Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Novas vereadoras-jovens tomam posse na 3ª Sessão Ordinária


Os integrantes da 12ª Legislatura da Câmara-Jovem realizaram na noite de terça-feira (4) a 3ª Sessão Ordinária. Na reunião camarária aconteceu a posse de duas novas vereadoras-jovens: Larissa Almeida Santos e Maria Fernanda Baptistella.

Larissa era suplente do vereador-jovem Murilo Henrique Alves, da Escola Estadual Carlota Fernandes de Souza Rodini. Maria Fernanda era suplente do vereador-jovem Guilherme Baptistella, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa).

A vereadora-jovem Maria Fernanda usou a tribuna para agradecer a oportunidade de representar a escola e prometeu ajudar a cidade.

No período da tarde foi realizada também a posse de mais uma vereadora-jovem que não pode participar da 3ª Sessão Ordinária. Sabrina Carpini também era suplente e assumiu o lugar da vereadora-jovem Gabriele Corrêa da Silva, da Escola Estadual Profª Yolanda Salles Cabianca.

Os suplentes tomaram posse devido a renúncia dos titulares. As vereadoras-jovens e o vereador-jovem justificaram a saída da 12ª Legislatura da Câmara-Jovem por motivos pessoais e profissionais que dificultariam o exercício da função.

A sessão da Câmara-Jovem recebeu na Tribuna Livre os membros da APPA (Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras) Danilo Rocha e Geisy Bortolucci. Em razão da Semana do Meio Ambiente, os dois foram convidados pelo presidente João Victor Teixeira para falarem sobre a associação que completou 17 anos no mês de maio.

Os integrantes da APPA aproveitaram para convidar os jovens a participarem das atividades realizadas pela ONG. Neste sábado (8), a APPA realiza na Praça Barão de Araras entrega de mudas e também um curso de produção de sabão com óleo de cozinha.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Valdevir Carlos Anadão - Prof. Dê (PT) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS) estiveram presentes e assistiram a sessão da Câmara-Jovem.

 

Palavra Livre

O vereador-jovem Caio Gosslar da Silva Prado comentou sobre a tarifa do transporte coletivo e disse ser contrário ao aumento. Também destacou em seu pronunciamento sobre as diferenças sociais e as desavenças comuns entre as pessoas.

O presidente da Câmara-Jovem João Victor Teixeira falou sobre suas indicações, uma delas trata sobre a ampliação do ponto de ônibus em frente a ETEC Alberto Feres. Segundo o estudante, nos dias de chuva o ponto não está comportando o número de alunos que aguardam o transporte.

João Victor também fez indicação de lombada na rua Senador César Lacerda Vergueiro, antes de chegar ao colégio Insa, como medida para organizar o trânsito no horário de pico. Ele explicou que por conta do congestionamento da Senador César Lacerda Vergueiro, os veículos que chegam na Cândida Lacerda têm dificuldades em atravessar e com isso o fluxo fica congestionado também na rua Nunes Machado.

O jovem presidente comentou sobre a visita na EMEF Joel Job Fachini, realizada por ele, a vereadora-jovem Nadini Sayuri Nogi e pelo vereador-jovem Caio. Os jovens foram convidados pela diretora para falar com os alunos sobre a importância do Grêmio Estudantil.

João Victor destacou durante a Palavra Livre sobre projeto de decreto legislativo de sua autoria que institui o Conselho Consultivo da Câmara-Jovem. O conselho será formado por ex-vereadores-jovens que irão colaborar e orientar as atuais legislaturas. O conselho deverá se reunir mensalmente para discutir ações.

O presidente também informou que a Câmara-Jovem se colocou a disposição da Prefeitura para ajudar voluntariamente nas festas que irão se realizar neste mês de junho e julho. Nos dias 14, 15 e 16 junho acontece a festa Arraial na Praça Barão de Araras e em julho o Festival Café e Chocolate.

No final do seu pronunciamento, João Victor comentou sobre a ideia de reativar a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas). Com apoio da assessoria da presidência da Câmara, a Câmara-Jovem pretende mobilizar as escolas da cidade para incentivar a juventude a participar da UMES.

O vereador-jovem Vicente Paulo Graciano Júnior falou sobre indicação de implantação de sinalização de trânsito na rua Nacere Cosme, próxima a Escola Estadual Profª. Judith Ferrão Legaspe. Segundo Vicente, a rua é movimentada e não existe sinalização. Ele comentou também que tem faltado a presença da ronda policial no local.

 

Fotos

Legenda 1: Larissa e Maria Fernanda assinam livro de posse

Legenda 2: Integrantes da Appa falaram sobre atividades da ONG

Legenda 3 : Vereadores-jovens durante a 3ª Sessão Ordinária  

 


Publicado em: 07 de junho de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...

Leia Mais

Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...

Leia Mais

Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...

Leia Mais