“Nessa minha longa trajetória de vida, tenho alguns amigos verdadeiros, mas amigo é aquele com quem você consegue comer 1 quilo de sal juntos, com o Cláudio Armelin, com certeza já comemos muito mais que 2 quilos”. Foi com essa metáfora, que o presidente da Câmara, proponente da homenagem, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho, resumiu a extensa história de amizade com o ex-vereador Claudio Armelin, que recebeu na noite da última quinta-feira (27), em sessão solene na Câmara Municipal de Araras, o título de cidadão ararense.
O evento contou com a presença da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e dos vereadores Eduardo Elias Dias (PHS), José Roberto Apolari (PTB), Marcelo de Oliveira (PRB) e Romildo Benedito Borelli (PSD), além do ex-vereador e companheiro de legislatura, José Pedro Fernandes. Os parlamentares Carlos Alberto Jacovetti (REDE), Francisco Nucci Neto (PR), Jackson de Jesus (PROS), Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) justificaram ausência.
O prefeito municipal, Pedro Eliseu Filho (PSDB) e o vice-prefeito e secretário municipal de saúde Luiz Emílio Salomé (PSDB) também participaram da cerimônia. O plenário ficou tomado por autoridades, secretários do atual governo, irmãos, amigos, parentes, netos, a atual esposa Arvelina Aparecida Pires de Andrade e as filhas do homenageado, Jaqueline Armelin e Cláudia Rogéria Armelin, que fez um discurso emocionante ao mencionar as virtudes do pai. “Falar do meu pai é aproveitar para agradecer e relembrar todo o carinho, empenho, respeito e o sentimento de amor que perduraram em nossa família, meu pai é um orgulho, um homem trabalhador e um verdadeiro exemplo a ser seguido, o que mais me chama a atenção nele é o seu caráter”, declara.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho, autor do título de cidadão ararense ao Cláudio Armelin, fez uma revelação durante o discurso na Tribuna, o sonho de ambos sempre foi ver Pedro Eliseu Filho prefeito. “Quantos dias e quantas noites tivemos de conversas, prozas, trocas de ideias, foram várias vezes que idealizamos voltar ao governo de Araras para vermos nosso querido filho, que faço questão de dividir com você, no lugar que com justiça ele merece, o de prefeito de Araras, você Claudio, sempre dizia que não queria morrer sem antes ver o Pedrinho como prefeito”, revela.
Ainda na Tribuna, Pedro Eliseu Sobrinho não escondeu as lágrimas. “Neste momento estou tomado de grande emoção, estou tendo a honra de homenagear um amigo, um irmão, que tem uma folha de serviços prestados à nossa comunidade, juntos colaboramos na elaboração da LOMA (Lei Orgânica do Município de Araras) quando fomos vereadores na 10ª legislatura de 1989 a 1992”, explica.
No mesmo dia em que recebeu a homenagem na Câmara Municipal, Claudio Armelin completou 75 anos de idade. Para o vice-prefeito municipal e secretário de saúde, Luiz Emílio Salomé, o título de cidadão é um justo reconhecimento ao homenageado. “O Claudio é uma pessoa que sempre se preocupou com o próximo, obrigado pela nossa amizade, parabéns por agora ser ararense e pelo seu aniversário”, disse.
Quem também não conteve a emoção, foi o prefeito municipal, Pedro Eliseu Filho, que tem o Claudio Armelin como seu segundo pai. “O Claudio é muito mais que um amigo, é um pai, uma pessoa doce, é um amigo dos amigos, uma pessoa que nunca me abandonou, em 42 anos de vida já passei por todos os sofrimentos na política e se tem uma pessoa que sempre esteve ao meu lado foi o Claudio Armelin, parabéns e obrigado por tudo, por ter sido um grande vereador, um líder sindical e por ter contribuído pelo progresso de nossa cidade”, disse.
Ao agradecer a concessão da cidadania ararense, Claudio Armelin disse estar vivendo um momento único em sua vida. “Quero agradecer a todos que vieram aqui nos prestigiar, muito obrigado por este título. Agora ninguém mais poderá me chamar de forasteiro, pois doravante sou ararense de fato e de direito com muito orgulho”, discursa.
Trajetória de Claudio Armelin
Claudio Armelin nasceu na cidade de Leme, no dia 27 de julho de 1942. Foi casado com a senhora Irene Fidêncio Bueno Armelin, já falecida, com quem tem duas filhas, Cláudia Rogéria Armelin e Jaqueline Armelin.
A trajetória de vida de Claudio Armelin começou muito cedo, aos 10 anos de idade, num armazém em Leme. No ano de 1962, mudou-se para Araras onde ingressou na multinacional Nestlé como auxiliar geral. Com tanta competência e dinamismo no trabalho, foi logo transferido para o cargo de supervisor, passou a ser o responsável pela fabricação dos produtos.
Em 1974, após 12 anos em uma das mais importantes indústrias alimentícias do mundo, foi novamente promovido, desta vez para o cargo de programador de produção, sendo o encarregado do laboratório de qualidade do setor. Cinco anos mais tarde, em 1967, recebeu o convite para integrar a direção do Sindicato da Alimentação de Araras, onde passou a lutar pelos trabalhadores visando melhoria de salário e condições de trabalho.
Na década de 80, reativou em Araras o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) juntamente com outros partidários, assumindo inclusive a presidência do mesmo. Em 1988, concorreu as eleições para o cargo de vereador e foi eleito com 767 votos, sendo o 7º mais votado no total de 17 cadeiras na época. Tomou posse em 1889 e participou da elaboração da LOMA (Lei Orgânica do Município de Araras). No ano seguinte, em 1990, paralelo ao mandato de vereador foi eleito também presidente do Sindicato da Alimentação de Araras.
Na Nestlé, após 33 anos dedicados a multinacional em Araras, aposentou-se no dia 23 de abril de 1995. No ano seguinte, em 1996 deixou a presidência do Sindicato. Continua na vida política de Araras até os dias de hoje, participando de campanhas e agora como presidente do partido Democratas, o DEM, mesmo partido do presidente da Câmara Municipal, Pedro Eliseu Sobrinho, proponente da homenagem.
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA
Texto: Nilsinho Zanchetta
Fotos: Camila Ripp
Publicado em: 28 de julho de 2017
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal esteve no Colégio Canossianas, de Araras, na tarde do dia 22 (sexta-feira). A visita faz parte do projeto “Câmara Cidadã”, promovida pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francis...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Na noite do dia 19 de novembro (terça-feira) foi realizado ato solene em celebração ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional a partir do ano de 2024 e no estado de São Paulo desde 2023, no anf...
A Comissão Especial de Inquérito criada para avaliar denúncias feitas por munícipes sobre a situação da Casa Rosa no município de Araras encerrou suas atividades e entregou seu relatório final para...
Na 11ª Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal rejeitaram o Projeto de Lei Complementar nº19/2024, de autoria do Executivo, que tinha como objetivo...
Na tarde desta terça-feira (19), a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), entregou a imagem da Nossa Senhora do Patrocínio que fica no plenário “...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.