O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) visitou na segunda-feira (12) os aeroportos das cidades de Americana e Campinas, juntamente com o prefeito Nelson Dimas Brambilla e outros integrantes do grupo de estudos nomeado pelo chefe do Executivo que estuda melhorias no desenvolvimento do Aeroporto Municipal “Armando Américo Fachini”.
O grupo todo é formado por representantes do Poder Executivo – que são os secretários municipais Leonardo Dias (Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda e administrador do aeródromo), Felipe Dezotti Beloto (Planejamento, Gestão e Mobilidade), Sérgio Colletti Pereira do Nascimento (Assuntos Jurídicos) e João José Bianco (Administração) - do Poder Legislativo – o vereador Breno Zanoni Cortella - e do Aeroclube de Araras - Márcio Roberto Bressan.
Parte do grupo também viajou a São Paulo para reunião com o chefe de gabinete do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Fábio Calloni. O órgão é vinculado à Secretaria dos Transportes do Governo do Estado de São Paulo e, por meio de convênio com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem a responsabilidade de administrar, manter e explorar 31 aeroportos públicos no interior do Estado de São Paulo.
Em Americana, o grupo reuniu-se com o prefeito Diego de Nadai e o secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Carlos Martins, para obter mais informações sobre como funciona o Aeroporto Municipal “Augusto de Oliveira Salvação", que é um importante referencial no tráfego aéreo da região metropolitana de Campinas.
Já em Campinas, o grupo de estudos visitou o Aeroporto Estadual “Campo dos Amarais”, que fica na região norte, ao lado da Estrada dos Amarais e próximo à Rodovia Dom Pedro.
De acordo com o secretário de Planejamento, Gestão e Mobilidade Felipe Beloto, que é membro do grupo, a intenção das visitas foi trocar experiências sobre o funcionamento dos aeroportos e as concessões de exploração do local a terceiros. “A visita com representantes do Daesp foi produtiva para que pudéssemos entender como funcionam os aeroportos e, a partir disso, desenvolvermos um plano de ação de melhorias no Aeroporto Municipal em Araras para preparar o local para atender o público, principalmente em 2014 com a realização da Copa do Mundo”, disse.
Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a intenção é garantir, com as melhorias, o desenvolvimento de Araras também no setor de aviação. “Este é apenas o começo das tratativas para tornar o Aeroporto Municipal “Armando Américo Fachini” um polo de tráfego aéreo regional. Conhecendo outros aeroportos deste porte, pudemos saber quais serão as medidas que teremos que adotar para garantir o desenvolvimento do município na área de aviação”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal, Breno Cortella, ressaltou a importância desta troca de experiências entre as cidades. “São informações importantes para que o grupo de estudos entenda o funcionamento dos aeroportos e também o sistema de concessões, e possa planejar ações efetivas para o Aeroporto de Araras”, afirmou.
No dia 16 de julho o presidente encontrou-se com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito em São João da Boa Vista, na sede da Indústria Paulista de Aeronaves (Inpaer). Na ocasião, Breno participou do lançamento do avião “Explorer”, primeira aeronave inteiramente fabricada pela Inpaer em São João da Boa Vista. A fábrica está instalada junto ao aeródromo da cidade. O presidente considerou muito positivo o exemplo de São João da Boa Vista que tem utilizado seu aeródromo como um indutor do desenvolvimento para o município e ressaltou sobre as oportunidades que podem surgir com o fortalecimento do aeroporto de Araras.
Renovação de convênio
A Prefeitura de Araras renovou neste mês o convênio com a SAC/PR (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) para continuar administrando o Aeroporto Municipal “Armando Américo Fachini” – anteriormente, desde 2008, este convênio era feito com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A SAC/PR é órgão do Governo Federal que formula, coordena e supervisiona as políticas para o desenvolvimento do setor de aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil, em articulação, no que couber, com o Ministério da Defesa.
Visando garantir mais desenvolvimento ao Aeroporto Municipal, a administração nomeou um grupo de estudos para fazer um levantamento da atual situação do local, como hangares, oficina, administração, aeroclube e demais instalações, além de propor uma alternativa para a exploração e operação do local, com a possibilidade de realizar concessão a terceiros.
Com informações Secom /PMA
Foto (reunião Daesp)
Legenda: Presidente da Câmara acompanha reunião com o chefe do Daesp - Crédito: Divulgação/PMA
Foto (reunião americana)
Legenda: Em Americana, grupo participou de reunião com o secretário Carlos Martins – Crédito: Divulgação/PMA
Foto (Breno Cortella e Juniti Saito)
Legenda: Presidente da Câmara Municipal de Araras, Breno Cortella, e Comandante da Aeronáutica, Tenente-brigadeiro-do-Ar Juniti Saito em São João da Boa Vista /SP. – Crédito: Assessoria do vereador
Publicado em: 14 de agosto de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...
A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...
A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...
Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...
Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.