A Câmara Municipal de Araras promoveu na noite de quinta-feira (21) a Sessão Solene pelo “Dia da Consciência Negra”. Na ocasião, foram prestadas homenagens a pessoas que colaboram com a promoção da igualdade racial e com o desenvolvimento do município.
Participaram da cerimônia amigos e familiares dos homenageados, além de militantes do movimento negro em Araras. A mesa principal da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT), o secretário vereador Francisco Nucci Neto (PMDB), o vice-prefeito Carlos Jacovetti e o ex-vereador Valdemir Gomes – Mami, proponente da resolução nº 08/2010, que instituiu a solenidade.
Também presentes os vereadores Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias (PHS), Erinson Mercatelli (PSB), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e as vereadoras Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC).
A resolução que instituiu a sessão solene prevê que cada parlamentar poderá indicar uma pessoa, independente de sua raça, credo, condição social ou área de atuação, que tenha se destacado por meio de projetos, serviços, teses, campanhas ou qualquer outra ação voltada à promoção da igualdade racial e à valorização da história dos afrodescendentes dentro do contexto histórico brasileiro, passado e recente.
No inicio da cerimônia, o público pode acompanhar uma apresentação do Hino à Negritude, cantado pela cantora Deborah Black. Em seguida foram prestadas as homenagens por indicação de cada parlamentar. Cada um dos indicados ganhou um exemplar de quatro publicações da Secretaria Estadual da Cultura, obtidas por intermédio da vereadora professora Anete. Os livros entregues foram: “Nas Terras de Quilombo”, “Coletânea de Literatura Feminina Negra Louva Deus”, “F rente Negra Brasileira” e “Mulheres Negras”.
Ao final da cerimônia o capitão Odair Monteiro dos Santos, um dos homenageados da noite, realizou sua tradicional saudação à Bandeira Nacional.
Veja a lista completa das personalidades que foram homenageadas na Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra 2013:
- Sebastiana Bueno Guimarães, da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande.
Irmã religiosa, conhecida como "Irmã Tiana", comemorou este ano as Bodas de Ouro de seus 50 anos de dedicação à Igreja Católica. Em Araras, a irmã ainda desempenha um trabalho rotineiro de visitas aos enfermos em hospitais e também faz trabalho humanitário no Instituto Secular Irmãs e Irmãos seguidores de São Camilo.
- Jefferson Alexandre de Barros, do vereador Breno Cortella.
Conhecido como "Di", é dinâmico empreendedor, analista de vendas de ensino a distância e professor de cursos profissionalizantes. Em Araras é integrante da comunidade negra e desde 2010 vem colaborando com a promoção da cultura do carnaval no município. Foi presidente da Escola de Samba Unidos da Zona Leste e membro da Comissão Organizadora do Carnaval de Rua, atualmente é presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Barão.
- Valdirlei dos Santos, do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé.
Conhecido como "Bolão", é vigilante e também professor de Boxe Chinês. Desenvolve há mais de 10 anos projetos sociais na cidade com muitas crianças e adolescentes por meio da prática de esporte.
- Silmara Cosmo, do vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança.
Coordenadora pastoral e voluntária de apoio no Instituto São Francisco de Assis; membro do Conselho Curador da Fade, do Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso.
- José Roberto da Silva, do vereador Erinson Mercatelli.
Servidor público, Diretor de Vigilância em Saúde e nesses 18 anos como servidor público foi chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária. Ainda é conselheiro do Serviço Municipal de Previdência do Município (ARAPREV) e também delegado da região sudeste do Orçamento Participativo.
- Odair Monteiro dos Santos, do vereador Francisco Nucci Neto.
Militar da reserva, Capitão Odair se dedicou a carreira militar desde jovem. Apresentou-se voluntariamente para a Segunda Guerra Mundial na década de 40. Durante a sua trajetória militar serviu em diversas localidades, mas acabou permanecendo em Araras. Em 1980 o capitão recebeu o título de Cidadão Ararense.
- Luiz Carlos Ferreira dos Santos, da vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio.
"Luizão", como é chamado, é professor de capoeira e atual presidente do Conselho Fiscal da Associação de Moradores da Zona Leste e delegado do Orçamento Participativo do bairro. Também foi o fundador da Escola de Samba Unidos da Zona Leste, da Horta Comunitária da Zona Leste e do projeto social Zona Leste em Ação.
- Elvio Aparecido Motta, do vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê.
Professor de história, agricultor familiar e militante do Movimento da Luta pela Promoção de Igualdade Racial. É também secretário geral e de comunicação da FAF/CUT-SP (Federação da Agricultura Familiar), coordenador nacional de habitação da Fetraf (Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), além de membro executivo da comunidade Ylê Asè de Yansã de Araras.
Publicado em: 22 de novembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.