Notícias



Léo e Jacovetti visitam obras do aterro sanitário



Publicado por: Imprensa


Os vereadores Léo Gurnhak (PT) e Carlos Jacovetti (PSDC), membros da Comissão Temporária de Assunto Relevante, visitaram na manhã desta quarta-feira (27) as obras do aterro sanitário do município, foco de acompanhamento desta comissão temporária.
Na última semana o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) iniciou a impermeabilização do tanque emergencial de contenção de chorume, que vai impedir o contato do líquido com o solo do Aterro Sanitário. No tanque, foi colocada uma manta de Pead (polietileno de alta densidade) com solda, para impermeabilizar o solo. Essa manta vai colher o chorume e levá-lo para a caixa de contenção. Depois ele será retirado desta e levado para a Estação de Tratamento de Esgoto.
O chorume é um dos resíduos líquidos mais tóxicos dos aterros sanitários. Um líquido preto que pode contaminar por centenas de anos um lençol freático, caso não seja tratado. Ele é formado pela mistura de água, com outros inúmeros resíduos que vão para o lixo. Esse líquido pode entrar na cadeia alimentar, caso ele consiga chegar aos lagos e rios.
Durante a visita os vereadores puderam constatar que o chorume corre a céu aberto. “Infelizmente não houve uma preocupação no passado com esse resíduo. Nossa missão é evitar que o problema de hoje transforme-se num caos para as futuras gerações”, disse o vereador Léo.
Os vereadores ainda visitaram o local onde será construído o tanque efetivo de contenção de chorume, maior e com mais capacidade de absorção, e o espaço que atualmente está tomado por lixo orgânico, com previsão desse conteúdo ser remanejado em até 180 dias.
“Pretendemos visitar o local toda semana. Iremos fotografar e mostrar para a população o que está sendo feito. É uma obra cara, mas necessária. Merece nossa total atenção”, enfatizou Jacovetti.
Segundo Jacovetti e Léo, a cada dois dias, os assessores parlamentares que atuam no gabinete dos vereadores, respectivamente, Carlos Bombonatto e Leandro Cerbi, deverão comparecer no lixão para fotografar o andamento das obras.
 
Documentos
Esta Comissão de Assuntos Relevantes foi aprovada durante a sessão ordinária de 4 de maio com o propósito de acompanhar e fiscalizar os trabalhos do aterro, procedendo vistorias e levantamentos nas repartições públicas municipais e entidades descentralizadas, onde terão livre acesso e permanência.
Ela tem duração de 90 dias, prorrogáveis, e foi proposta pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMBD), que, por força regimental, deve presidi-la. Léo e Jacovetti são os dois membros designados pela presidência, sendo Jacovetti escolhido relator dos trabalhos.
No começo desta semana os membros da Comissão reuniram-se pela primeira vez e decidiram solicitar, ao Saema, o envio de algumas documentações: indicação das dotações orçamentárias referentes a todas as despesas decorrentes das obras no aterro sanitário e respectivas notas de empenho; justificativa da dispensa de licitação e cópia do Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Prefeitura de Araras e pela Promotoria Pública; cópia do contrato assinado pelo Saema e pela empresa responsável pelas obras, com as referidas planilhas orçamentárias e de execução; e cópia do registro da caução oferecida pela empresa contratada.
Além disso, a Comissão também deliberou solicitar ao Saema a realização de audiência pública, por parte da empresa contratada e da autarquia, para a apresentação dos serviços em execução no aterro sanitário. 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!