A Câmara de Araras aprovou na 37ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (13), a criação de Comissão Temporária de Assunto Relevante que visa debater com a comunidade local a Saúde Pública. São autores do projeto os vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
Segundo justificativa apresentada pelos edis, a comissão visa acompanhar e fiscalizar a atuação da Secretaria Municipal da Saúde, elucidando os munícipes sobre os atendimentos, agendamentos de exames, tempo de espera e atendimento de qualidade dos Prontos Socorros. Além de acompanhar e fiscalizar a destinação de verbas estaduais, federais e municipais.
A vereadora Magda Carbonero Celidório (PSDC) apresentou emenda substitutiva ao projeto para aumentar o número de membros de quatro para cinco, que foi aprovada.
Durante a discussão do projeto os parlamentares manifestaram suas opiniões a respeito do assunto. O vereador Bonezinho, signatário da proposta, esclareceu que o objetivo da comissão é traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções. “Temos recebido em nosso gabinete reclamações em relação à demora para realização de exames, aparelhos de Raios-X quebrados e até corte no lanche de pacientes da rede pública de saúde que fazem tratamento em Campinas e outros municípios, e passam o dia todo fora, em sua maioria, esperando que todos os pacientes terminem seus tratamentos”, contou o vereador.
O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) concordou com a criação da comissão e se ofereceu para ajudar a buscar soluções para a Saúde. Du Segurança disse que a ideia é ajudar o prefeito e a Secretaria da Saúde e dar uma resposta para a população.
O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) apontou os gastos com a Saúde no município. “Tudo o que vem para melhorar é bem vindo, mas eu acompanho as audiências da Saúde e vejo o esforço que vem sendo empregado o dinheiro público. O orçamento é volumoso e a estimativa chega a R$71 milhões para este ano”, disse.
Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) também destacou a importância de um acompanhamento dos gastos. “Importante acompanhar, pois parece que os gastos vão aumentando e não conseguimos promover mais saúde”, falou.
Erinson Mercatelli (PSB) mostrou-se favorável a criação da comissão e defendeu uma mudança na lei que trata da porcentagem de repasse destinada para os estados e municípios.
O vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) frisou que a comissão precisa avaliar tudo o que a Saúde faz na cidade. “Precisa buscar também quantas pessoas são atendidas e operadas. Precisa trazer soluções de acordo com a realidade do município”, afirmou.
Eder Muller também defendeu a criação da comissão. “Assim como foi criada a comissão de habitação acho necessário criar a da saúde. Se tem transparência não tem porque não criar essa comissão”, frisou.
O debate se estendeu até após a meia noite e o projeto foi aprovado por unanimidade. A resolução foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) e será publicada para entrar em vigor. O presidente da comissão será o primeiro signatário do projeto, vereador Bonezinho. Outros quatro membros serão nomeados pela presidência da Câmara, de acordo com a proporcionalidade partidária.
Após a aprovação do projeto o presidente Breno solicitou que os parlamentares interessados e os líderes de bancada manifestem por escrito suas intenções de representação e indicações. Após a publicação da resolução e as indicações, o presidente da Câmara nomeará os componentes da comissão temporária, que terá prazo de funcionamento de 90 dias.
Publicado em: 15 de outubro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no Centro Empresarial Europa Center (sede provisória da Câmara Municipal de Limeira), o diretor de convênios do...
Na manhã de sexta (10), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira (funcionando temporariamente no Centro Empresarial Europa Cent...
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.