A Câmara Municipal foi o cenário escolhido pela maioria dos partidos políticos, visando as convenções para as eleições municipais pela disputa dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Araras. As reuniões dos partidos começaram no dia 13 de junho e terminaram na quarta-feira (16), praticamente no final da noite.
O resultado das convenções determinou que as eleições serão disputadas apenas por dois grupos políticos. Concorrerá ao pleito o candidato a prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT), tendo como candidato a vice-prefeito o vereador Carlos Alberto Jacovetti (PSDC), contra Pedro Eliseu Sobrinho-Pedrão (PSL) e seu candidato a vice-prefeito Evaldo Sérgio Grigoletto (PSDB).
Ainda durante as convenções foram definidos os grupos. Pela coligação “Araras, o futuro é agora”, em apoio à candidatura de Brambilla, em convenção realizada na quarta-feira (16), aliaram-se o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido da Social Democracia Cristã (PSDC), o Partido Trabalhista Cristão (PTC), o Partido Trabalhista Nacional (PTN), o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Já a candidatura de Pedrão será regida pela coligação “Araras cada vez melhor”, reunindo o Partido Social Liberal (PSL), o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, o Partido Democratas (DEM), o Partido Verde (PV), o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), o Partido Republicano Brasileiro (PRB), o Partido Republicano Progressista (PRP) e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), conforme decidido em convenção realizada no domingo, 13 de junho.
Um terceiro grupo, que era a grande dúvida quanto ao lançamento de candidatura própria ou mesmo coligação, decidiu não participar da nova eleição municipal. Tanto que na convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, realizada no dia 16, das 8h às 12 horas, que previa no mesmo horário a convenção de outros partidos aliados, a decisão foi não coligar e não lançar candidatos.
Assim, o Partido Progressista (PP), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Social Cristão (PSC) não lançaram candidatos e nem se manifestaram oficialmente sobre coligações.
Outra surpresa partiu do Partido Socialista Brasileiro (PSB), cujos membros da diretoria até se reuniram nas dependências da Câmara no dia 16, mas, sem quórum suficiente, resolveram nem lançar candidato e nem fazer parte de qualquer coligação. Nem mesmo esta decisão constou em ata, justamente porque a reunião não contou com o número de filiados suficientes para oficializar qualquer decisão. Estas, pelo menos, foram as justificativas apresentadas pelo vereador Erinson Mercatelli (PSB) sobre o ocorrido.
Novas Eleições
As eleições acontecem novamente em Araras, há menos de dois anos do último pleito, por conta da cassação do prefeito Pedro Eliseu Filho-Pedrinho (DEM) e de seu vice-prefeito Agnaldo Píspico (DEM), que estiveram afastados do cargo desde julho de 2009, aguardando o julgamento do processo.
Somente em março de 2010, saiu a sentença efetiva do processo de cassação. Desde julho de 2009, portanto, o cargo de prefeito está sendo ocupado interinamente por Nelson Dimas Brambilla (PT) que, na época do afastamento de Pedrinho (julho/09), era o presidente da Câmara Municipal de Araras, cabendo-lhe, por determinação da Justiça Eleitoral, assumir o cargo como prefeito interino.
Publicado em: 17 de junho de 2010
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (2), audiência pública que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a...
Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras realizada na segunda-feira, 1º de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Benedito Aparecido Bordini, fez uso da...
O tema Semana da Pátria foi assunto na Tribuna Livre desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O subtenente do Tiro de Guerra (TG) de Araras, André Vinícius de Melo, a convite da presidência,...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam na Tribuna Livre o orador Guilherme del Bel Rimerio, que falou sobre o tema “Violência contra a comunidade LGBTQIAPN+ e políticas públicas”, du...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 132/2025. Fica criado o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina. A aprovação ocorreu na 31ª Sessão O...
Na 31ª Sessão Ordinária de 2025, que ocorreu na segunda-feira (1º), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 129/2025. É criada em Araras a Semana de Conscientização sobre os Riscos da Exposição Prolo...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.47 | Desenvolvido por: Sino Informática.