A Câmara de Araras aprovou na 37ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (13), a criação de Comissão Temporária de Assunto Relevante que visa debater com a comunidade local a Saúde Pública. São autores do projeto os vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
Segundo justificativa apresentada pelos edis, a comissão visa acompanhar e fiscalizar a atuação da Secretaria Municipal da Saúde, elucidando os munícipes sobre os atendimentos, agendamentos de exames, tempo de espera e atendimento de qualidade dos Prontos Socorros. Além de acompanhar e fiscalizar a destinação de verbas estaduais, federais e municipais.
A vereadora Magda Carbonero Celidório (PSDC) apresentou emenda substitutiva ao projeto para aumentar o número de membros de quatro para cinco, que foi aprovada.
Durante a discussão do projeto os parlamentares manifestaram suas opiniões a respeito do assunto. O vereador Bonezinho, signatário da proposta, esclareceu que o objetivo da comissão é traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções. “Temos recebido em nosso gabinete reclamações em relação à demora para realização de exames, aparelhos de Raios-X quebrados e até corte no lanche de pacientes da rede pública de saúde que fazem tratamento em Campinas e outros municípios, e passam o dia todo fora, em sua maioria, esperando que todos os pacientes terminem seus tratamentos”, contou o vereador.
O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) concordou com a criação da comissão e se ofereceu para ajudar a buscar soluções para a Saúde. Du Segurança disse que a ideia é ajudar o prefeito e a Secretaria da Saúde e dar uma resposta para a população.
O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) apontou os gastos com a Saúde no município. “Tudo o que vem para melhorar é bem vindo, mas eu acompanho as audiências da Saúde e vejo o esforço que vem sendo empregado o dinheiro público. O orçamento é volumoso e a estimativa chega a R$71 milhões para este ano”, disse.
Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) também destacou a importância de um acompanhamento dos gastos. “Importante acompanhar, pois parece que os gastos vão aumentando e não conseguimos promover mais saúde”, falou.
Erinson Mercatelli (PSB) mostrou-se favorável a criação da comissão e defendeu uma mudança na lei que trata da porcentagem de repasse destinada para os estados e municípios.
O vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) frisou que a comissão precisa avaliar tudo o que a Saúde faz na cidade. “Precisa buscar também quantas pessoas são atendidas e operadas. Precisa trazer soluções de acordo com a realidade do município”, afirmou.
Eder Muller também defendeu a criação da comissão. “Assim como foi criada a comissão de habitação acho necessário criar a da saúde. Se tem transparência não tem porque não criar essa comissão”, frisou.
O debate se estendeu até após a meia noite e o projeto foi aprovado por unanimidade. A resolução foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) e será publicada para entrar em vigor. O presidente da comissão será o primeiro signatário do projeto, vereador Bonezinho. Outros quatro membros serão nomeados pela presidência da Câmara, de acordo com a proporcionalidade partidária.
Após a aprovação do projeto o presidente Breno solicitou que os parlamentares interessados e os líderes de bancada manifestem por escrito suas intenções de representação e indicações. Após a publicação da resolução e as indicações, o presidente da Câmara nomeará os componentes da comissão temporária, que terá prazo de funcionamento de 90 dias.
Publicado em: 15 de outubro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite de terça-feira (12), a Frente Parlamentar Cristã em Defesa da Vida e da Família, da Câmara Municipal de Araras, realizou evento no Plenário “Bruno Moysés Batistela”. Na Mesa Diretora, est...
Na 28ª Sessão Ordinária de 2025, que foi realizada na segunda-feira (11), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 117/2025. É criada a Semana Municipal de Conscientização sobre os Riscos do Uso...
Os vereadores aprovaram na 28ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (11), o Projeto de Lei nº 105/2025. Com a aprovação, é alterada a alínea "a" do artigo 19 da Lei Ordinária nº 5.116, de 6...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 28ª Sessão Ordinária, ocorrida na segunda-feira (11), o Projeto de Lei nº 56/2025, que institui o Dia do Jornalista no Calendário Oficial de Eventos d...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram na 28ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (11), o Projeto de Decreto Legislativo nº 19/2025. Com a aprovação, será instituído o sel...
Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 106/2025, que institui o evento "Cãominhada" no Calendário Oficial de Araras. A votação ocorreu durante a 28ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (11),...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.47 | Desenvolvido por: Sino Informática.