Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Projeto do Executivo sobre o lixo de Araras é aprovado


Projeto do Executivo que autoriza a outorga de concessão onerosa de serviço público e de direito real de uso de área, objetivando a instalação de unidade industrial de recebimento, tratamento, exploração, comercialização e disposição final de resíduos sólidos foi aprovado em sessão ordinária, ocorrida ontem, 25 de agosto, pela Câmara Municipal de Araras.
Na proposta está determinada a imposição à unidade industrial vencedora do certame de realizar campanhas educativas respeitantes a toda nova sistemática de recebimento, tratamento, exploração, comercialização e disposição final de resíduos sólidos.
Além disso, de grande alcance social, está a obrigação da empresa de lixo, vencedora da concorrência, de viabilizar a realização de cursos objetivando a qualificação profissional das pessoas que tinham no aterro sanitário um meio de vida.
O projeto também pauta alguns aspectos técnicos com relação ao meio ambiente. Estabelece ainda, questões referentes à absorção pelo Município dos equipamentos e instalações da usina de lixo, após o término da concessão, bem como a total assunção de risco pela unidade vencedora do certame.
O vereador Breno Zanoni Cortella fez oito emendas ao projeto, destas, quatro foram aprovadas: 1, 2, 5 e 6. Ver quadro. 
 
Aehda
Pedido de Vista do vereador Marcelo de Oliveira do projeto que dispõe sobre direito real de uso de bem municipal que menciona a Aehda foi aprovado. O projeto autoriza a concessão à entidade da área que era ocupada pelo Clube dos Ornitólogos. O pedido de vista foi feito porque existe uma família que reside no local.
 
Associação
Visando ampliar a capacidade de atendimentos da Associação Nossa Senhora de Fátima, o Executivo buscou respaldo Legislativo para concessão do direito real de uso de área localizada no Jardim Santa Efigênia à entidade. O projeto foi aprovado.
 

Emendas Aprovadas
1) Emenda supressiva – Suprime trecho final do Artigo 7º que passa a ter a seguinte redação: “A concessão de que trata esta Lei deverá ser precedida de licitação, na modalidade de concorrência”. Texto original do projeto: “A concessão de que trata esta Lei deverá ser precedida de licitação, na modalidade de concorrência, no julgamento da qual será considerado o menor valor de tarifa do serviço público a ser prestado”.
2) Emenda supressiva – Fica suprimido o artigo 6: “O prazo da concessão, de que trata esta Lei, poderá ser prorrogado por igual período, havendo interesse das partes”.
5) Emenda Aditiva – Insere inciso IX, no Artigo 8º, com a seguinte redação: “receber resíduos somente provenientes do município de Araras”.
6) Emenda substitutiva – Altera inciso IX, do artigo 11, que passa a ter a seguinte redação: “encaminhar resíduos de serviço de saúde para disposição final em aterros devidamente licenciados para esse fim, sem submetê-los previamente a tratamento específico que neutralize sua periculosidade ou sem se valer de meio específico para transporte até unidade processadora capaz do devido tratamento”. Texto original do inciso em questão: “encaminhar resíduos de serviço de saúde para disposição final em aterros, sem submetê-los previamente a tratamento específico, que neutralize sua periculosidade”.


Publicado em: 26 de agosto de 2008

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

É com imenso pesar que a Câmara Municipal de Araras informa sobre o falecimento de Orlando Aparecido Milaré, o Landinho. Orlando era casado com a secretária municipal de Serviços Públicos, Sandra...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 23ª Sessão Ordinária, que ocorreu na segunda-feira (7), projeto de decreto legislativo responsável pela criação do selo “Comerciante tradicional” na c...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o "Abril Laranja – Mês da Conscientização sobre Pessoas Amputadas", por meio da votação do Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria da vice-presid...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras aprovou a criação da semana “Araras bem acolhe”, voltada para o acolhimento das vítimas de violência doméstica do município. Ela será instituída na última semana de nov...

Leia Mais

Na 23ª Sessão Ordinária de 2025, que ocorreu na segunda-feira (7), os vereadores da Câmara aprovaram projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento...

Leia Mais

Na 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), realizada na Câmara Municipal de Araras, na sexta-feira (4), foi criada a Procuradoria da Mulher, por meio da aprovação de r...

Leia Mais