A Escola Legislativa de Araras realizou na noite de terça-feira (4) debate com o tema “População em situação de rua”. O evento contou com presença de cerca de 70 pessoas, entre elas profissionais da área de assistência social, da saúde, estudantes de psicologia e representantes do Centro Pop de Limeira e do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Leme.
O debate foi mediado pela representante da Frente Estadual de Luta Antimanicomial Kaoane Grachet. A mesa foi composta pelo o médico psiquiatra e psicoterapeuta Pedro Carlos Carneiro, a representante da Comissão Gestora da Subsede do CRP (Conselhos Regionais de Psicologia) Campinas, Rita de Cassia Oliveira Assumpção, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberta Barbinato, pelo psicólogo e representante da Secretaria de Ação e Inclusão Social, Jeferson Libanori e o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella.
O primeiro a se pronunciar foi o psicoterapeuta Pedro Carlos Carneiro que falou sobre o novo modelo de Redes em Saúde Mental para população de rua e outras populações vulneráveis e as tecnologias de cuidados na rua. Pedro também comentou sobre o programa "De braços abertos" da Prefeitura de São Paulo que busca resgatar socialmente usuários de crack.
Rita Assumpção contou sobre sua experiência atuando na Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas. Ela informou ainda que desde 2009 é feito uma pesquisa com as pessoas em situação de rua, e que de acordo com os dados, a grande maioria dessas pessoas é do próprio município.
A presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Roberta Barbinato, destacou a importância do debate sobre o tema e disse que a Saúde Mental é uma das prioridades da Secretaria de Saúde de Araras. Informou ainda que no ano passado a Secretaria iniciou um trabalho em rede para construção de fluxos e protocolos de atendimento junto com as demais secretarias e associações do município.
O psicólogo Jeferson Libanori comentou sobre os desafios de trabalhar com pessoas em situação de rua, a atuação no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a estruturação do Centro Pop.
Na sequência os participantes fizeram perguntas aos componentes da mesa e tiraram dúvidas sobre o assunto. Para a psicóloga do núcleo de ação à população em situação de rua, ligado ao Creas de Leme, Digiane Martins, o evento promoveu maior integração dos serviços entre os municípios. "Com isso temos a possibilidade de criar políticas públicas estratégicas para a população em situação de rua e melhorar o serviço na região”, frisou.
Segundo o assistente social e coordenador do Centro Pop de Limeira, Rayoni Silva Pereira Salgado é necessário ter um diálogo próximo entre os agentes públicos e a rede socioassistencial. “A iniciativa em promover tal evento foi de suma contribuição para todos os que estão envolvidos neste contexto de atuação, possibilitando a troca de saberes e conhecimentos específicos em um tema pouco discutido, porém, que vem conquistando espaço nas agendas políticas e sociedade em geral”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella o debate foi importante para colher experiências de pessoas que atuam na área para discussão e formulação de políticas públicas. “Temos estimulado a participação da comunidade nos debates por meio da Escola Legislativa que possui como uma de suas vertentes a educação para cidadania. Por isso ficamos contentes com a presença e a participação de todos, pois com essas experiências a Câmara pode contribuir nas diretrizes da ação municipal”, disse.
Publicado em: 05 de novembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...
Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...
Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...
O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...
A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...
A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.33 | Desenvolvido por: Sino Informática.