Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Mais de 50 pessoas participam de curso de gestão pública promovido pela Escola Legislativa


A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa de Araras em parceria com a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizou na terça e quarta-feira (21 e 22) curso de Gestão Pública de Capacitação para membros de Conselhos Municipais.

Participaram da atividade 56 pessoas sendo elas, gestores municipais, funcionários públicos, membros de associações, conselhos, ONGs e imprensa. Também estiveram presentes funcionários públicos das prefeituras de Limeira e Santa Gertrudes e da Câmara Municipal de Santa Barbara do Oeste.

O curso teve como objetivo apresentar noções sobre gestão pública, mecanismos de controle social, funções e responsabilidades dos conselhos municipais e de seus representantes. No final do curso foram distribuídas camisetas e exemplares da Constituição Federal para os participantes.

Para coordenadora do programa “TCEndo Cidadania”, Ana Alaíde Pinheiro, a atividade com a Escola Legislativa de Araras teve grande importância, pois essa é primeira vez que o curso foi ministrado fora do estado de Pernambuco.  “Apesar das regiões serem diferentes, as dúvidas encontradas foram muito parecidas e as dinâmicas foram muito bem aceitas. Foi uma integração muito importante tanto para a nossa escola como para a escola de Araras”, disse.

O instrutor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Antônio Cabral de Melo Junior disse que a iniciativa da Escola Legislativa de Araras proporcionou uma oportunidade de crescimento e conhecimento. “Além disso, a participação dos conselheiros mostrou uma preocupação em melhorar suas atividades. Foi muito enriquecedor, uma equipe muito colaborativa e participativa. Foi uma grande experiência”.

O curso demonstrou a importância dos Conselhos e o papel do Conselheiro no dia a dia do funcionamento da administração pública. Para o assessor de vereador da Câmara de Santa Barbara do Oeste, Carlos Polli, o curso foi importante para promover o amadurecimento da visão do conselheiro. “Muitas pessoas não têm noção de alguns procedimentos, de como é feito o serviço público e como é utilizado o dinheiro público.  Por isso é importante esse conhecimento mais profundo das ações realizadas por um conselho”, disse.

Iara Granado Sanzovo, que compõe o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, relata que a iniciativa da Câmara foi excelente. “A possibilidade de um curso de gestão já havia sido levantada pelos membros do Comdicar em reunião do Conselho e o curso foi muito proveitoso, pois deu uma noção muito grande do funcionamento do poder público sobre contas e gestão, além de trazer a experiência de outros lugares, o que é muito interessante para o intercâmbio de informações”.

O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella, ficou muito satisfeito com o curso ministrado pelo TCE pernambucano. “A Escola de Contas do Tribunal do Estado de Pernambuco tem vasta experiência e ótima estrutura. O curso foi muito proveitoso tanto para os participantes quanto para a Câmara, que teve a possibilidade de sediar essa importante aula de cidadania via Escola Legislativa”, aponta.

Breno lembra que a Escola Legislativa, inaugurada em maio deste ano, desde então, vem realizando diversas atividades de educação cidadã, conforme previsto em sua regulamentação e no seu Plano Político Pedagógico. A Escola tem como uma de suas finalidades a formação do cidadão e o fomento à democracia participativa. O controle social e a organização popular também são focos da Escola Legislativa de Araras. Uma das medidas é a capacitação de lideranças populares e conselheiros municipais.

A iniciativa de realizar o curso do programa “TCEndo Cidadania” surgiu após o XXIII Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), onde participaram a chefe de gabinete da presidência da Câmara Taís Maciel da Silva e a diretora Legislativa Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva, que compõem o Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras.

Após duas manhãs e duas tardes de aulas, ao final do curso os participantes receberam certificados. O presidente da Câmara agradeceu a presença de todos e destacou a assiduidade e interesse no curso. "Foi o primeiro curso com uma carga horário maior, ficou evidenciado que temos boa demanda para isso", disse Breno.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO


Publicado em: 23 de outubro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais