A Câmara Municipal de Araras realiza na quarta-feira (17) às 19h30, Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Ararense para o maestro Marco Antônio Meliscki. O título foi proposto pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) por meio de decreto legislativo nº 3 de 26 de março de 2013. O vereador proponente justificou a homenagem pela atuação do maestro a frente a Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo”.
“No passado a banda já enfrentou dificuldades, mas o maestro Marco Antonio Meliscki a frente do grupo superou diversos obstáculos. Ele montou a escolinha de música dentro da própria banda, na qual os músicos de hoje são ex-alunos que foram se tornando profissionais. Um homem de fibra, talentoso, que leva alegria aos munícipes todos os finais de semana, e como professor tem cumprido com a missão de ensinar, educar e transformar nossos jovens para serem cidadãos de bem”, afirmou o vereador Profº Dê.
Marco Antônio Meliscki nasceu em São Carlos, no dia 28 de fevereiro de 1964. Veio para Araras com 5 anos de idade devido ao trabalho do pai, que na época prestava serviço de linotipista no Opinião Jornal. Filho de Ana Maria Segnini Meliscki e Antonio Meliscki, casou-se com Ivane Alves Ribeiro Meliscki, com teve dois filhos Gustavo Antonio Meliscki e Gabriela Cristina Meliscki.
Marco Antônio Meliscki fez da oportunidade de aprender música a sua profissão. A carreira do maestro começou com a vontade de aprender tocar um instrumento. Seu pai, Sr. Antonio Meliscki o incentivou a tocar clarinete e com isso iniciou seus estudos musicais com o maestro Alfredo Pelegatta, na cidade de Araras em 1977.
Com o passar do tempo e o aprendizado avançando, o objetivo então era tocar na Banda de Araras, pois o grupo acabara de ganhar o Campeonato Nacional de Bandas.
No ano de 1981 começou a fazer parte da banda ararense, primeiramente tocando nas procissões. Na época havia muitos músicos da Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea que também tocavam na Banda de Araras e por isso o objetivo do futuro maestro era entrar para essa grande banda.
Foi então que em 1982 fez o teste para disputar uma vaga no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, pois sempre foi referência musical, não só no Brasil, mas também no exterior. Após aprovação começou no mesmo ano o curso de clarinete no conservatório tão procurado.
No ano seguinte, ingressou como soldado para Academia da Força Aérea em Pirassununga, pois como o objetivo era prestar concurso para a Banda da Aeronáutica, precisaria obrigatoriamente ser “Reservista de 1ª categoria”, ou seja, ter servido o Exercito, a Marinha ou a Aeronáutica.
No ano de 1984, Marco Meliscki realiza seu grande sonho, foi aprovado no concurso para Sargento Músico da Academia da Força Aérea. Permaneceu na Aeronáutica durante 30 anos, sendo que já em 1988, com apenas quatro anos de Sargento passou a ser o “Spalla” (principal clarinetista) da Banda Sinfônica. Permaneceu como Spalla até 2009, quando então assumiu como Regente Auxiliar, ficando até 2012, quando encerrou sua carreira ativa nas fileiras das Forças Armadas.
Meliscki tocou em inúmeros festivais e trabalhou como professor e regente da Banda Filarmônica Cardeal Leme na cidade de Espírito Santo do Pinhal, de 1998 até 2004. Na Corporação Musical "Maestro Francisco Paulo Russo", da cidade de Araras, onde iniciou seus estudos, é clarinetista desde 1981 e desde maio de 2000 é o regente da corporação ararense.
Publicado em: 15 de julho de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...
A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...
A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...
Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...
Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.