A Câmara Municipal, representada pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC), participou na manhã desta quarta-feira (8) da coletiva do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) sobre o lançamento da campanha "Seu Hidrômetro na Calçada".
A campanha pretende colocar nas calçadas da cidade todos os cavaletes (hidrômetros) que se encontram instalados na parte interna dos terrenos das residências. Atualmente, 2.552 aparelhos estão nesta situação, segundo a autarquia.
A medida, avaliada por meio da nota técnica nº 14/2015 da Ares-PCJ (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari), órgão ao qual Araras é consorciada para decisões sobre gestão de água e saneamento, faz parte do Plano de Metas estabelecido pela autarquia no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica da região.
Pelo entendimento da agência reguladora, a substituição de interesse direto do prestador, para controle de perdas e faturamento junto dos volumes consumidos, a isenção da cobrança deste serviço público não encontra óbice técnico e possui sustentabilidade financeira, dado ser um eficiente instrumento de recuperação de receita.
O serviço da colocação do hidrômetro na calçada será feito gratuitamente pelo Saema, ficando o cidadão isento da tarifa de R$ 366,90. Cabe ao consumidor a colocação da tampa de ferro na nova caixinha, o conserto da calçadinha, além da realização da ligação da rede do cavalete para a residência – esses serviços já são de responsabilidade do munícipe.
Caso o consumidor opte pela instalação do novo modelo de padrão, aquele em que o hidrômetro fica instalado na parede, poderá solicitar o serviço do mesmo jeito. Entretanto, cabe a ele realizar as adequações civis para tanto.
O pedido deve ser feito no período de 15 de julho a 16 de outubro, diretamente na Central de Atendimento, na rua José Bonifácio, 645, no Centro, ou no atendimento do CAM "Guerino Bertolini", que fica na zona leste. O prazo para a instalação será de até seis meses a partir da emissão da ordem de serviço.
Além da campanha, o Saema também anunciou o lançamento da Agência Virtual para atendimento pela internet. O canal é uma forma de ampliar o alcance dos serviços prestados ao público e está disponível no site www.saema.com.br, em um ícone do lado direito no canto alto da página, com os dizeres "segunda via – fatura fácil". O serviço permite que os mais de 43 mil clientes encontrem o que procuram de forma rápida e fácil.
Por esse serviço on-line é possível consultar seu extrato, visualizar e imprimir a 2ª via da conta, acompanhar histórico de consumo, histórico de contas, certidão negativa, acompanhamento de solicitações e cronograma de leitura.
O cliente poderá realizar também solicitações de débito automático, troca de registro, falta de água, pedir alteração do dia de vencimento da conta ou mesmo solicitar que sua conta seja enviada por e-mail – todos os serviços solicitados poderão ser acompanhados via on-line.
A presidente Magda parabenizou o Saema pela iniciativa. "Quero parabenizar a autarquia por buscar melhorar cada vez mais o atendimento à população já que na Câmara recebemos sempre reclamações de munícipes sobre o serviço que é prestado. O fato desses recursos agora serem disponibilizados pela internet também é válido e importante para possibilitar a melhoria contínua".
O serviço on-line já está à disposição da população e o primeiro passo para ter acesso às informações é preencher, uma única vez, um cadastro simples com os dados pessoais. Em caso de dúvida, mais esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones 3544-9770, 3544-7043 e 3544-3858.
Com informações Secom/PMA.
Publicado em: 08 de julho de 2015
Publicado por: Imprensa
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Categoria: Notícias da Câmara
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