Os membros da comissão preparam-se para a audiência pública sobre a situação dos animais no município
Por meio de um link disponível no site da Câmara todos os interessados vão poder enviar críticas e sugestões sobre a situação dos animais em Araras. O acesso estará disponível antes e depois da audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira (16/07), às 19 horas, no Plenário “Bruno Moysés Batistela”, para discutir a temática.
O evento é aberto à participação de todos e o acesso para o envio de questionamentos, críticas e sugestões pode ser feito pelo endereço http://www.araras.sp.leg.br/animais-sugestao. Todas as mensagens serão encaminhadas e analisadas pela Comissão Temporária de Assunto Relevante presidida pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PDDB), tendo como demais membros os vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Eder Donizetti Muller (PSDC), Marcelo de Oliveira (PRB) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP).
Nesta sexta-feira (12/07), os integrantes da Comissão de Defesa dos Animais se reuniram com a finalidade de acertar detalhes da audiência pública para a qual já ocorreram mais de 200 confirmações pelo Facebook, com mensagens chegando e sendo processadas também pelo link disponível do site do Legislativo Municipal de Araras.
A audiência será presidida pela vereadora Anete, contando com a presença e apoio dos demais membros da comissão, com todos os vereadores e autoridades do Judiciário e do Executivo convidados, além dos protetores dos animais.
Todos os envolvidos nesta questão defendem a criação de políticas e práticas que contemplem uma condição digna aos animais, numa convivência segura e saudável com a sociedade. “Numa cidade como Araras, em que lutamos em várias frentes de atuação e segmentos, na busca por melhores condições e índices de qualidade de vida, não se pode aceitar a ausência de políticas claras e exequíveis em relação aos animais”, defendem os membros da comissão.
O abandono e os maus tratos à espécie animal já representam hoje um sério problema que, num nível crescente e diante da indiferença de todos, pode provocar ainda mais graves consequências. Isto significa que ignorar esta condição, seria o mesmo que aceitar num futuro não muito distante uma cidade suja, provocada pelo abandono, com transmissão de doenças como raiva e outras, além de acidentes de trânsito decorrentes de atropelamentos, animais em condições desprezíveis de vida, enquanto a toda a população vai também sofrendo as consequências.
Diante deste panorama, em que se busca elencar os problemas e definir prioridades, é que acontece a audiência pública sobre a situação dos animais, dando a todos a oportunidade de participar e colaborar com este processo. Por conta disto, serão relatadas as ações empreendidas pela comissão até o momento para que tudo mais possa ser acrescentado neste trabalho. No final, será elaborado um relatório para ser encaminhado ao Ministério Público, podendo, inclusive, gerar uma TAC – Termo de Ajustamento de Conduta por parte do Município.
Conscientes da importância do trabalho que desenvolvem, e pensando na formulação de um melhor quadro futuro sobre a questão, os membros da Comissão Relevante já estão formulando propostas na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias. “É grande a nossa expectativa de participação da sociedade organizada neste evento, sem a qual nada se constrói e nada se pode projetar de melhor para o futuro. Vamos, inclusive, propor a destinação de recursos para que ações definidas nesta fase sejam garantias e que passem acontecer, não mais de forma paliativa, mas de maneira constante, crescente e com metas muito bem definidas”, declara a vereadora Anete em nome dos demais colegas vereadores.
Legendas:
1) Os vereadores membros da Comissão Relevante de Defesa dos Animais, Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizetti Muller (PSDC), Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PDDB), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e Marcelo de Oliveira (PRB).
Texto: Duda Gonçalves e Bruno Roza
Duda Gonçalves
(19) 9289-0906
Bruno Roza
(19) 9236-9671
brunoceroza@gmail.com
Publicado em: 12 de julho de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...
A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...
A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...
Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...
Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.