A Câmara de Araras votou na 45ª Sessão Ordinária o projeto de lei do Executivo Municipal que instituiu o Índice de Valorização do Profissional da Educação (IVPE). O índice é um incentivo financeiro que tem como objetivo premiar os profissionais da rede municipal de ensino, estimulando o aperfeiçoamento profissional e a melhor ia de qualidade de ensino ofertada aos alunos. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.
O projeto foi protocolado no dia 11 de novembro na Câmara e o assunto foi debatido em audiência pública no dia 29 de novembro com a presença da Secretária Municipal da Educação Elisabeth Cilindri e professores da rede municipal de ensino.
O índice levará em conta a assiduidade do profissional (30%), a participação em cursos e eventos (30%), o índice de avaliação pedagógica local - IAPEL (20%) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB (20%).
Sobre o critério de assiduidade a apuração será nos seguintes termos: 100% do valor estipulado caso não haja nenhum registro de ausência; 85% do valor para 1 a 3 faltas; 75% para 4 a 6 faltas. O professor que tiver acima de 6 faltas não terá direito ao IVEP. Faltas injustificadas ou servidores punidos com advertência ou suspensão no ano letivo também perderão possibilidade de receber o índice. As faltas serão computadas até o encerramento do ano letivo e o paga mento do benefício será no primeiro trimestre do ano subsequente.
A cada três anos, caso ocorra a contínua progressão do Índice de Valorização do Profissional da Educação – IVPE, este será incorporado na remuneração do profissional da educação, no percentual de até 5% sobre o valor do vencimento do servidor público, conforme estabelecido em decreto.
Os professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) também terão direito à gratificação, proporcional aos meses trabalhos. Nesse caso, o pagamento do prêmio será feito junto à rescisão. O direito à premiação é estendido também a coordenadores, diretores, vice-diretores, supervisores e equipe técnica de apoio.
O projeto autoriza a utilização de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para o custeio do IVPE.
Durante a discussão do projeto os vereadores Bonezinho, Eder, Nucci e a vereadora Magda destacaram a importância do projeto para a valorização do professor. O vereador Profº Dê agradeceu o prefeito pelo projeto e por ter acatado sua sugestão para a incorporação de 5% no salário base dos professores para os que cumprirem as metas.
Emendas
O vereador Profº Dê foi autor de emenda modificativa que incluiu dispositivo que estabeleceu que o IVPE será aferido até o final do ano letivo de cada ano. No texto original constava que o índice seria computado até o dia 30 de novembro de cada ano. A emenda foi aprovada por votação unânime.
Outra emenda foi apresentada pelo vereador acrescentou parágrafo único no artigo 16 da lei. A emenda disciplinou que para o ano de 2013 as licenças e afastamentos não serão considerados ausências. O artigo 14 do projeto estabelece que o IVPE será pago proporcional aos dias trabalhados.
Para este ano de 2013 o critério de assiduidade será o único utilizado para o pagamento do IVPE. A emenda foi aprovada por 8 votos favoráveis (Anete, Breno, Du, Magda, Bonezinho, Marcelo, Dê e Zé Bedé) e 3 contrários (Erinson, Magda e Eder).
O vereador Dê justificou que a emenda vai no sentido de levar garantias constitucionais. “A emenda valerá apena para este ano como regra de transição, já que em 2013 o critério de assiduidade é 100%. Em 2014 vai ser aferido dentro da proporcionalidade de 30%”, explicou.
Os vereadores Erinson Mercatelli, Eder Muller e Magda Celidorio defenderam que a valorização deve ser feita apenas para aqueles que não faltaram neste ano.
O vereador Bonezinho alegou que a emenda é justa para não tirar o beneficio dos professores que precisaram faltar durante o ano.
Publicado em: 11 de dezembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no Centro Empresarial Europa Center (sede provisória da Câmara Municipal de Limeira), o diretor de convênios do...
Na manhã de sexta (10), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira (funcionando temporariamente no Centro Empresarial Europa Cent...
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.