Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Redução das alíquotas do IPTU 2015 é aprovada


A Câmara aprovou por unanimidade na 46ª Sessão Ordinária projeto de lei complementar que reduz as alíquotas do IPTU de 2015. A proposta do Poder Executivo modificou dispositivo do Código Tributário do Município.

Segundo justificativa do prefeito Nelson Dimas Brambilla o projeto atendeu pedido do presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), dos vereadores Eder Muller (PROS), Francisco Nucci Neto (PMDB), Erinson Mercatelli (PSB), Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT), Marcelo de Oliveira (PRB) e Valdevir Carlos Anadão - Prof. Dê (PT) e da vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC).

A alteração na lei nº 3.362 mantém as mesmas alíquotas do exercício de 2014 do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Os vereadores que compõem a base de apoio ao governo argumentaram que no final do ano passado a Lei Municipal Complementar nº 35/2013 estabeleceu reduções de alíquotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) apenas para 2014. A medida constou em emenda da Câmara.

Para o exercício deste ano de 2014 ficou fixado a alíquota de 0,375% para imóveis edificados (construções) e 1,4% para imóveis não edificados (terrenos). Mas essas alíquotas especiais reduzidas valem apenas para este ano.

Pelo atual Código Tributário, a partir de 2015 a alíquota passaria a ser de 0,40% para imóveis edificados (construções) e 1,5% para imóveis não edificados (terrenos). Segundo os vereadores, isso refletiria em novos aumentos do IPTU. Por isso, os parlamentares mantiveram contatos com o prefeito e defenderam a manutenção da alíquota reduzida.

O projeto alterou o artigo 173 e derrogou o artigo 313-A, específico para o exercício de 2014, que deixará de ter validade. As alíquotas percentuais incidem sobre o valor venal do imóvel que é estabelecido pela Planta Genérica de Valores (PGV) de imóveis. 

Para os vereadores, a medida garante que o contribuinte não tenha um segundo aumento seguido. Isso aliviaria a carga tributária e teria potencial para aquecer a economia local. Também consideram que seria uma medida justa e adequada.

Em sua declaração de voto o vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) destacou que o projeto mantém a alíquota para o próximo ano.  “Muitas pessoas pensam que estamos votando a redução do IPTU, mas estamos mantendo a alíquota. Votei favorável porque com o aumento do IPTU poderia ficar pior com a alteração na alíquota, sendo essa situação insustentável”.  

 

O projeto aprovado será enviado pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella ao prefeito Nelson Dimas Brambilla. Para ter validade a nova lei precisará ser sancionada e publicada pelo prefeito ainda este ano. 

 

Novas áreas

Também foi aprovado na mesma sessão projeto de lei que altera a Planta Genérica de Valores do Município de Araras (PGV). Segundo informou o prefeito, o projeto inclui novos loteamentos aprovados no ano de 2014 atualizando assim a Planta Genérica.  

A Planta Genérica de Valores do Município de Araras define critérios para avaliação dos imóveis e para o lançamento do IPTU e atualiza o valor do metro quadrado do terreno e da construção, além de tratar da classificação dos imóveis e o cálculo do valor venal. 

A íntegra dos projetos pode ser acessada pelo site da Câmara www.araras.sp.leg.br.


Publicado em: 17 de dezembro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais