Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Médicos apelam na Câmara por repasse de verbas


 A Tribuna Livre da 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras foi ocupada nesta segunda-feira pelo médico infectologista Luiz Carlos Massaro. Por pouco mais de 20 minutos ele leu um manifesto pedindo a intervenção dos vereadores junto ao Poder Executivo Municipal para que seja aumentado o repasse de verbas a fim de custear os plantões à distância dos médicos que prestam o serviço no pronto-socorro da Santa Casa.
 O impasse veio à tona pela imprensa local na última semana, mas em janeiro o número de médicos que fazem plantão foi reduzido por questões financeiras. Das 17 especialidades médicas apenas sete são contempladas no plantão.
 O salário dos plantonistas foi estabelecido em junho do ano passado pelo Conselho Regional de Medicina. De acordo com a publicação no Diário Oficial quem cumpre a escola à distância deve ser remunerado com, pelo menos, um terço do valor pago ao médico que faz o plantão presencial na Santa Casa. No entanto, em Araras, a remuneração é a mesma desde 2003, quando o valor foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Agora, para cumprir a determinação do CRM séria necessário que a Prefeitura destinasse cerca de 143 mil mensais apenas para cobrir os custos dos plantonistas. O valor é quase o total (R$ 150 mil) que a administração repassa por mês para cobrir gastos do pronto-socorro.
De acordo com Massaro, na atual situação, os médicos plantonistas à distância de Araras, para oferecerem o serviço e ficarem disponíveis 24 horas por dia, se tivessem um regime de trabalhador normal, estariam recebendo menos que o salário mínimo. “É evidente que a persistir este nível de remuneração a enorme maioria dos médicos irá pedir para deixar a escala de plantões”, completou ele.
Conforme dados passados na reunião do Conselho Municipal de Saúde, o valor anual a ser desembolsado pela Prefeitura Municipal representa 0,5% do orçamento da Saúde. “Não merecem os médicos, diante de sua qualificação ganhar este valor mínimo? Não merecem os pacientes do SUS de Araras e Região este corpo clínico de alto nível? Achará nossa comunidade profissionais melhores e mais experientes? Valerá a pena?”, questinou o médico em nome dos colegas de profissão.
Massaro ainda frisou que o movimento é trabalhista e pelo resgate da dignidade médica. “Ele tem caráter nacional. Meu papel aqui hoje é de representante dos anseios da Classe Médica de Araras. Não queremos exploração política de nenhum dos lados neste movimento. Não desejamos acusar ninguém. Desejamos apenas corrigir estas distorções”, enfatizou pedindo a análise das propostas pela Câmara.
 
Comissão
Do plenário pelo menos outros oito médicos acompanharam a apresentação de Massaro e também os questionamentos dos vereadores. O vereador Walter Alves de Oliveira (PPS) se propôs a redigir uma Moção de Apelo que posteriormente poderá ser encaminhada ao prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS) pedindo uma solução para o assunto.
O vereador presidente, José Roberto Rimério – Miqueira (PTB) solicitou que os vereadores Breno Cortella (PT), Erinson Mercatelli (PMDB) e Manoel Silva (PPS), que integram a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia, tomem a frente das discussões e façam a intermediação com o Poder Executivo local.


Publicado em: 06 de março de 2007

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Durante a 40ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (3), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela, os vereadores da Câmara Municipal receberam o orador Geraldo Aparecido Tofolo, a co...

Leia Mais

O orador Fábio Rafael Ramos esteve na Tribuna Livre durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (3). Os temas de sua fala foram repasses financeiros para a saúde e IFA (Incentivo...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 40ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução nº 31/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que denomina de Orlando Franzini a Ala da Mesa Diretora da Câmara Municipal d...

Leia Mais

Foi aprovado, durante a 40ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 170/2025, de autoria do vereador Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), suplente de s...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, na 40ª Sessão Ordinária, projeto de lei de iniciativa da Câmara Jovem enviado para votação em plenário. Trata-se do Projeto de Lei nº 154/202...

Leia Mais

Na 40ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 173/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia Municipal do Assistente Social. A data de...

Leia Mais