Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Lei garante novas modalidades médicas nos PSFs


Em breve as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) poderão ganhar novos profissionais. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Breno Cortella (PT), aprovado na última sessão ordinária (3), depende apenas da sanção do prefeito em exercício, Nelson Dimas Brambilla (PT).
Pela proposta, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais passarão a atuar nas equipes multidisciplinares e multiprofissionais em programas de assistência à saúde no município de Araras. O projeto foi aprovado com as emendas do vereador Erinson Mercatelli (PSB)  que inserem Assistentes Sociais também nestas equipes.
Na justificativa do projeto, o vereador Breno discorreu sobre a história do Serviço Público de Saúde oferecido no país, com foco na criação, em 1994, pelo Ministério da Saúde, do Programa Saúde da Família (PSF), com o propósito de reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Segundo Breno, o PSF revela-se como o espaço ideal para a inserção da fisioterapia e da terapia ocupacional na atenção básica, principalmente por considerar o usuário de forma global, envolvendo questões relacionadas à saúde como moradia, saneamento básico, água tratada, acesso aos serviços de saúde, não estando limitado apenas à doença, mas sim tendo como foco a saúde e a qualidade de vida.
“A participação intensa do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional no PSF e em programas e ações similares de cuidados primários em saúde é condição fundamental para a concretização das diretrizes de uma assistência à saúde realmente integral, ao contrário do tradicional modelo medicalizado, fragmentado, hospitalocêntrico e baseado na dependência e exclusão social”, opina o vereador.
Ele ainda completa dizendo que apesar do fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional serem reconhecidos como profissionais indispensáveis na área da saúde, estes ainda são vistos, muitas vezes, como tratador/reabilitador, mascarando uma de suas funções principais que é a atuação no campo preventivo e de promoção à saúde.
Dados mostram que no Brasil, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional implantaram-se como “solução” para os altos índices de acidentes de trabalho existentes. O número de afastamento, causados por doenças do trabalho. triplicou em 2007. As principais causas de afastamento são lesões por esforço repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). O Governo gasta, em média, R$12,5 bilhões por ano com auxilio – doença para pessoas que ficam mais de 15 dias afastadas do trabalho.
“As equipes multidisciplinares e multiprofissionais, encarregadas da execução dos programas de saúde, segundo os estudos, tem demonstrado que necessitam da atuação de um fisioterapeuta, tornando possível prevenir o aparecimento de doenças, diminuir a prevalência e tratar as patologias com alto índice de incidência na população, detectado atualmente”, completa Breno.
E ainda defende que todo cidadão tem direito à saúde, mediante atendimento integral, abrangendo a promoção, preservação e recuperação da saúde. “Este é o motivo pelo qual é preciso adequar às equipes e os programas de saúde de modo que ofereçam real possibilidade preventiva”, conclui.


Publicado em: 07 de agosto de 2009

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título Policial Destaque durante a 16ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (19). Os homenageados deste ano foram: o escrivão de pol...

Leia Mais

Na quarta-feira, dia 21 de maio, a partir das 9 horas, a Câmara Municipal de Araras promove, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, o evento de lançamento da Procuradoria da Criança e do Ad...

Leia Mais

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba e presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), participou da 3ª Reunião do Parlamento da Região Metropolitana de...

Leia Mais

A 3ª Sessão Extraordinária, que foi realizada na segunda-feira (12), discutiu e aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 4/2025. A autoria é da vice-presidente da Câmara Municipal de Araras, a ver...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 45/2025, que inclui o campeonato “Rei da Love” no Calendário Oficial do Município de Araras e no Calendário Turístico. A votação ocorreu nesta...

Leia Mais

Na 15ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 36/2025, que institui o mês de agosto como Mês de Conscientização sobre a Campanha “Não dê esmola, dê um recomeço”. A votação oc...

Leia Mais