O quadro do ex-vereador Bruno Moysés Batistela, que dá nome ao plenário do Legislativo, onde são realizadas as sessões camarárias, passará por restauração. A informação foi dada pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (14). Bruno Moysé Batistela faleceu em 10 de junho de 1976 e foi substituído pelo suplente Benedito Ferreira de Campos.
O quadro foi pintado em 1978, pela pintora Rose Conte, com o intuito de homenagear o vereador pelas suas diversas conquistas para a população ararense e pelas três legislaturas, completando assim 12 anos de mandato. O vereador era muito querido pela população e por esse motivo participou ativamente da 5ª, 6ª e 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Araras, entre os anos de 1964 e 1976.
O plenário foi denominado pelo decreto legislativo nº 4, de 22 de junho de 1976, de autoria da Mesa Diretora, e foi promulgado pelo então presidente Itacir Roberto Zaniboni.
O vereador Moysés Batistela é pai do vereador Lamartine Antonio Batistella, que exerceu a função por cinco mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 1982 para a 9ª Legislatura (1983/1988). Foi reeleito para 10ª Legislatura (1989/1992), 11ª Legislatura (1993/1996), sendo nesta presidente no biênio 1993/1994. Continuou na 12ª Legislatura (1997/2003) e 13ª Legislatura (2001/2004).
Para a artista plástica Rose foi uma grande honra a família ter solicitado a obra de arte para ela, afinal ela sempre foi muito amiga da família e conhecia de perto o trabalho do vereador. “Foi um prazer muito grande receber essa confiança dos familiares”, enfatiza Rose.
Após uma visita a Câmara, a artista observou a necessidade de reparar e restaurar o quadro, além de uma reavaliação na moldura. “O quadro foi pintado em 1978 e naquela época, os pigmentos utilizados apresentaram uma limitada resistência ao tempo, ou seja, a pintura não estava em bom estado. Meu trabalho como artista limita-se à tela. Essa restauração é uma segunda doação que faço para à Câmara Municipal. Estou recebendo a colaboração da Câmara para a aquisição de materiais como, por exemplo, tintas e diluentes”, explica Rose que agradece o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella pela confiança depositada em seu trabalho.
O presidente Breno agradeceu a artista pela doação de seu trabalho e também esclareceu que a Câmara arcará somente com os materiais especiais para a restauração e melhor preservação desse artigo que compõe seu patrimônio. "Ficamos honrados com a preocupação da artista Rose Conte, que colabora com nosso objetivo de fortalecimento da memória e da história da Câmara de Araras", ressaltou.
De acordo com a artista plástica, o trabalho deverá ser finalizado em aproximadamente 30 dias ou mais, após a chegada dos materiais.
A preservação da memória, divulgação da história municipal, o registro e demarcação de fatos de grande importância para o Legislativo Municipal são previstos pela Resolução nº 9/2013 que instituiu a Câmara Participativa.
Publicado em: 22 de outubro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher, Rosa Maria Scanavini (PRD) e Marluce Natália de Góes Lima (PL), acompanharam a visita técnica realizada na Casa Rosa “Nilza Apparecida Fernandes” e...
A Câmara Municipal de Araras adere à campanha “Maio laranja”, iniciativa nacional que tem como foco o enfrentamento e a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na cida...
A Câmara Municipal de Araras criou uma linha do tempo com todas as providências tomadas, até a data de fechamento deste texto, pela Comissão de Assuntos Relevantes que acompanha os desdobramentos d...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 14ª Sessão Ordinária, que foi realizada online na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 40/2025, que permite que as pessoas com Transtorno do Espectr...
Durante a sessão ordinária, desta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 27, que institui a Semana Municipal da Educação em Araras, a ser comemorada anualmente na segunda se...
Os vereadores aprovaram na 14ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 24/2025, que estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Verde, o dia de adotar uma muda de árvore e replantar. O Dia Verde tem c...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.35 | Desenvolvido por: Sino Informática.