Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara inaugura sua Biblioteca com apoio do Senado Federal


A Câmara Municipal de Araras inaugurou sua Biblioteca na última segunda-feira (29), antes da sessão ordinária. Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, o presidente da Câmara, Breno Cortella (PT), os vereadores Erinson Mercatelli (PSB), Eder Donizetti Muller (PROS), Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) e a vereadora Magda Carbonero Celidório (PSDC).

A biblioteca possui mais de 390 publicações, principalmente livros, mas também revistas e cartilhas. Mais de 120 livros foram doados pelo Senado Federal e pelo menos mais 80 obras literárias ainda deverão chegar do Senado. Os livros foram encaminhados pelo presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e diretor Executivo da Gráfica do Senado, Florian Madruga.

Entre eles, títulos como “Estudos de Direito Romano”, “Revista de Informação Legislativa” e “Por quê construir Brasília” já fazem parte do acervo da Câmara. A “Revista de Informação Legislativa” - (RIL) divulga trabalhos elaborados pela Subsecretaria de Edições Técnicas e artigos de colaboradores. A RIL é um periódico trimestral, em circulação ininterrupta desde 1964, voltada à divulgação de artigos sobre grandes temas em discussão no Senado e na sociedade. Na revista, professores, juristas e outros especialistas abordam aspectos relevantes do direito, do processo legislativo e de temas correlatos.

 O livro “Por quê construir Brasília” é um depoimento detalhado sobre a construção da capital federal do Brasil, feito pelo presidente Juscelino Kubitschek. Algumas publicações também revelam momentos importantes da história do Brasil e retratam os estados brasileiros. Essas obras também foram acrescentadas com publicações que já estavam distribuídas pelos departamentos da Câmara, que foram reunidas e catalogadas. O acervo conta também com enciclopédias, dicionários e literatura jurídica.

Em abril, o presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella (PT) se reuniu com Florian em Brasília para discutir ações do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, o diretor da gráfica teve a iniciativa de colaborar com doações para a biblioteca. "Percebemos que como estávamos criando uma a Escola Legislativa, não poderíamos deixar de ter também uma biblioteca junto com essa escola", disse Breno.

A Biblioteca da Câmara foi instalada no espaço da antiga cela onde ficavam os réus que seriam julgados em júri popular, quando no atual prédio da Câmara funcionava o Fórum e abrigava o Poder Judiciário. Foram mantidas as características originais da antiga cela, que tinha até um pequeno banheiro, agora desativado. As antigas ferragens foram pintadas, fechaduras e maçanetas originais foram restauradas. O local fica ao lado da hemeroteca, que reúne vasto arquivo de jornais locais e logo atrás do Plenário, à direita da Mesa.

Nos últimos anos esse espaço vinha sendo utilizado como depósito de materiais e equipamento fora de uso. O piso de madeira que era parcialmente coberto por carpete foi substituído por piso cerâmico, material mais adequado para conservação das publicações. Também foi feita pintura completa e manutenção elétrica.

O presidente Breno também ressaltou a melhoria da utilização do espaço. “É uma espaço muito nobre do prédio, próximo à recepção e do Plenário. A reforma em andamento irá criar uma nova área de depósito, melhor e maior”, disse o Chefe do Legislativo.

Durante a cerimônia de inauguração o presidente da Câmara comentou sobre a reforma e modificações feitas para a biblioteca. Também falou sobre seu encontro no Senado e a implantação da biblioteca legislativa. Além disso, também agradeceu os diretores e funcionários que colaboraram com a construção da biblioteca.

“O local onde está a biblioteca já faz parte da história, imagine quantas pessoas estiveram aqui aguardando julgamento? Esse espaço agora passa a ser um lugar de libertação, de cultura, de conhecimento e de transformação da sociedade”, declarou Breno.

O vice-prefeito Carlos Jacovetti também se manifestou sobre o assunto. “É sempre uma alegria saber que um povo cria uma biblioteca para que o povo saiba da sua história. É muito interessante porque além de histórias do nosso país e estado, aqui também se encontra a história da nossa cidade. Olhando o que se passa aqui pelas leis, a gente sabe de onde a cidade veio e para onde ela pode ir”, afirmou o vice-prefeito de Araras.

O vereador Professor Dê falou em nome dos parlamentares presentes e disse que o momento é muito significativo, pois ele representa todo o esforço que a Câmara Municipal vem fazendo para ampliar a democracia participativa no município de Araras. “O Brasil é carente desses espaços que promovem o conhecimento democrático, então esses livros serão importantes para pesquisa para fortalecer esse sentimento de identidade do povo com a Câmara, que tem uma história bonita e representativa”.

A biblioteca também dará suporte aos parlamentares, funcionários e a Escola Legislativa. Toda a comunidade também poderá realizar empréstimos de livros. O interessado deve procurar a Diretoria Legislativa da Câmara e fazer cadastro para pesquisa e empréstimos. Em breve informações sobre o acervo também deverão estar disponíveis no site da Câmara para pesquisa das obras disponíveis.

A Biblioteca da Câmara foi regulamentada pelo Ato da Mesa nº 12 de 5 de maio de 2014. A Resolução nº 09/2013 que criou o Programa “Câmara Participativa” também previa a criação da biblioteca.


Publicado em: 02 de outubro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais