Notícias



Câmara terá fórum sobre Dislexia



Publicado por: Imprensa


A Câmara de Araras realiza no próximo dia 14 de novembro o 1º Fórum Municipal de Distúrbios de Aprendizagem, com foco na dislexia. O evento tem à frente o vereador Léo Gurnhak (PT) que neste ano indicou à Prefeitura de Araras a implantação de um programa na rede municipal de ensino para identificar alunos com dislexia.
Segundo o vereador, motivador desse fórum, a expectativa é reunir na plateia, principalmente, professores. “É necessário capacitar os profissionais que estão em contato direto com as crianças. Existem muitos fatores que barram o processo de aprendizagem do aluno e certamente interferem no bom andamento de toda a classe. Com isso, o profissional de educação também sofre”, apresenta Léo.
O evento terá quatro horas de duração, a partir das 8 horas. As inscrições aos interessados em participar podem ser feitas pelo site da Câmara: www.camara-araras.sp.gov.br. Será fornecido certificado de participação assinado também pela neuropsicopedagoga Débora Regina Piovesan, especialista em Distúrbios de Aprendizagem.
O evento tem apoio da Secretaria Municipal da Câmara e está inserido no Programa Câmara Cidadã, idealizado com o propósito de trazer o cidadão de Araras para as dependências da Câmara Municipal, tornando-o participativo, atuante e conhecedor das necessidades locais.
A atividade engloba a realização de debates, palestras, campanhas, sejam elas quais forem, e que poderão ser de iniciativa própria ou de qualquer instituição ou entidade, desde que traga benefícios à população de Araras sendo o tema de abordagem social, assistencial, cultural, educativo, filantrópico ou na área de saúde.
Na prática, o principal espaço a ser aberto para a realização deste trabalho é o Plenário “Bruno Moisés Batistella”. Clubes de Serviços, Escolas, Ong´s, Sindicatos, Igrejas, Partidos Políticos e outros grupos terão acesso e serão os principais meios para a efetivação desse espaço de cidadania.
 
Dislexia
A dislexia, ao contrário dos que muitos pensam, não é uma doença, mas um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem. Em outras palavras, é uma deficiência de aprendizagem muito mais percebida na leitura, mas que também atinge a escrita e a soletração.
A palavra é derivada do grego “dis” (dificuldade) e “lexia” (linguagem). Para a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), o que ocorre é uma lacuna entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar, sendo que o problema não é comportamental, psicológico ou de motivação pessoal e social.
Como as estatísticas demonstram que a dislexia atinge uma média de 5 a 15% de crianças, dificilmente uma escola deixa de ter disléxicos em seus bancos escolares. No entanto, os professores carecem de informações para distinguir que o distúrbio é pedagógico, e não comportamental.
Foi por essa carência que, somente no Ensino Médico, Débora Regina Piovezan descobriu que era dislexa. “Antes eu fazia aulas particulares das disciplinas que eu tinha dificuldade. Era a forma que meus pais tinham encontrado para me ajudar”. Hoje, Débora é especialista em dislexia. Trabalha para disseminar os conhecimentos que adquiriu na área e assim minimizar o sofrimento de crianças tidas como incompreendidas.


Publicado em: 29 de outubro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!