A Câmara Municipal de Araras prestará homenagem a mulheres que são destaque em Araras, numa noite especial, no dia 13 de março, às 19 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Pela primeira vez, será feita a entrega da Medalha da Mulher Olívia Guedes Penteado, durante a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A novidade é que a partir deste ano, a Câmara Municipal de Araras incluirá a entrega da Medalha da Mulher Olívia Guedes Penteado nas homenagens, já que foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 35/2024, de autoria da atual vice-presidente, a vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD).
Tradicionalmente, desde a Resolução nº 5/2007, de autoria do então vereador Breno Zanoni Cortella, a Câmara Municipal de Araras realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na qual são prestadas homenagens às mulheres que se destacam e fazem história em Araras.
Para a solenidade, cada vereador indicou uma mulher de destaque do município e elas receberão um diploma e uma medalha da Câmara, como reconhecimento de suas ações. Os nomes serão divulgados oficialmente no dia do evento.
Olívia Guedes Penteado
Olívia Guedes Penteado nasceu em Campinas, em 12 de março de 1872, e morreu em São Paulo, em 9 de junho de 1934. Foi uma grande incentivadora do modernismo no Brasil e amiga de artistas-chave do movimento, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Heitor Villa-Lobos.
Em Araras, em sua Fazenda Santo Antônio, recebeu no início do século XX grande parte dos artistas do modernismo.
Olívia era filha de José Guedes de Sousa e de Carolina Álvares Guedes, os barões de Pirapitingui. Entre seus irmãos, destaca-se o Dr. Alfredo Guedes de Sousa, que foi Secretário de Agricultura do Governo de São Paulo durante o mandato de Fernando Prestes.
Olívia conheceu os amigos modernistas em Paris, onde morava, e trouxe para o Brasil pela primeira vez exemplares da obra de Pablo Picasso e Marie Laurencin.
Olívia Penteado criou o Salão de Arte Moderna, a partir de 1923, quando voltou a morar no país.
Lutou tenazmente pelo voto feminino, conseguindo eleger a primeira mulher para uma constituinte, a Dra. Carlota Pereira de Queiroz.
Morreu de apendicite e foi sepultada no Cemitério da Consolação, sendo seu túmulo ornamentado com a escultura intitulada “O Sepultamento”, feita por Victor Brecheret.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 07 de março de 2025
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 206/2025, que a autoriza o repasse de recursos financeiros do Prêmio Excelência Educacional, por meio das Associações de Pa...
A Câmara Municipal aprovou, durante a 43ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (24), o Projeto de Lei nº 171/2025, de autoria do Poder Executivo. Com a aprovação, o município de Araras fic...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, que inclui artigo na Lei Complementar n° 162, de 22 de outubro de 2020, que institui o Código de Obra...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 196/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A aprovação ocorreu durante a 43ª Sessão Ordinária, o...
O orador Bruno Marini esteve, a convite da Presidência da Câmara, na Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, para falar sobre o tema “Uso do metanol e seus risco...
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, participou de reunião temática do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) e expôs os desafios e perspectivas do set...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.51 | Desenvolvido por: Sino Informática.