Notícias



Câmara adotará medidas para neutralizar emissões de carbono



Publicado por: Imprensa


A Camara deverá viabilizar, nos próximos dias, um inventário sobre as emissões geradas de gás carbônico (CO2) em suas dependências político-administrativo. Esse é o primeiro passo para se colocar em prática o Projeto de Lei, de autoria do vereador Breno Cortella (PT), aprovado na sessão ordinária desta semana e que institui, no Legislativo, o programa Carbono Zero para neutralização total ou parcial das emissões de carbono geradas em todas as suas dependências e atividades.

Na prática, conforme explicação do vereador enquanto o projeto esteve em tramitação, a Câmara deverá promover o plantio de árvores para compensar essa emissão. O projeto foi aprovado com 9 votos favoráveis. Apenas o vereador Eduardo de Moraes (PP) foi contrário.

“O aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes deste processo são hoje uma preocupação de todos. Chegou o momento da Câmara Municipal promover ações concretas para tornar-se uma instituição zero carbono ou carbono neutra”, apresentou o vereador Breno ao justificar o projeto.

Segundo ele, tornar-se uma instituição carbono zero é uma maneira direta de assumir a sua parcela de responsabilidade pelo efeito estufa e buscar de modo efetivo uma melhoria da situação. “A Câmara dará exemplo a toda a cidade, incentivado a ação coletiva em defesa do meio ambiente”, opina.

A medida não é inédita. A Câmara Municipal de Birigui/SP aprovou e implementou projeto de resolução com o objetivo de servir de modelo para que ações neste sentido sejam adotadas por outras casas legislativas, indústrias, entidades, empresas e pelas instituições em geral.

O texto também é claramente inspirado em Projeto de Resolução da Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) para o Senado Federal. A Câmara dos Deputados também já realizou convênio com entidades ambientais para neutralizar suas emissões de carbono.

A neutralização das emissões de GEE está sendo adotada por empresas em todo o mundo e no Brasil já há dezenas de projetos implantados pela iniciativa privada com o mesmo objetivo. “Essa iniciativa é uma das medidas defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combater o efeito do aquecimento global. O Poder Legislativo da ‘Cidade das Árvores’ deve garantir medidas de neutralização de suas emissões”, completa Breno.

Com a aprovação a Câmara terá um prazo de 60 dias para concluir o inventário de emissões de dióxido de carbono e viabilizará, diretamente ou através de convênios, parcerias ou similares o plantio de árvores e outros meios como forma de compensar as emissões de carbono geradas em suas dependências estruturais e político-administrativas.

A lei também prevê que o plantio de árvores no Município deverá ser realizado prioritariamente em áreas de preservação permanente (APPs), áreas públicas de conservação e preservação ambiental, nascentes, margens de cursos d’água, lagos, lagoas, margens de represas de abastecimento de água, margens dos Ribeirões das Araras e Ribeirão das Furnas, margens do Rio Mogi-Guaçu e escolas públicas.


Publicado em: 11 de agosto de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!