Durante a 11ª sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 16 de abril, a Câmara Municipal de Araras aprovou projeto de decreto que outorga o título de cidadã ararense à Irmã Sebastiana Bueno Guimarães – a Irmã Tiana, de autoria do vereador Eder Muller (PSDC).
Sebastiana Bueno Guimarães, filha de João Guimarães e Josefa Bueno, nasceu no dia 16 de junho de 1945 às 17hrs na então Fazenda Cascata que pertence ao município de Araras, porém seu pai indo a negócios na cidade vizinha de Leme acabou registrando a filha como nascida no município de Leme. Irmã Sebastiana Bueno Guimarães somente veio a saber que foi registrada como nascida na cidade Leme no dia em que foi para o Colégio Canossianas em 17 de março de 1963, e isso sempre a incomodou, pois passou toda a sua infância e adolescência na cidade de Araras.
Irmã Sebastiana sempre quis se consagrar a Deus, mas até então não sabia como. Depois de sair da Fazenda Cascata com 5 ou 6 anos, foi morar na Fazenda Santa Cruz, onde lá perdeu a mãe que foi para junto de Deus, posteriormente, a família mudou-se novamente, desta vez para a Fazenda Santa Maria no bairro Elihu Root.
Desde quando entrou para o Colégio em 1963 com apenas 17 anos até os dias de hoje, Irmã Tiana dedicou sua vida aos pobres e principalmente aos doentes.
Contudo, Irmã Sebastiana não ficou com as Irmãs Canossianas, procurando outros mares para lançar as redes e salvar almas. Depois de trabalhar e estudar, em 1972 foi fazer o noviciado na cidade de Aparecida do Norte e lá ficou até 1980, sendo que no dia 02 de fevereiro de 1978 enquanto ainda estava em Aparecida do Norte a Irmã Sebastiana fez seus votos.
Depois de deixar a cidade de Aparecida do Norte, Irmã Sebastiana passou a correr o país e o mundo, trabalhando em muitos lugares do Brasil, como Tocantins, Tocantínia, Miracena, Miranorte, Bahia, Vale do Jequitinhonha, Aparecida do Norte, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Pedrinópolis, Perdizes, Santa Juliana, Macapá, além da Baixada Santista onde trabalhou na diocese por 13 anos, bem como fora do país, como Guianas Francesas, Aústria, Alemanha e Itália.
Atualmente Irmã Sebastiana vive em Araras, pois quis ficar perto da família devido a problemas de saúde, sem, no entando, deixar o trabalho para com os doentes e necessitados de oração.
Irmã Tiana, como gosta de ser chamada, é Camiliana, seguindo as obras e o carisma de São Camilo de Lellis, procurando como ele estar junto aos doentes e todos aqueles que necessitam de uma oração.
A Irmã Sebastiana não tem medo de dizer que ama a sua vocação e que se preciso fosse faria tudo novamente.
É fundadora no nosso município de Araras de um Instituto Secular que arrebanha os colaboradores para que junto com ela possam ir ao encontro dos irmãos doentes. O Instituto chama-se Instituto Secular Irmãs e Irmãos seguidores de São Camilo, tendo como patrona Nossa Senhora das Graças.
Irmã Sebastiana cresceu no espírito e na sabedoria do caminho de Deus, é uma pessoa muito feliz, ama sua vocação e cada trabalho, sendo seu principal lema dizer em todos os acontecimentos; “Bendito seja Deus”, além de “Amor é Doação”.
FOTO
CREDITO: Thaise Desuó Cerri/CMA
LEGENDA: Irmã Tiana, que receberá o título de cidadã ararense aprovado pela Câmara
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação/CMA