Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Lei de incentivo ao microempreendedor foi debatida em audiência


 O vereador Zé Bedé realizou na última sexta-feira (25) Audiência Pública referente ao Projeto de Lei n°. 11/2011 que está tramitando na Câmara Municipal de Araras, e que irá regulamentar a Lei Geral Municipal concedendo tratamento diferenciado e favorecido ao Microempreendedor Individual, às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Araras de que trata a Lei Complementar Federal n°. 123/2006.

 A audiência contou com a participação de cerca de 30 pessoas e atingiu o seu objetivo principal, que foi abordar aspectos técnicos do Projeto, esclarecendo aos vereadores a importância da aprovação e da implantação do projeto em nosso município, e também esclareceu aos empreendedores que estão na informalidade acerca dos benefícios que terão ao regularizar o seu empreendimento.

 A mesa foi composta pelo proponente Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé- PT) e contou com a presença do Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Sérgio Colletti Pereira do Nascimento; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias e do Consultor de Políticas Públicas do SEBRAE Gustavo Marques.

 Participaram também os vereadores Eduardo de Moraes (PSD) e Breno Cortella (PT), já o vereador Valdemir Gomes, o Mami (PT) justificou a sua ausência.

 O Secretário Leonardo Dias, explicou que após a indicação do Zé Bedé para que fosse elaborado e enviado o projeto à Câmara, o prefeito Brambilla, que sempre quis dar atenção especial a esses empreendedores, tem o Zé Bedé como parceiro da administração por não medir esforços em suas ações.

 Dias ressaltou que para conclusão do projeto de lei, o mesmo tramitou de seis a oito meses em algumas secretarias, tais como, administração, fazenda, educação, e outras, “O empreendedorismo poderá ser inserido na grade curricular, de forma que o SEBRAE qualifique os professores, e esses multipliquem o empreendedorismo, para que os jovens saiam da escola já sabendo o que é ser empreendedor”, finalizou.

 O Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Sérgio Colletti Pereira do Nascimento falou sobre alguns aspectos técnicos do projeto, como a simplificação, a figura do agente de desenvolvimento que irá articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento dos MEI, ME, EPP, além de pontos como a criação da sala do empreendedor que terá como finalidade atender e fornecer todas as informações aos micro e pequenos empresários que quiserem deixar a informalidade, inclusive sobre captação de crédito.

 Zé Bedé comentou “É importante a aprovação deste projeto de lei, o Microempreendedor individual tinha o limite máximo permitido para a receita bruta anual de R$ 36 mil e agora foi para R$ 60 mil”.

 O vereador acrescentou “Esses empreendedores se formalizando, terão benefícios de aposentadoria, poderá contratar um funcionário, terão facilidade em contratar crédito junto ao Banco do Povo em valor superior o de pessoa física”.

 Claudiana Pena, que é residente no Bairro Parque Dom Pedro, e trabalha na informalidade com roupas e produtos religiosos, pretende regularizar o seu empreendimento “Eu compro e revendo roupas, e regularizando meu negócio poderei realizar compras no atacado com o CNPJ e com isso poderei comprar em preço mais baixo, pois na informalidade eu pago mais caro pelos produtos”.

 Claudiana ressaltou “o problema em Araras é que os escritórios de contabilidade não querem fazer a abertura do meu empreendimento ao custo zero como é determinado na lei, e isso dificulta quem está na informalidade para poder regularizar o empreendimento”.

 Gustavo Marques parabenizou Zé Bedé e a equipe da prefeitura pelo importante passo e explicou da importância na aprovação deste projeto de lei para que o município possa aumentar sua receita.

 Marques também enfatizou que os escritórios de contabilidade realizem a abertura aos microempreendedores individuais gratuitamente, “O escritório de contabilidade não está fazendo caridade nessas aberturas, ele é obrigado, é fato “O MEI após dois anos de atividade crescerá, e este necessitará de um contador, e ele vai procurar aquele contador que abriu o seu pequeno negócio”.

  

 

                                                Assessoria do Vereador

 

 

FOTO: (Mesa composta pelo Secretário Leonardo Dias, vereador Zé Bedé, o Secretário Sérgio Colletti e o Consultor do SEBRAE Leonardo) Crédito: Assessoria do Vereador.

 


Publicado em: 01 de dezembro de 2011

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O projeto Câmara Cidadã, conduzido pela Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu mais alunos de escolas de Araras na última semana. Estudantes do Serviço Nacional de Aprendiza...

Leia Mais

Na manhã de quarta-feira (3), a vereadora Rosa Scanavini (PRD), representando a Procuradoria Especial da Mulher, esteve na cidade de Jaú. Na visita, Rosa, que é procuradora especial da mulher, conv...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras, por meio da Diretoria de Comunicação, firmou uma parceria com a Câmara Municipal de Jaú para a troca de conteúdos institucionais. A colaboração com outras Escolas Legi...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, na noite de terça-feira (2), audiência pública que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 11/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a...

Leia Mais

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras realizada na segunda-feira, 1º de setembro, o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Benedito Aparecido Bordini, fez uso da...

Leia Mais

O tema Semana da Pátria foi assunto na Tribuna Livre desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O subtenente do Tiro de Guerra (TG) de Araras, André Vinícius de Melo, a convite da presidência,...

Leia Mais