Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Homenagens marcam descerramento do Átrio “Presidente Ver. Pedro Pessotto Filho”


 A Câmara de Araras realizou na noite de segunda-feira (22) ato solene de descerramento de placa que dá nome ao seu átrio de “Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". O átrio é o pátio externo da Câmara, principal acesso ao prédio. A denominação foi atribuída pelo decreto legislativo nº 11/2014, de autoria do presidente, vereador Breno Zanoni Cortella (PT).

Na ocasião também foi feito descerramento de placa de denominação da sede do Poder Legislativo. O prédio, onde hoje é a Câmara de Araras, era antigamente o Fórum de Araras, o qual recebeu o nome de “Dr. José de Almeida Peixe Abade” por meio de lei e decreto estadual em 1976.

Participaram da cerimônia familiares dos homenageados, ex-vereadores e autoridades do município. Do Legislativo compareceram, além do presidente Breno Cortella, os vereadores Carlos José da Silva Nascimento (PT), Francisco Nucci Neto (PMDB), Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

Durante a cerimônia o público assistiu um vídeo-documentário produzido pela Câmara sobre a história de Pedro Pessotto Filho. Também foi reproduzida uma entrevista realizada pela Rádio Clube Ararense em 2012 com Pessotto. O público pode ainda conferir a reforma que foi feita no prédio para garantir acessibilidade e segurança.

Além de reparos de manutenção, a sede do Poder Legislativo conta agora com nova recepção, com porta automática, e novos banheiros adequados para pessoas com mobilidade reduzida. Também houve alteração na porta de acesso ao plenário e outras saídas, rampas de acessibilidade e instalações obrigatórias de emergência. Uma das ações principais para facilitar o acesso foi a instalação de um elevador ao lado da escada principal que dá acesso ao pavimento superior.

O primeiro a se manifestar na cerimônia foi Paulo Aranha Peixe, filho de José de Almeida Peixe Abade que dá nome ao prédio. “Os meus agradecimentos e de toda a minha família por essa notável lembrança ao meu pai nessa Casa Legislativa. Ficamos muito honrados com a homenagem”, ressaltou.

Em 1973, por indicação do vereador Valdemir Zuntini, foi sugerido que o edifício do Fórum de Araras, localizado na avenida Zurita, recebesse o nome de “Dr. José de Almeida Peixe Abade”. Por meio do projeto de lei estadual nº 105 de 1975, o então deputado estadual Benedito de Campos apresentou o projeto de denominação na Assembleia Legislativa.

 O projeto aprovado em 20 de maio de 1975 e encaminhado ao governador do Estado Paulo Egydio Martins para sanção. O projeto foi vetado, mas o veto foi derrubado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tornando-se lei estadual (nº 665 de 04 de setembro de 1975). Mesmo assim o governador Paulo Egydio Martins também editou o decreto estadual nº 7.545 de 6 de fevereiro de 1976, com a mesma denominação.

Pedro Pessotto Neto, filho de Pedro Pessotto Filho que dá nome ao átrio da Câmara de Araras também agradeceu a homenagem. “A família só tem a agradecer a grandiosidade dessa homenagem. Tomamos essa homenagem com muito orgulho, queria registrar o nosso desejo que essa referência seja tida não só a pessoa de meu pai, mas sim para todos aqueles que contribuíram para cidade, que antes de perguntar o que a cidade tinha para oferecer, ofereceram a cidade o que tinham”.

Também se manifestou o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Irineu Norival Maretto (2001/2002). “Com o Pedro Pessotto nós aprendemos muitas coisas, além dele ser um professor literário, ele era um professor da vida, de caráter, de ética. Ele nos ensinava diferente do que vemos na TV hoje, ele ensina a administrar e cuidar do bem comum de maneira singela, não contundente, mas brilhante”.

A presidente da Câmara-Jovem, Bianca da Silva agradeceu pela iniciativa de Pessotto em criar um projeto voltado para os jovens.  “Se nós vereadores-jovens estamos aqui, devemos muito a ele. Gostaria de dizer que essa homenagem foi muito bela, pois destacou a história de alguém tão importante para nossa cidade”.

O vereador Francisco Nucci Neto, que também foi presidente da Câmara em 2003/2004, comentou sobre o período que trabalhou na Casa junto com Pedro Pessotto Filho. “Ele era uma pessoa humana, sensível, preocupado com as coisas corretas, éticas. Ele era um indivíduo preocupado com a população, portanto o nome dele ficará aqui, perpetuado, não só como forma de agradecimento, mas também reconhecimento”.

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella comentou incialmente sobre as obras que estão sendo realizadas e ressaltou a colaboração de ex-presidentes para melhorias do prédio. “Essas melhorias chegaram a ser pensadas por gestões anteriores. Fizemos uma parte e a próxima gestão poderá dar continuidade com ainda mais ações”, explicou.

Breno também falou sobre a importância de resgatar a história do prédio da Câmara e contou como descobriu que o prédio onde está a Câmara, antigo Fórum, foi denominado de “Dr. José de Almeida Peixe Abade”. “A procuradora da Fazenda do Estado, Mônica Hildebrand de Mori, que é bisneta de Peixe Abade me contou que o prédio possuía o nome de seu bisavô. Peixe Abade foi uma figura importante na administração pública e no meio jurídico. Por isso deve ser lembrado e reverenciado”, falou.  

 Sobre Pedro Pessotto Filho, o presidente da Câmara, relembrou o período que conviveu com o político desde o início da Câmara-Jovem. “Tive a honra de ser o primeiro presidente da Câmara-Jovem de Araras e com ele pude ter os mais brilhantes diálogos, ensinamentos de lisura e ética. Na minha trajetória política ele sempre me acompanhou e por isso devo a ele que foi um professor, um mentor e um pai que tive na política”, disse. Breno também ressaltou que a figura de Pedro Pessotto será lembrada pelos que entrarem na Câmara. “Os servidores, os cidadãos, os vereadores, prefeitos e todas as pessoas poderão seguir os exemplos desse grande homem público”, finalizou.  

           

 José de Almeida Peixe Abade

 José de Almeida Peixe Abade nasceu em Araras, no dia 1ª de fevereiro de 1889, filho de Raphael Peixe (originalmente, Raphael Pesce de nacionalidade italiana) e Ambrozina de Almeida Peixe (brasileira).

 Aos quatro anos ficou órfão de pai e em gratidão ao seu padrasto Manoel Abade, consegue permissão do Ministro da Justiça para acrescentar o sobrenome “Abade”, tornando-se então José de Almeida Peixe Abade.

 Ingressou na faculdade de direito de São Paulo do Largo São Francisco, formando-se na turma de 1912. Abade veio para Leme e advogou até 1915, quando foi nomeado para o cargo de delegado de Polícia na Comarca de Descalvado, função que desempenhou por cinco anos. Mais tarde foi promovido a promotor público na mesma comarca. Na época conheceu sua esposa Olga Alves Aranha.

 Em 1927 com a morte de seu padrasto, Abade voltou a morar em Leme e passou a administrar os bens da família. No município foi secretário do Diretório do Partido Republicano e vice-presidente da Câmara Municipal.

 Foi Promotor Público em Araras e um dos fundadores do Rotary Club. Teve atuação destacada em serviços prestados a comunidade. Além de advogar, Abade também colaborava escrevendo para o extinto Semanário de Araras e jornal Tribuna do Povo.

 Promovido, passou a exercer o seu cargo na comarca de Ribeirão Preto, onde teve suas atividades voltadas para o amparo de menores carentes e sua profissionalização. Ainda em Ribeirão Preto, exerceu intensa atividade jornalística pertencendo ao quadro de colaboradores permanentes do Jornal Diário “A Notícia”.

 Também estudioso da história, a partir de 1942, desenvolveu aprofundadas e incansáveis pesquisas no que resultou na data real da chegada dos europeus ao Brasil, passando oficialmente a ser comemorada no dia 22 de Abril de 1500, e não mais em 3 de maio.

 Posteriormente, por volta de 1950, em razão de nova promoção na carreira, foi removido para São Paulo, onde passou a exercer o cargo de Curador de Menores, Órfãos e Ausentes da comarca da capital, até 1954, quando faleceu em 20 de junho, aos 65 anos.

 

 Pedro Pessotto Filho

 

 Pedro Pessotto Filho nasceu em Araras em 14 de setembro de 1929, filho de pai italiano de Údine, norte daquele país, e de Dona Sebastiana, brasileira, acostumada às fazendas. Viveu boa parte da infância na Fazenda São Joaquim.

 Comerciante, advogado, jornalista e político ararense atuou no ramo de ótica, atividade empresarial que exerceu por 40 anos com a “Pessotto Ótica”.

 “Pedrinho Pessotto”, como era chamado carinhosamente por amigos, faleceu em 2013 deixando esposa e quatro filhos. Era casado com Olga Emília Eliseu, conhecida como Anita e residia no bairro São Benedito. Pessotto teve duas filhas, Cláudia e Sílvia, fruto da união com sua primeira esposa Sônia Fachini. Pedro Neto e Veridiana, fruto de seu casamento com Anita.

 Após quase cursar medicina em Curitiba, convencido pela mãe para não deixar a cidade, Pessotto formou-se professor na turma de 1956 do então Colégio Estadual e Escola Normal Dr. Cesário Coimbra. Na época aceitou convite para se candidatar a vereador e foi eleito pela primeira vez para a 3ª Legislatura (1956/1960) da Câmara Municipal de Araras.

 Durante a gestão do prefeito Milton Severino voltou a ser eleito para a 6ª Legislatura (1969/1972) da Câmara, sendo presidente no biênio 1969/1970 com 40 anos de idade.

 Neste período aconteceu a intervenção federal no município que interrompeu o processo político livre e cassou o prefeito. Na época militante do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), candidatou-se a deputado estadual. No ano seguinte enfrentou o candidato da situação, pela ARENA (Partido Aliança Renovadora Nacional), Prof. Jair Della Coletta, nas eleições municipais para prefeito.

 Também era um ícone do jornalismo local. Foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo em Araras por 30 anos. Também escreveu e foi colaborador nos jornais locais, dentre eles a Tribuna do Povo e o Opinião Jornal. Recebeu homenagem da AIA (Associação de Imprensa de Araras) em 2008, por ocasião da comemoração dos 200 anos de imprensa no Brasil.

 Formou-se advogado e teve destacada atuação como comerciante com a “Pessotto Óptica”, após fazer curso de óptico em São Paulo. Empresa que ainda existe na cidade.

 De 2001 a 2003 foi secretário Administrativo da Câmara Municipal nas gestões dos presidentes Irineu Norival Maretto e Francisco Nucci Neto. Pedro Pessotto Filho teve participação ativa na criação e estruturação da Câmara-Jovem, projeto que se tornou realidade com a instituição do decreto legislativo nº 6/2001. 

 Pedro Pessotto Filho faleceu no dia 9 de junho de 2013, aos 83 anos. Seu corpo foi velado no Plenário da Câmara Municipal de Araras e sepultado no Cemitério Municipal. 


Publicado em: 23 de dezembro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais