A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa de Araras em parceria com a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizou na terça e quarta-feira (21 e 22) curso de Gestão Pública de Capacitação para membros de Conselhos Municipais.
Participaram da atividade 56 pessoas sendo elas, gestores municipais, funcionários públicos, membros de associações, conselhos, ONGs e imprensa. Também estiveram presentes funcionários públicos das prefeituras de Limeira e Santa Gertrudes e da Câmara Municipal de Santa Barbara do Oeste.
O curso teve como objetivo apresentar noções sobre gestão pública, mecanismos de controle social, funções e responsabilidades dos conselhos municipais e de seus representantes. No final do curso foram distribuídas camisetas e exemplares da Constituição Federal para os participantes.
Para coordenadora do programa “TCEndo Cidadania”, Ana Alaíde Pinheiro, a atividade com a Escola Legislativa de Araras teve grande importância, pois essa é primeira vez que o curso foi ministrado fora do estado de Pernambuco. “Apesar das regiões serem diferentes, as dúvidas encontradas foram muito parecidas e as dinâmicas foram muito bem aceitas. Foi uma integração muito importante tanto para a nossa escola como para a escola de Araras”, disse.
O instrutor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Antônio Cabral de Melo Junior disse que a iniciativa da Escola Legislativa de Araras proporcionou uma oportunidade de crescimento e conhecimento. “Além disso, a participação dos conselheiros mostrou uma preocupação em melhorar suas atividades. Foi muito enriquecedor, uma equipe muito colaborativa e participativa. Foi uma grande experiência”.
O curso demonstrou a importância dos Conselhos e o papel do Conselheiro no dia a dia do funcionamento da administração pública. Para o assessor de vereador da Câmara de Santa Barbara do Oeste, Carlos Polli, o curso foi importante para promover o amadurecimento da visão do conselheiro. “Muitas pessoas não têm noção de alguns procedimentos, de como é feito o serviço público e como é utilizado o dinheiro público. Por isso é importante esse conhecimento mais profundo das ações realizadas por um conselho”, disse.
Iara Granado Sanzovo, que compõe o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, relata que a iniciativa da Câmara foi excelente. “A possibilidade de um curso de gestão já havia sido levantada pelos membros do Comdicar em reunião do Conselho e o curso foi muito proveitoso, pois deu uma noção muito grande do funcionamento do poder público sobre contas e gestão, além de trazer a experiência de outros lugares, o que é muito interessante para o intercâmbio de informações”.
O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella, ficou muito satisfeito com o curso ministrado pelo TCE pernambucano. “A Escola de Contas do Tribunal do Estado de Pernambuco tem vasta experiência e ótima estrutura. O curso foi muito proveitoso tanto para os participantes quanto para a Câmara, que teve a possibilidade de sediar essa importante aula de cidadania via Escola Legislativa”, aponta.
Breno lembra que a Escola Legislativa, inaugurada em maio deste ano, desde então, vem realizando diversas atividades de educação cidadã, conforme previsto em sua regulamentação e no seu Plano Político Pedagógico. A Escola tem como uma de suas finalidades a formação do cidadão e o fomento à democracia participativa. O controle social e a organização popular também são focos da Escola Legislativa de Araras. Uma das medidas é a capacitação de lideranças populares e conselheiros municipais.
A iniciativa de realizar o curso do programa “TCEndo Cidadania” surgiu após o XXIII Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), onde participaram a chefe de gabinete da presidência da Câmara Taís Maciel da Silva e a diretora Legislativa Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva, que compõem o Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras.
Após duas manhãs e duas tardes de aulas, ao final do curso os participantes receberam certificados. O presidente da Câmara agradeceu a presença de todos e destacou a assiduidade e interesse no curso. "Foi o primeiro curso com uma carga horário maior, ficou evidenciado que temos boa demanda para isso", disse Breno.
Publicado em: 23 de outubro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.