporariamente no Centro Empresarial Europa Cent...
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.