Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Sessão é marcada pela presença maciça do público


A 1ª sessão ordinária do ano de 2009 contou com a presença maciça da população de Araras. Cerca de 160 pessoas se acomodaram no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella” para acompanhar a reunião. Algumas sentaram no chão pela ausência de cadeiras. Outros se revezaram entre o pátio e a área interna.
Do começo ao fim o povo assistiu cada movimento e manifestação dos vereadores. Viram o presidente Nelson Dimas Brambilla (PT) abrir a sessão a partir dos dizeres regimentais, o que não acontecia na Legislatura passada, pedindo na sequência a saudação às bandeiras.
Assistiram a posse do 11º vereador, José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), que voltou à casa assumindo a cadeira do médico Nelson Salomé, não empossado por problemas de saúde.
Durante a sessão Brambilla adotou uma postura séria e de explicações em cada ato, mostrando conhecer o Regimento Interno. Ele chegou a pedir que a platéia não aplaudisse após a manifestação dos vereadores, conforme consta no documento.
Neste primeiro encontro todos os dez vereadores ocuparam a Palavra Livre, momento dedicado regimentalmente à manifestação dos vereadores. Marcelo Fachini, do PMDB, não esteve presente. Pela segunda vez ele teve o mandato cassado pela justiça eleitoral. Na semana anterior ele havia conseguido uma liminar que daria a ele o direito ao cargo, mas nesta segunda-feira a Câmara foi comunicada de um novo pedido de cassação.
 
Proposituras
            Sem projetos para votação apenas foram lidas novas proposituras do Executivo e de alguns vereadores. A Prefeitura de Araras encaminhou projeto que regulamenta o fornecimento de merenda escolar para os estudantes do ensino médio, e outro relacionado à mudança da lei de criação do Saema – Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras.
            Do Legislativo o vereador Breno Cortella (PT) apresentou mais projetos. Os temas são nepotismo, ampliação da licença maternidade para as gestantes, proibição do uso das sacolas plásticas não-biodegradáveis pelo comércio e instituição do 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, como feriado municipal. O mesmo vereador ainda quer dar publicidade no site da Câmara ao uso dos veículos oficiais pelos vereadores e funcionários.
            Magda Celidório (DEM) quer a realização da eletroforese em recém nascidos, exame que indicaria a presença da anemia falciforme.
            Todos esses projetos seguem agora para análise das Comissões Permanentes, cuja constituição também foi apresentada durante a sessão ordinária.
            As aprovações ficaram mesmo por conta dos requerimentos que podem ser lidos e aprovados na mesma sessão e também por conta de uma moção de apelo do vereador Breno que deve ser encaminhada ao governo do Estado e à Assembléia Legislativa para garantir o atendimento integral às mulheres vítimas de violência.
            Os requerimentos aprovados são do vereador Léo Gurnhak (PT), que pede informações sobre a atual situação do Conselho Municipal da Comunidade Negra e sobre o não repasse de verbas para a ABA – Associação dos Bairros de Araras; do vereador Eduardo de Moraes (PP) que pede informações sobre balanços das administrações dos ex-prefeitos Pedro Eliseu Sobrinho e Warley Colombini.
Além disso, seis vereadores apresentaram várias indicações, sendo todas, sem necessidade leitura e aprovação, encaminhadas ao Executivo Municipal.


Publicado em: 03 de fevereiro de 2009

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

  Na noite de sexta-feira (31), na 6ª Sessão Extraordinária de 2025, os vereadores da Câmara Municipal de Araras rejeitaram o Projeto de Lei Complementar nº 16/2025, por 7 votos a 3.  Durante a s...

Leia Mais

Nesta quinta-feira (30), os vereadores se reuniram com representantes do Ministério da Saúde para debater sobre o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) em busca de melhorias para o setor no m...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras irá realizar a 6ª Sessão Extraordinária de 2025 nesta sexta-feira (31), às 19h30, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Está na pauta o Projeto de Lei Compleme...

Leia Mais

O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares (MDB), junto ao vereador e suplente de secretário da Câmara Municipal, Lúcio Bitencourt de Andrade – Casa Bela (Podemos), estiv...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal receberam, durante a 39ª Sessão Ordinária, a oradora Ana Manoela Reis Rios Pereira na Tribuna Livre. A jornalista realizou a inscrição para discorrer sobre o tema...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras aprovou, durante a 39ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução nº 30/2025, que dispõe sobre a criação da Comissão de Assuntos Relevantes com o objetivo de fiscalizar o...

Leia Mais