A Câmara Municipal de Araras realizou na noite de terça-feira (27) a quarta e última palestra da campanha "Outubro Rosa" com a participação do médico oncologista e hematologista Rogério Jorge Castro, que falou sobre o câncer de mama.
Mais de 100 participantes lotaram o plenário "Vereador Bruno Moysés Batistela" para acompanhar as orientações do especialista. A campanha teve o objetivo de abordar a luta contra a doença e conscientização sobre a prevenção.
Rogério falou sobre a epidemiologia do câncer de mama, fatores de risco, sinais e sintomas, métodos de diagnóstico, a importância da prevenção e como realizar o autoexame. "O câncer de mama hoje é uma das neoplasias malignas mais frequentes na mulher, que só perde para o câncer de pele. Fala-se que o câncer de mama é o câncer do envelhecimento, pois a maior incidência na mulher é entre os 50 e os 69 anos. Existem casos decorrentes antes dessa faixa etária, mas após os 50 anos a incidência ainda é maior. Lembrando que apesar de os números de casos serem maiores em mulheres, também existe câncer de mama em homens", ressaltou. Ao final, os convidados sanaram suas dúvidas sobre o tema.
Os eventos do "Outubro Rosa" são uma parceria da Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa. A iniciativa é da presidente do Legislativo, vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).
A programação contou também com palestras dos médicos Marcelo Montoni (Cirurgião Plástico), André Desuó Bueno de Oliveira (Mastologista) e Fábio Veloso Alexandrino (Oncologista), além dos testemunhos de pacientes que já passaram ou que ainda estão em tratamento.
Magda comentou sobre o saldo positivo da campanha. "Tivemos uma grande presença de público em todas as palestras. Foi uma ótima oportunidade para todos tirarem suas dúvidas sobre o câncer de mama, e com isso, levar informações para as outras pessoas. Agradeço a todos pela presença e também aos médicos especialistas por terem aceito o convite".
Com o "Outubro Rosa", a Câmara Municipal iluminou a fachada do prédio do Legislativo com luzes de led na cor-de-rosa e também faixas na mesma cor com objetivo de chamar a atenção dos munícipes que passam pelo local.
Integrando a campanha, também foi aberta a exposição "A Mulher e o Câncer de Mama" no Espaço Artístico-Cultural da Câmara Municipal de Araras, no Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho", em parceria com o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva").
Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação "Susan G. Komen for the Cure" e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, é promovido anualmente em diversos países.
Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.
A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.
Publicado em: 28 de outubro de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.