Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara Jovem discute futuras atuações


A 8ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras realizou sua primeira reunião ordinária na tarde desta terça-feira, 7 de abril. Apenas a suplente de secretaria, Dhafne Jessey Tomaz Santos, do Colégio ETCA, não compareceu. Até mesmo os suplentes de vereadores estiveram presentes, acompanhando seus titulares.
            A sessão foi curta. Em meia hora, considerando o intervalo regimental, os jovens vereadores cumpriram a pauta. Três vereadores utilizaram o espaço “Palavra Livre”, momento em que eles podem se manifestar sobre qualquer assunto.
            Alexandre Gouvêa Junior, do Sesi, falou da situação precária do Centro de Convivência do Idoso. “Ouvi muitos freqüentadores do local reclamando das instalações. Na próxima reunião quero apresentar uma indicação sugerindo à Prefeitura que dê mais atenção para este projeto”.
            A presidente Noelle Brandino, da Escola Estadual “Judith Ferrão Legaspe”, usou o momento para falar das várias vezes em que foi questionada sobre o salário dos vereadores jovens. “Muitos ainda não entendem nosso papel e a oportunidade que temos. Eu tenho respondido que é um trabalho voluntário para a nossa cidade e de aprendizagem para todos nós”, disse.
Ela pediu ainda que todos os companheiros exerçam um mandato comprometido com os propósitos da Câmara Jovem. “Façam indicações e apresentem ideias para o melhor desenvolvimento das nossas sessões. E que os suplentes também atuem. Vocês devem ser conselheiros dos vereadores titulares”, completo.
            A situação econômica da Prefeitura também foi lembrada. Marcelo Arcerito do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, pediu o entendimento dos colegas quando receberem críticas da população sobre o assunto. “Temos que nos ajudar, mas ouvir as pessoas e mostrar que a dificuldade existe e somente com a união de todos chegaremos à solução”.
            A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem acontece no dia 5 de maio. Mas antes, em 28 de abril, os vereadores jovens têm um outro compromisso. Eles visitam o prefeito Pedrinho Eliseu, às 16 horas, no Solar “Benedita Nogueira”.
            “Estamos ansiosos por este momento. Todas as legislaturas passadas foram recebidas no gabinete. Vai ser nosso primeiro contato com o Poder Executivo. Depois, pretendemos estabelecer contato com as secretarias e, se possível, conhecer o funcionamento de cada uma”, disse Noelle mostrando que a Câmara Jovem deve ser também uma escola de conscientização política para seus integrantes.
 
Câmara Jovem
            O projeto Câmara Jovem foi criado há 8 anos e reúne alunos com idade entre 16 e 18 anos. Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo, e à própria Câmara, a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano, com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, indicam dois jovens, sendo um titular e um suplente. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.


Publicado em: 08 de abril de 2009

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

É com imenso pesar que a Câmara Municipal de Araras informa sobre o falecimento de Orlando Aparecido Milaré, o Landinho. Orlando era casado com a secretária municipal de Serviços Públicos, Sandra...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 23ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (7), projeto de decreto legislativo responsável pela criação do selo “Comerciante tradicional” na c...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o "Abril Laranja – Mês da Conscientização sobre Pessoas Amputadas", por meio da votação do Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria da vice-presid...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras aprovou a criação da semana “Araras bem acolhe”, voltada para o acolhimento das vítimas de violência doméstica do município. Ela será instituída na última semana de nov...

Leia Mais

Na 23ª Sessão Ordinária de 2025, que ocorreu na segunda-feira (7), os vereadores da Câmara aprovaram projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento...

Leia Mais

Na 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na Câmara Municipal de Araras, na sexta-feira (4), foi criada a Procuradoria da Mulher, por meio da aprovação de r...

Leia Mais