Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” recebe homenagem na Câmara Municipal


A noite da última quinta-feira (20) foi marcada por emoção na Câmara Municipal de Araras. Músicos e familiares de integrantes da ‘Corporação Maestro Francisco Paulo Russo’ campeã do 1º Campeonato Nacional de Bandas de Música realizado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e FUNART (Fundação Nacional das Artes) na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, em 1977, receberam uma homenagem dos vereadores da atual legislatura pelos 40 anos deste feito histórico.

A solenidade foi uma solicitação do presidente do Poder Legislativo, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho, que entregou ao atual maestro da Banda, Marco Antônio Melinski uma placa comemorativa pelos 40 anos da conquista. “É uma homenagem da Câmara e do povo de Araras pelo reconhecimento a esta importante conquista para a cidade de Araras, parabéns aos músicos e aos familiares que tem o privilégio de conviver com esses talentosos profissionais”, discursa Pedro Eliseu Sobrinho.

O maestro Marco Antônio Melinski sentiu-se honrado e agradeceu a homenagem. “Quero aqui parabenizar todos os vencedores desse prêmio e dizer que essa homenagem é uma forma de incentivar nossos músicos da atualidade”, disse

O prefeito Pedro Eliseu Sobrinho elogiou a homenagem feita pela Câmara Municipal e parabenizou a banda pelo feito histórico. “Eu como prefeito sinto-me orgulhoso dessa banda que é uma referência para o Brasil, é uma banda que alegrou muita gente, passando de geração para geração e até hoje segue encantando o público na Praça Barão”, disse.

Os homenageados

Os 35 músicos integrantes da banda campeã do Primeiro Festival de Bandas realizado pelo MEC/ Funarte no Rio de Janeiro, em 1977, foram lembrados na homenagem, integrantes e familiares do maestro e dos músicos receberam um diploma das mãos dos prefeito, Pedro Eliseu Filho, dos vereadores Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), Eduardo Elias Dias (PHS), Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), Carlos Alberto Jacovetti (REDE) e Romildo Benedito Borelli (PSD) e do secretário de Ação Cultural e Cidadania, João Marcelo Franchozza. Os músicos vivos são Hugo Tadeu Montagnolli, José Ângelo Francatto, Fernando Antônio Dametto, Luiz Carlos Morgili e Júlio de Oliveira.

Os músicos da banda que já faleceram são: Abel Antônio da Silva, Arlindo Cressoni, Odair Alves Isidoro, Paulo Norberto de Castro, Avelino Brufato, Ariel Alves de Oliveira, Carlos Viganó, Dorival Burger, Elias Alves da Cruz, Hugo Montagnolli Junior, Wilson Rodrigues de Almeida, Antônio Squissato, Ely Montagnolli, Fioravante Evangelista, José da Luz, Luiz Carlos Caramello, Walter Francisco Bragança, João Moreira de Campos, José Donatti, José Franco, Milton Fabre, Oswaldo Aparecido Burger, Lucindo de Souza, Mário Silva, Natalino Montagnolli, Ademir Alves, Otávio Mariano, Benedito Aparecido Ribeiro, Joaquim dos Santos e o maestro Alfredo Alexandre Pelegatta.

As Bandas de Araras

A cidade de Araras, desde 1879, sempre teve Bandas tradicionais, que fizeram sucesso e a alegria da população. Em 1905 o maestro Pusoni criou a Banda Carlos Gomes que passou a ser regida pelo Maestro Francisco Paulo Russo. Essa banda foi considerada a melhor do interior paulista.

Em 1922 participou das comemorações do Centenário da Independência do Brasil em São Paulo. Nessa ocasião o maestro Paulo Russo conquistou o 1º lugar na classificação geral das Bandas e recebeu do povo de Araras uma batuta de ébano e ouro em reconhecimento. Após 1930, a Banda contou com a regência dos maestros Hugo Montagnolli, Barbosa de Brito e Benedito de Moraes.  

Em 1971, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araras, a Corporação Musical foi reorganizada e assumiu então a regência o Maestro Alfredo Pelegatta. Foram muitos títulos conquistados até 1976, quando sagrou-se campeã estadual do concurso de bandas, promovido pela Secretaria de Promoção Social do Estado de São Paulo, passando então a concorrer ao título de banda campeã nacional no ano seguinte.

Em 1977, teve início o 1º Campeonato Nacional de Bandas, promovido pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura e Funart – Fundação Nacional de Artes – quando a Corporação participou de três eliminatórias que foram gravadas nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro.

A banda ararense participou com as músicas Walkiria, Suíte Nordestina, Newton, Num Mercado Persa, Moça/Progresso, Hei de Vencer, Cantos Nordestinos e Seleção nº 1. Em todas as apresentações a Corporação foi agraciada com a nota máxima.

Na final, conseguiu o feito histórico ao conquistar o título derrotando na final bandas tradicionais da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. A banda ararense apresentou as músicas Bento Barbosa de Brito, Velho Titão e Os Mendigos, recebendo nota 10 de todos os jurados presentes no evento.

Após a conquista, os integrantes da banda “Maestro Francisco Paulo Russo” seguiram para Brasília onde fez uma apresentação no Ginásio de Esportes Presidente Médici, emocionando um público de mais de 15 mil pessoas presentes no evento, inclusive o excelentíssimo presidente da República na época, o General Ernesto Geisel e outras autoridades. Na oportunidade o Maestro Alfredo Alexandre Pelegatta recebeu das mãos do então presidente, o troféu Paulo Roberto da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.

Após todas essas conquistas, a banda foi recebida em Araras com muita festa e alegria, desfilando em carro aberto pelas ruas centrais da cidade.

Em 1993 a Corporação teve a regência do maestro Luiz Carlos Morgili. Em 1994 assumiu o Maestro Marco Antônio Melinski, que ainda comanda a Orquestra de Sopros de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”, que conquistou títulos importantes nos anos de 1996, 97, 98, 99 e 2000. Em 2005 conquistou o 1º lugar no concurso de bandas “Zequinha de Abreu” na cidade de Santa Rita do Passa Quatro.

Livro sobre a Banda

A história da Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” estará estampada nas páginas do livro “Álbum das Bandas de Araras”. A obra é de autoria do historiador Nelson Martins de Almeida, que faleceu em 2012, aos 94 anos e que está sendo concluída pelas coautoras e primas, em parentesco familiar, Inajá Martins de Almeida (filha do Historiador) e Matilde Aparecida Salviatto Viganó (filha do músico da Banda Carlos Viganó). O lançamento será no dia 26 de agosto na biblioteca municipal de Araras, Martinico Prado. 

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA


Publicado em: 20 de julho de 2017

Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal esteve no Colégio Canossianas, de Araras, na tarde do dia 22 (sexta-feira). A visita faz parte do projeto “Câmara Cidadã”, promovida pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francis...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais

Na noite do dia 19 de novembro (terça-feira) foi realizado ato solene em celebração ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional a partir do ano de 2024 e no estado de São Paulo desde 2023, no anf...

Leia Mais

A Comissão Especial de Inquérito criada para avaliar denúncias feitas por munícipes sobre a situação da Casa Rosa no município de Araras encerrou suas atividades e entregou seu relatório final para...

Leia Mais

Na 11ª Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal rejeitaram o Projeto de Lei Complementar nº19/2024, de autoria do Executivo, que tinha como objetivo...

Leia Mais

Na tarde desta terça-feira (19), a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), entregou a imagem da Nossa Senhora do Patrocínio que fica no plenário “...

Leia Mais