O processo de eleições para a escolha dos candidatos à composição da 9ª Legislatura da Câmara Jovem já começou. As eleições ou indicação dos vereadores jovens ocorrem dentro de cada unidade de ensino, de onde deverão sair um vereador jovem e um suplente. A sessão solene de posse da Câmara Jovem será realizada no dia 26 de março, às 10 horas, como tradicionalmente acontece dentro da Semana do Município.
A oficial legislativa e nova tutora da Câmara Jovem, Leni Moreira Corte tem visitado pessoalmente as escolas que participam do projeto, entregando às diretoras de escolas um ofício assinado pelo presidente da Câmara, Derci Tófolo, convocando as instituições a participarem das eleições. Apenas para lembrar, o último tutor dos vereadores foi o oficial legislativo Walter Castilho, que agora ocupa o cargo de diretor na Prefeitura Municipal, mas desenvolveu o trabalho com os jovens por cinco anos. Castilho foi temporariamente substituído por Joselba Soares, mas que também foi convidada a ocupar um cargo no Executivo.
O projeto Câmara Jovem conta com total apoio do presidente da Câmara Municipal, Derci Tófolo, que tem procurado apoiar o trabalho dos vereadores jovens, oferecendo-lhes todo o respaldo que o Legislativo deve oferecer. “Este é um importante projeto da Casa, que aproxima os jovens da política e que é muito salutar, pois serão eles os responsáveis pelos rumos da nossa cidade no futuro, sejam como políticos ou como profissionais de qualquer outro segmento. Por isto, tivemos o cuidado de nomear a Leni, uma funcionária concursada da Câmara para dar toda a atenção que os jovens precisarem, além de poder contar comigo e com os demais vereadores nesta nova trajetória”, declara o Tófolo.
Para o processo de eleições da Câmara Jovem foi preparado um cronograma de atividades, que envolvem desde a orientação para a organização de eleições dentro das escolas, até a nomeação e cadastro dos novos vereadores. Várias reuniões também estão previstas para que tudo esteja pronto até o dia da posse, quando eles assumirão este novo compromisso que deve ser conciliado com os estudos.
Embora, as eleições não sejam uma exigência para a escolha dos candidatos a vereadores jovens esta é uma prática que vem sendo incentiva pelo Poder Legislativo Municipal. Apesar das indicações poderem partir da direção da escola é importante que os alunos que tenham interesse de participar do projeto se manifestem e solicitem que a escolha seja feita do modo mais democrático possível, ou seja, pela indicação dos próprios alunos.
Os atuais membros da Câmara Jovem participam da última Sessão Ordinária desta Legislatura, no dia 2 de março, às 15 horas. A sessão é aberta a todos os cidadãos que desejem conhecer melhor o projeto.
Critérios para participar da Câmara Jovem
- Ter idade entre 16 e 18 anos e estudar em uma das unidades de ensino que participam do projeto;
- Escolher um dos cinco partidos que deverão ser representados na Câmara Jovem: Educação, Saúde, Ecologia, Economia e Direitos Humanos;
- Ter disponibilidade para participar de uma sessão mensal (atualmente às terças-feiras, a primeira do mês, às 15 horas);
- Ser participativo, comunicativo e preocupado com as questões que envolvem os interesses da coletividade.
|