Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara entrega Título de Cidadão Ararense para deputado Newton Lima


A Câmara Municipal realizou na noite de quarta-feira (18) cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ararense ao deputado federal Newton Lima Neto (PT). O projeto de decreto legislativo que outorga o título ao deputado foi proposto pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT).

A solenidade contou com a presença do prefeito de Araras, Dr. Nelson Dimas Brambilla, do vice-prefeito Carlos Jacovetti e do reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Prof. Dr. Targino de Araújo Filho. Também estiveram vereadores e representantes dos municípios Leme, Pirassununga, Rio Claro e Limeira. Do Legislativo Ararense estavam presentes o presidente da Casa, Breno Cortella (PT), o vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), além do proponente Valdevir Carlos Anadão.

Para o vereador Dê, o deputado é um grande merecedor do título já que pauta sua carreira no fortalecimento do ensino. “Como professor há 18 anos em Araras acompanhei seu trabalho em São Carlos, cidade que passou por uma grande revolução educacional. Em Araras, Newton também vem desempenhando investimento maciço na educação, iniciativa que cria a possibilidade para que jovens tenham a oportunidade de transformação na vida”, declarou.

Na sequência foi entregue o título ao novo cidadão ararense. Newton agradeceu a homenagem e destacou em seu pronunciamento a aprovação do texto final do Plano Nacional da Educação pela Câmara dos Deputados.  “Em poucas semanas a presidenta Dilma sancionará o Plano Nacional de Educação, projeto que dará as diretrizes do ensino, desde a creche até a pós-graduação. O Plano Nacional de Educação será condição principal para transformação econômica e social deste país, pois não há politica mais importante que a educação”, disse.

Newton também comentou sobre seu envolvimento com Araras. “O primeiro laço foi quando era vice-reitor da UFSCar e lutávamos contra a extinção de um patrimônio de pesquisa do setor sucroalcooleiro que existia na cidade, o Instituto de Açúcar e Álcool. Foi um fato histórico e heroico na época, pois conseguimos incorporar o instituto a universidade”, contou.

O reitor da UFSCar Prof. Dr. Targino de Araújo Filho também saudou o novo cidadão e relembrou sua contribuição na universidade. “Newton ao longo da década 80 foi uma liderança da democratização das universidades federais. A UFSCar foi a primeira unidade a eleger seu reitor e muito do que a universidade é  hoje se deve a liderança do Newton”, acrescentou.

O prefeito de Araras Dr. Nelson Dimas Brambilla ressaltou a importância de investimentos na educação e a trajetória do deputado. “Hoje estamos abraçando o mais novo cidadão ararense, um dos homens mais preocupados com a educação desse país, que possui currículo invejável voltado para a construção de uma educação que inclui e liberta. Pois não há crescimento do conhecimento sem liberdade”, falou.

O presidente da Câmara, Breno Cortella, também parabenizou o novo cidadão ararense. “Newton já seria merecedor do título por trazer para o nosso município o campus da UFSCar, pois sem sua intervenção, Araras não seria referência em tecnologia da cana-de-açúcar e na agronomia. Como deputado tem contribuído com a educação do município e garantido apoio na instalação do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (IFSP) e da Faculdade de Medicina”, completou.

Dentre os representantes de cidades da região estavam presentes a vice-prefeita de Rio Claro, Olga Salomão, o presidente da Câmara de Limeira, Ronei Costa Martina e o vereador de Pirassununga Alcimar Montalvão.

 

Newton Lima

Newton Lima nasceu em São Paulo em 28 de fevereiro de 1953. Filho de Maria Izette Menami Lima e Alcindo Lima Sobrinho. Formado em Engenharia Química, Lima mora na cidade de São Carlos onde iniciou sua vida política.

Foi prefeito de São Carlos por duas gestões (2001-2008) e eleito deputado federal em 2010 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Sua relação com Araras, no entanto, teve início há mais de 20 anos, quando foi reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre 1992 e 1996.

O Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, localizado em Araras, nasceu neste período. O curso de Engenharia Agronômica foi implantado em 1993, durante a gestão do então reitor Newton Lima. Os 230 hectares da antiga Fazenda Escolástica, que haviam sido adquiridos pelo Instituto de Açúcar e Álcool (IAA), foram incorporados pela UFSCar após a extinção do IAA no início dos anos de 1990. O primeiro campus da UFSCar fora de São Carlos foi o de Araras. Atualmente, a universidade possui também o campus em Sorocaba e Buri.

A partir de 2011, já como deputado federal, Newton Lima estreitou ainda mais os laços com a cidade, destinando demandas parlamentares ao Orçamento Geral da União. Newton Lima também apoiou o município de Araras em duas grandes conquistas recentes: a instalação de um curso de Medicina e o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (IFSP).


Publicado em: 23 de junho de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais