Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara aprova isenção de tarifa de água e esgoto para prédios públicos


A Câmara de Araras aprovou na 23ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (7) projeto de lei complementar do Executivo Municipal que dispõe sobre a isenção da tarifa de água e esgoto de prédios públicos municipais. 

Segundo o projeto aprovado prédios públicos municipais próprios, locados e cedidos que estejam afetados às repartições públicas ou aos serviços públicos da Administração Direta e Indireta ficam isentos do pagamento da tarifa dos serviços de água e esgoto, bem como de taxas pela realização de serviços ou instalação de equipamentos, cobradas pelo Saema (Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras).

Para prédios locados, deverá ser apresentada ao Saema documentação que comprove a locação do imóvel e o seu uso para o funcionamento de repartição pública ou de serviços público municipais, vigorando a isenção enquanto for mantida tal destinação.

Na ocasião também foi aprovada emenda aditiva ao projeto que acrescentou dois parágrafos. A proposta da Comissão de Justiça e Redação estabeleceu que o Saema emitirá os valores referentes aos gastos e consumo de todos os prédios públicos municipais mesmo que isentos na forma de lei. A proposta visa o controle de gasto mensal para ciência e economia. Também foi fixado que, em caso de aumento significativo no consumo dos prédios públicos, o Saema notificará os responsáveis. Autora das emendas, a comissão é composta pelos vereadores Francisco Nucci Neto (PMDB), Erinson Mercatelli (PSB) e pela vereadora Magda Regina Carbonero Celidório (PSDC)

Durante a discussão do projeto os vereadores comentaram sobre as modificações no texto. O vereador Erinson Mercatelli disse que a emenda aditiva foi feita para que o uso da água não se torne abusivo.   

O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) ressaltou que projeto é interessante porque a Prefeitura paga pelo uso e o dinheiro volta aos cofres. “Nossa preocupação é com o consumo que pode ser exagerado, por isso com a emenda, o Saema fará medições para controlar os gastos, mesmo sendo tarifa zero”, afirmou.

A vereadora Magda Celidorio informou que consta na Constituição Federal a isenção de tarifa de água para prédios públicos. E a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) declarou também sobre a necessidade de um controle dos gastos de água mesmo com isenção de tarifa.

O projeto aprovado com a emenda segue para redação final da Comissão de Justiça e Redação da Câmara e em seguida será remetido ao prefeito Nelson Dimas Brambilla pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella para eventual sanção e promulgação.

Emenda Loma

Outro projeto que estava na pauta da sessão era a proposta de emenda à Lei Orgânica do Municipal que altera artigo que trata da publicação das leis e atos municipais.  A proposta muda a redação do artigo 97 da Lei Orgânica incluindo a divulgação eletrônica, como uma das formas publicação oficial.

No início da discussão o vereador Marcelo de Oliveira formulou pedido de adiamento para avaliar melhor a redação do projeto. O pedido de adiamento foi aprovado e o projeto deverá voltar a discussão na próxima sessão ordinária. 


Publicado em: 08 de julho de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais