Na noite de quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene de outorga da Medalha “Martinico Prado” para Sylvio Roberto Baggio. A indicação foi feita pelo presidente da Casa, vereador Breno Cortella e aprovada por uma comissão instituída por seis parlamentares. A outorga da Medalha “Martinico Prado” foi instituída pelo decreto legislativo nº12 de 18 de novembro de 2014.
Participaram da cerimônia o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla e o secretário de Governo e Relações Institucionais e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Araras Eduardo de Moraes. Do Legislativo estavam presentes os vereadores Francisco Nucci Neto, Marcelo de Oliveira (PRB), vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e o vice-presidente Eder Muller (PROS), o qual conduziu a solenidade em razão do luto do presidente da Câmara, Breno Cortella. Além de familiares e amigos de Sylvio Roberto Baggio. Na ocasião o homenageado foi representado por seu filho, Sylvio Baggio Neto.
Na cerimônia o público presente pode conferir vídeo produzido pela Câmara que conta a história de Martinho Prado Júnior, mais conhecido como Martinico Prado, personalidade que muito contribuiu com o desenvolvimento de Araras, que dá nome a medalha entregue pelo Legislativo A medalha foi instituída pelo ex-vereador Orlando Franzini através do decreto legislativo nº 28/1981. Em 2005 o ex-presidente Irineu Norival Maretto regulamentou e fez alterações no decreto, e em 2007 recebeu mudanças por iniciativa do ex-vereador Ricardo Franco. Neste ano de 2014 o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella também fez adequações.
O secretário de Governo e provedor da Santa Casa, Eduardo de Moraes foi o primeiro a se manifestar. “Sylvio permaneceu por 36 anos como provedor da Santa Casa e sempre me dizia que recebeu o convite do Monsenhor Quércia para administrar a casa de saúde. Dizia que sentia uma luz da Nossa Senhora do Patrocino e que quando me convidou para ser provedor disse que também lembrava de Nossa Senhora”, disse.
O vereador Francisco Nucci Neto falou em nome dos parlamentares. “Eu conheci o seu Sylvio com 17 anos e pude durante esses 47 anos de conivência, constatar um indivíduo com muitas qualidades que sempre serviram para mim de exemplo. Promoveu grandes transformações no Rotary, no asilo Nossa Senhora do Patrocínio e na Santa Casa. Vou completar 35 anos de trabalho ininterrupto dentro da Santa Casa e lá pude ver a transformação do local, de um lugar simples, com poucos recursos e hoje um grande complexo hospitalar. Claro que isso se deve a vontade e a perseverança do senhor Roberto Baggio”, declarou.
O presidente Breno Cortella gravou uma mensagem em áudio que foi reproduzida durante a solenidade para congratular Sylvio Baggio. Na mensagem ele lamenta por não estar presente na sessão solene e fala da alegria de homenagear uma pessoa que prestou tantos trabalhos relevantes para o município. “Tenho muito carinho, ele que no meu primeiro mandato deu palavras de incentivo e estímulo, que pra mim foi muito honroso naquela época”, finalizou.
O filho do homenageado, Sylvio Baggio Neto, agradeceu a honraria. “Eu acompanhei meu pai no escritório via as crises, os planos e as dificuldades da Santa Casa. Meu pai já estava com 70 anos e falava para ele passar o bastão. Ele firme continuou se dedicando até 85 anos, até o final do ano passado, quando teve um problema de saúde. Falava que trabalhava para a coletividade e me emociona muito seu idealismo. Sempre rezava por Nossa Senhora do Patrocínio para pedir ajuda para a Santa Casa”, contou.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla também ressaltou o trabalho de Sylvio Roberto Baggio. “Quando cheguei em Araras 1985 como médico eu fui falar com o provedor que na época era o senhor Sylvio. Ele me acolheu de braços aberto e disse que não ia faltar trabalho. Mais tarde como representante da Associação Paulista de Medicina travamos várias divergências, mas eu tinha um respeito muito grande por ele, pela dedicação e lisura, pelo comprometimento que ele tinha com a nossa Santa Casa”, frisou.
Criada na década de 80 a medalha está prevista no decreto legislativo nº 18, de 19 de dezembro de 2005. Essa é a maior honraria concedida pelo Legislativo Municipal, que visa reconhecer a relevância de cidadãos ararenses de grande destaque. A comenda já foi entregue também ao ex-prefeito Luiz Carlos Meneghetti, ao Padre João Modesti, para o empresário Tite Pavan e recentemente para Therezinha Daltro Pastorello.
Sylvio Roberto Baggio nasceu em 18 de julho de 1927 é empresário e agricultor. Foi admitido pelo Rotary Internacional em 29 de outubro de 1956, sendo presidente do Rotary Club Araras nos biênios de 1964/1965 e 1972/1973. Também foi presidente do Clube Ararense nos biênios 1965/1966 e 1977/1978.
Por mais de 20 anos foi suplente do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto - Uniararas. Na Cooperativa Agrícola Mista de Araras foi diretor no início do ano de 1974 e dedicou-se por 11 anos ao cargo.
Sylvio juntamente do irmão José Abilio Baggio, doaram 7 alqueires do Sitio Santo Antônio de sua propriedade, para a construção da represa Hermínio Ometto, que atualmente é responsável por maior parte do abastecimento hídrico do município.
Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia e exerceu tal função por 36 anos de 1978 a 2014, Baggio foi o 10º provedor da Santa Casa desde sua criação, em janeiro de 1906. Dedicou-se ao hospital por quase quatro décadas de sua vida e assumiu recentemente o cargo de primeiro secretário da mesa diretora.
Publicado em: 05 de dezembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.