Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Presidente Breno apresenta ações da Escola Legislativa de Araras em Porto Alegre


 O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella apresentou as ações realizadas pela Escola Legislativa de Araras no XXIV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) em Porto Alegre/RS. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de novembro. O presidente foi acompanhado das integrantes do Conselho Gestor da Escola Legislativa, a chefe de gabinete da presidência, Tais Maciel Silva e a diretora legislativa Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva.

O encontro foi promovido de forma conjunta pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Escola do Legislativo “Julieta Battistioli” da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Na solenidade de abertura estiveram presentes o presidente da Abel, Florian Madruga, a presidente da Escola do Legislativo “Julieta Battistioli”, vereadora Lourdes Sprenger; o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Sandro Berguer; o secretário municipal de Administração de Porto Alegre, Elói Guimarães e representantes de dezenas de escolas de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas de vários Estados brasileiros.

Na sexta-feira (14), último dia do evento, foram realizadas oito apresentações, dentre elas a da Câmara Municipal de Araras. O presidente Breno Cortella apresentou um balanço sobre as ações da Escola Legislativa e informou que em cinco meses de existência foram realizadas um total de 59 atividades com cerca de 2.300 participantes. "Nossa escola ainda não completou um ano e pudemos realizar muitas atividades. Começamos com força por conta dessa estrutura criada pela Abel que tem nos ajudado muito", ressalta o presidente, que foi saudado pelos presentes.  

O presidente lembrou que em outubro, a Escola Legislativa de Araras promoveu curso para Conselhos Municipais sobre gestão pública em parceria com a Escola de Contas “Barreto Guimarães”, do Tribunal de Contas de Pernambuco. “A articulação dessa atividade aconteceu no encontro da Abel anterior e vimos o quão importante é para as escolas essa integração”, aponta Breno.

O presidente constatou que outras iniciativas da Escola Legislativa de Araras serão desenvolvidas a partir desse encontro de Porto Alegre, que contou com palestra e debates sobre o tema. “Estamos animados com o portal de plataforma de educação à distância que será produzido pelo Senado e o fortalecimento das redes de escolas”, disse Breno.

Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do Programa “TCEndo Cidadania” do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, também apresentou ações da sua Escola citando a parceria que foi realizada com a Escola Legislativa da Câmara de Araras. “Foi nossa primeira experiência fora do estado de Pernambuco e foi muito gratificante para nós podermos colaborar com outras regiões do país, que tem, muitas vezes, as mesmas dúvidas e anseios. Depois da experiência em Araras, a ideia é oferecer o curso para todas as localidades que se interessarem”, reforçou a coordenadora.

O último dia do encontro da ABEL foi realizado no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul onde também foi aprovada a “Carta de Porto Alegre”. Segundo essa carta final do encontro, o ano de 2015 será dedicado à educação à distância (EAD), de forma que todas as experiências das escolas sejam compartilhadas.

Também foi instituído o Prêmio Anual da ABEL para destacar as melhores práticas em três categorias: Educação à Distância, Educação Presencial e Portal.

Florian Mardruga, presidente da Abel, disse estar orgulhoso da realização de mais um encontro, especialmente por este aproximar as escolas de todo o Brasil em prol do conhecimento comum. "O espirito de comunhão pode ser traduzido nos versos do poeta gaúcho Mario Quintana, que diz: ‘A amizade é um amor que nunca morre’.”, citou. Atualmente a Abel alcançou a marca de 108 Escolas associadas em todo o país, entre assembleias, câmaras e tribunais de contas.

 A escola Legislativa de Araras, regulamentada pela Resolução nº 1/2014, foi inaugurada em 27 de maio deste ano e tem como objetivo a capacitação de parlamentares, funcionários e cidadãos com projetos de educação para a cidadania.


Publicado em: 17 de novembro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais