Interessados em participar da Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovida pela Escola Legislativa de Araras em parceria com a Avida – Associação para Valorização e Inclusão das pessoas com Deficiência de Araras, podem fazer inscrição até quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Araras, das 8h às 17h30.
O curso é gratuito e aberto para toda a comunidade. A oficina é ministrada no plenário “Ver. Bruno Moysés Batistela” pelo instrutor de libras Nestor Aparecido de Pires Lima, professor voluntário da Escola Legislativa.
A primeira aula aconteceu na tarde desta sexta-feira (22) e na ocasião os servidores da Casa puderam se familiarizar com alguns sinais. No próximo encontro o professor Lima informou que irá recapitular o que já foi ensinado caso novos participantes se inscrevam.
O curso acontece toda sexta-feira, a partir das 14h, até o dia 12 de dezembro, totalizando uma carga horária de curso de 34 horas. Os participantes receberão certificado.
A Escola Legislativa de Araras tem como uma de suas diretrizes a educação para a cidadania. Dentro desse contexto, tem o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população e oferecer cursos. Consta em seu Plano de Ação Político-Pedagógico a premissa da inclusão para aprimoramento da democracia e do acesso as informações do poder público.
Essa iniciativa está prevista nas diretrizes da Câmara Participativa que estabelece também a modernização administrativa e a melhoria do atendimento ao público, a acessibilidade e a inclusão. O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella destacou a iniciativa. "Vimos que vários outros órgãos públicos capacitaram seus servidores e nós também queremos ser um espaço democrático e de inclusão de toda a nossa comunidade", disse Breno.
A lei federal nº 10.908/2000 estabeleceu que o poder público deve implementar a formação de profissionais intérpretes em linguagem de sinais e de guias-intérpretes, para facilitar qualquer tipo de comunicação direta à pessoa portadora de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação. O decreto federal nº 5.626/2005 fixou que os municípios deverão definir mecanismos para o uso e difusão de Libras, de sua tradução e interpretação. A mesma norma também assegurou que os órgãos públicos, inclusive municipais, viabilizarão as ações para capacitação de servidores. "O que estamos fazendo é efetivando o que dispõe a legislação federal", ressaltou o presidente Breno.
Para a coordenadora geral da Avida, Maura Bury, é fundamental que a Câmara tenha a iniciativa de proporcionar esta capacitação. "O deficiente auditivo muitas vezes é visto como estrangeiro que tem acesso aos conhecimentos de um modo diverso dos demais, se mantendo isolado do grupo e a possibilidade de transmitir a libras para outras pessoas é uma maneira de inserir o deficiente auditivo no contexto social", ressaltou.
No mês de junho deste ano a vereadora Anete Monteiro Casagrande apresentou indicação ao prefeito Nelson Dimas Brambilla para que fosse viabilizado treinamento ou curso de libras para funcionários públicos que trabalhem em setores de recepção e atendimentos nos órgãos municipais. "A capacitação pode contribuir em trazer mais conforto e atenção ao cidadão que busca os serviços municipais, ainda mais com relação aos cidadãos com deficiência que encontram sérias dificuldades em encontrar servidores que entendam suas mensagens de forma rápida e precisa", apontou a vereadora.
Publicado em: 22 de agosto de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, que ocorreu no Centro Empresarial Europa Center (sede provisória da Câmara Municipal de Limeira), o diretor de convênios do...
Na manhã de sexta (10), foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitana de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira (funcionando temporariamente no Centro Empresarial Europa Cent...
Na noite de quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Araras realizou solenidade de abertura da campanha Outubro Rosa, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. O evento foi uma parceria da Proc...
A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de quarta-feira (8), a sessão solene de entrega da medalha “Nordestino do Ano”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 1, de 16 de fevereiro de 2024....
A cerimônia de entrega da Medalha de Mérito “GCM Josefa Maria Araújo Cavalcante” foi adiada devido a problemas técnicos. Uma nova data será divulgada em breve nos canais oficiais da Câmara Muni...
Os vereadores votaram pela prorrogação do prazo de funcionamento da comissão temporária de assuntos relevantes que visa acompanhar e fiscalizar atos que levaram à retirada do prêmio de assiduidade...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.49 | Desenvolvido por: Sino Informática.