Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 157/2024, de autoria da vereadora e presidente Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), que dispõe sobre a instituição da Semana Municipal da Conscientização da Sororidade em Araras e incentiva a participação das influenciadoras digitais. A votação ocorreu na 42ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (18).
A sororidade é um “sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres.” (Academia Brasileira de Letras).
Nesse sentido, a sororidade representa um conceito fundamental para o fortalecimento das relações entre mulheres, combatendo estereótipos e promovendo a igualdade de gênero.
Durante a sessão, a presidente da Câmara falou sobre a importância da sororidade para as discussões de determinados temas sociais. Por exemplo, na realização de campanhas específicas para as mulheres, como o Outubro Rosa; ou então quando ocorre uma violência contra mulher na sociedade e as mulheres se manifestam e utilizam a influência que elas têm digitalmente.
A Semana Municipal da Conscientização da Sororidade será realizada anualmente na semana do dia 15 de dezembro, com o objetivo de promover união, empatia e apoio mútuo entre mulheres. A data da comemoração é uma homenagem a uma das influenciadoras precursoras em Araras, Maria Cecília Cabrine Pereira dos Santos.
Na Semana Municipal da Conscientização da Sororidade serão promovidas atividades educativas, culturais e de reflexão, visando sensibilizar a população sobre a importância da sororidade no enfrentamento de desigualdades de gênero.
Além disso, será incentivada a participação de influenciadoras digitais residentes no município de Araras para colaborar na organização e divulgação das atividades da Semana da Conscientização da Sororidade por meio de suas plataformas digitais.
Influenciadores digitais desempenham um papel multifacetado na sociedade moderna, influenciando desde decisões de compra até movimentos sociais e culturais, enquanto criam novas formas de conexão e comunicação.
Na 42ª Sessão Ordinária também foi votada e aprovada uma emenda supressiva do Projeto de Lei nº 157/2024, em atendimento ao parecer da diretoria jurídica da Casa.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 19 de novembro de 2024
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram a destinação de R$ 5.730.000,00 ao Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras (SMTCA). A votação ocorreu a pedido da Prefeitura Municip...
A Câmara Municipal de Araras realizou, em mais um ano, a sessão solene de entrega do “Diploma de Mérito Aluno Destaque Profª. Laís Maiara dos Santos Mariano”. O evento ocorreu no Teatro Estadual...
A Câmara Municipal de Araras informa que a sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 9, foi adiada. Com isso, a 45ª Sessão Ordinária, que será a última do ano, ocorrerá no dia 16 de dezembro,...
A Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu a visita do vereador Diego Fabiano de Oliveira (MDB), 1º Secretário da Câmara Municipal de Cordeirópolis, na manhã desta quarta-feir...
O concurso de desenho referente à Mascote Lominha, instituída pelo Decreto Legislativo nº 32/2024, teve o prazo de inscrições prorrogado. As escolas interessadas em ter um aluno participante no con...
A Câmara Municipal aprovou na 44ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 26/2024, de autoria do Executivo Municipal. Insere-se o § 4º ao Artigo 3º da Lei Municipal nº 5.329, de 26 de junho de 2020, q...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.