Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara aprova criação de Conselho Consultivo da Câmara-Jovem


A Câmara de Araras aprovou na 42ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (18), o projeto de resolução que institui o Conselho Consultivo da Câmara-Jovem de Araras.  O projeto foi apresentado pela Comissão de Legislação Participativa, formada pelos vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) e Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). O conselho foi sugerido pela Câmara-Jovem, apresentado pelo seu presidente, vereador-jovem João Victor Teixeira.

A resolução criou o Conselho Consultivo para ajudar a Câmara-Jovem nas suas ações e projetos voltados a solidariedade e juventude, dentro dos limites estabelecidos na projeto de criação da Câmara-Jovem. O conselho será um espaço onde ex-vereadores-jovens poderão contribuir com a Câmara-Jovem, partilhando experiências e projetos, além de orientar com opiniões, ajudando a construir uma juventude mais participativa.

Durante a discussão do projeto alguns vereadores manifestaram suas opiniões sobre ao tema.

O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) mostrou satisfação e orgulho de poder contribuir com o grupo de vereadores-jovens e aproveitou o momento para parabenizar o projeto.

O vereador Mário Corrochel Neto - Bonezinho (PP), que foi vereador-jovem e presidente da Câmara-Jovem registrou a importância do projeto, pois a opinião e experiência daqueles que já tiveram a oportunidade de fazer parte da Câmara-Jovem ajudam e contribuem para a melhoria dela.

O vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) recordou toda a divulgação que foi feita nas escolas para que a Câmara-Jovem pudesse ser cada vez mais forte. “Conseguimos cumprir o objetivo, eu tenho muito orgulho dessa legislatura, pois esses vereadores-jovens constroem o futuro e possibilitam novas lideranças”, completou o vereador.

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), que foi o primeiro presidente da Câmara-Jovem ressaltou alguns pontos relevantes, como por exemplo, o empenho que essa Câmara- Jovem vem mostrando ao longo deste ano. Além disso, também destacou a importância da troca de experiências e também a preocupação desta Legislatura em querer auxiliar as próximas.

 

Câmara-Jovem

 

A Câmara-Jovem foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 6/2001, de autoria do então presidente da Câmara, ex-vereador Irineu Norival Marretto. Na época era Secretário Administrativo da Câmara, o ex-vereador e ex-presidente, Pedro Pessotto Filho, que foi o idealizador da Câmara-Jovem. O projeto tem o intuito de despertar na juventude ararense a consciência de cidadania, voltada à política participativa.

Os vereadores-jovens podem apresentar proposituras para a melhoria do município que são encaminhas aos Executivo e Legislativo como sugestões. Não há remuneração alguma e o mandato dos vereadores é de um ano. As sessões ordinárias acontecem na primeira terça-feira de cada mês, no Plenário da Câmara.

Cada escola participante escolhe o seu vereador-jovem, que deve ter idade entre 16 e 18 anos. A Câmara-Jovem tem um regimento interno próprio que segue os padrões do Legislativo municipal como forma de aprendizado sobre o processo legislativo a partir da experiência prática.

 


Publicado em: 22 de novembro de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na 2ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, que ocorreu no Plenário “Íria Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na manhã de quarta-feira (10), esteve presente o as...

Leia Mais

Durante a 2ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu na manhã de quarta-feira (10), no Plenário “Iria Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, o advogado es...

Leia Mais

Na manhã de quarta-feira (10), ocorreu a 2ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, no Plenário “Íria Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. Na Mesa Diretora, estava...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 8/2025, que institui o selo “Empresa Amiga do Autista” no município de Araras. A autora do Projeto de Decr...

Leia Mais

Na 32ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (8), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 140/2025, que cria a Semana de Conscientização sobre os Riscos dos Desafios Virais na I...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam na Tribuna Livre a atleta ararense Ana Laura Cattai, durante a 32ª Sessão Ordinária. A oradora contou a sua experiência no “2025 CrossFit Game...

Leia Mais