Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Inscrição para Parlamento Jovem Brasileiro encerra dia 14


Alunos do ensino médio de todo o País, com idade entre 16 e 22 anos, podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro até o dia 14 de junho. O programa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal. A 10ª edição do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro deste ano, na Câmara dos Deputados, e vai reunir 78 participantes representando todos os estados.

Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente no Estado ou no município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

A Câmara Municipal de Araras está apoiando o processo de inscrição no Parlamento Jovem. O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) colocou a Diretoria Legislativa da Câmara à disposição para quaisquer dúvidas e orientações. "Temos servidores com grande conhecimento na área que podem orientar os jovens interessados, servindo também como um aprendizado sobre o funcionamento do Poder Legislativo", disse o presidente.

Todos os projetos de lei da Câmara de Araras estão disponíveis no seu site para a pesquisa. Os jovens interessados podem entrar em contado com a diretora Legislativa da Câmara, Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva. "A iniciativa do Parlamento Jovem é muito positiva, já tivemos vários ararenses participantes e queremos que mais jovens conheçam o processo democrático brasileiro", afirmou Breno.

Na 9ª edição do PJB, a ex-vereadora-jovem Marceli Fernanda Malaman, estudante da EE Profº Vicente Ferreira dos Santos, participou dessa jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A jovem apresentou projeto de lei que tratou sobre a substituição do papel convencional por papel reciclado nos órgãos públicos da União, Estados e Municípios.

Ela fez parte da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente do Parlamento Jovem. Durante cincos dias participou de palestras sobre o processo legislativo e sobre os mecanismos de participação do cidadão.

Marceli recomenda a experiência aos jovens. “Tive a oportunidade de visitar todo o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e conhecer o ministro do turismo, Gastão Vieira e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Fiz muitas amizades, aprendi muitas coisas, principalmente sobre o significado de coletividade. Com certeza recomendo que os estudantes de Araras participem do PJB”, contou.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a "fanpage" do Parlamento Jovem Brasileiro, no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Os interessados em participar do programa devem entregar ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos Estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa.

Mais informações podem ser obtidas na página do Parlamento Jovem 2013.  

 

Foto

Legenda: O então presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, recebeu em seu gabinete os jovens parlamentares da edição de 2012. 


Publicado em: 04 de junho de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...

Leia Mais

Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...

Leia Mais

Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...

Leia Mais