A Câmara Municipal de Araras começou neste mês de setembro a implementação do sistema de gestão de qualidade para obtenção de certificação na norma ABNT NBR ISO 9001:2008. A empresa contratada por licitação realizou vistorias e reuniões com os funcionários e parlamentares.
A ISO 9001 visa melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento. Para obter a certificação da ISO, a instituição deve cumprir determinados requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada.
A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma ferramenta que garante a otimização de diversos processos dentro de uma organização. Essa ferramenta é usada na maioria dos países do mundo, ela possibilita um sistema e qualifica a prestação de serviço ao cliente, melhorando assim a eficácia da gestão da instituição.
A empresa que ganhou o processo licitatório para esse trabalho foi a Onoma Gestão Empresarial. Ela é responsável pela consultoria, assessoria e capacitação da Casa Legislativa. O trabalho será concluído quando a Câmara passar por uma auditoria que irá decidir se ela está apta para receber ou não o certificado de qualidade.
Para diretora Administrativa e Financeira da Câmara, Isabel Jerusa Tófolo a implementação do ISO irá trazer melhorias nos processos internos, diminuindo o retrabalho e desperdício, atendendo o princípio da economicidade. “Além de melhorar o desempenho da instituição como um todo, a gestão proporcionará que se antecipe os problemas ocorridos nos processos antes que ele ocorra efetivamente. Isso permite que a direção e a presidência tenham uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem alcançadas”, disse Jerusa.
“Essa iniciativa de implementação da gestão de qualidade da Câmara mostra o quanto ela está preocupada em ter uma administração responsável, correta. Também mostra respeito pela administração pública. É muito importante que a instituição ofereça aos munícipes um atendimento de qualidade” falou o diretor da Onoma, José Adriano Francisco.
O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) destacou que todo esse trabalho que já começou está capacitando os funcionários na melhoria de suas próprias atividades. "Certamente iremos ter avanços no funcionamento interno, otimizando a gestão deste órgão público municipal, tornando-o mais eficaz, favorecendo a comunidade. Também, exigirá a manutenção de um padrão de qualidade de acordo com as normas estabelecidas e suas eventuais atualizações", disse o presidente.
Breno também ressaltou que outras câmaras municipais de todo o país e da região já implantaram a certificação ISO. "Seguimos esses exemplos e também da iniciativa privada, inclusive de diversas empresas de nossa cidade, trazendo essas boas experiências para o poder público municipal", afirmou o chefe do Poder Legislativo.
A Resolução nº 09/2013 que criou o programa Câmara Participativa fixou como uma de suas diretrizes a modernização administrativa e a melhoria no atendimento ao público. Também foi prevista na Câmara o controle da qualidade da gestão, inclusive visando a obtenção de certificações de qualidade notoriamente reconhecidas, como o ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).
Legenda Fotos: Vereadores recebem treinamento sobre implantação da certificação ISO na Câmara de Araras
Funcionários recebem treinamento sobre implantação da certificação ISO na Câmara de Araras
Publicado em: 12 de setembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.