Facilitar o acesso a informações sobre os Conselhos Municipais e estimular a participação popular na discussão e elaboração de políticas públicas em vários setores. Essa é a proposta do site da Casa dos Conselhos, que foi lançado na sexta-feira (10), por meio de iniciativa desenvolvida em conjunto pelos Poderes Executivo, Legislativo e Ministério Público.
A solenidade aconteceu no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” e contou com representantes de várias entidades, além de agentes públicos e autoridades municipais.
Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social e Institucional, o site disponibiliza todos os dados pertinentes a estruturação dos conselhos existentes na cidade, como lei instituidora; regimentos internos; composições atuais; atas das reuniões; datas, locais e pautas das futuras reuniões; resoluções; endereços eletrônicos para contato; entre outras que se mostrarem relevantes.
“Com essa visibilidade, a população tem conhecimento das atividades dos conselhos e, ao mesmo tempo, ganha condições de participar delas”, observou o promotor Leonardo Augusto Gonçalves, da 1ª Promotoria de Justiça de Araras que tem atribuições voltadas ao meio ambiente, urbanismo e direitos humanos.
Ele lembrou ainda que um dos objetivos do Plano Geral de Atuação do Ministério Público de São Paulo é fomentar o sistema de participação e controle social nas mais diversas áreas de políticas públicas.
A iniciativa do site foi provocada pelo próprio promotor, em reunião realizada em março deste ano, com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla e do vereador e presidente da Câmara Municipal de Araras, Breno Zanoni Cortella.
Desde então, foi iniciado um levantamento de informações, partindo da pesquisa dos Conselhos Municipais criados por lei municipal e a forma como estão atuando - há casos, inclusive, de conselhos que estão inativos.
“O site garante institucionalidade aos conselhos municipais e uma relação mais próxima entre os poderes constituídos e a sociedade. Ações como esta têm direta relação com o que a Câmara Municipal e a administração municipal defendem, que é ampliar a participação popular na discussão e elaboração das políticas públicas”, reforçou o presidente da Câmara, Breno Zanoni Cortella.
O portal da Casa dos Conselhos tem link nos sites da Prefeitura e também da Câmara de Araras. Além disso, a Prefeitura promove campanha institucional para promover a Casa dos Conselhos e legitimá-la como espaço de debate e fomentação de políticas públicas.
“Temos um respeito enorme por todos os conselhos municipais, que desenvolvem um papel fundamental representando os anseios da sociedade. Os conselhos não devem só dizer o que é preciso ser feito, mas também fiscalizar as ações”,comentou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Ele lembrou que a administração vem estimulando a participação popular, por meio de projetos como o “Prefeitura nos Bairros” e o “Orçamento Participativo”. “O Brasil ainda tem a tradição de pouca participação popular nas ações, mas esse paradigma precisa ser rompido e isso acontece por meio de iniciativas como esta”, finalizou.
O evento contou ainda com participação do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti; da primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, Elaine Brambilla; do promotor Marco Antonio Gesualdi Xavier de Freitas, da 3ª Promotoria de Justiça de Araras; dos vereadores Anete Monteiro Casagrande dos Santos (PSDB) , Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT), Eduardo de Moraes (PSD) e Marcelo de Oliveira (PRB), além de secretários municipais e representantes de conselhos.
A cerimônia contou ainda com palestra ministrada por Marcelo Pedroso Goulart, promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público do Estado de São Paulo, sobre “Políticas públicas, participação cidadã e controle social: o papel do Ministério Público”.
“Cabe ao Ministério Público zelar pelo funcionamento democrático dos Conselhos e verificar se a composição deles representa realmente a sociedade civil”, explicou Goulart.
Ele lembrou que a Constituição Federal é um marco da democracia no Brasil e que os Conselhos ajudam a concretizá-la. “Araras deu um passo importante no sentido de garantir mais espaço para os Conselhos e se apresenta como vanguarda no sentido de promover a democracia participativa. Que isso sirva de exemplo para todos”, finalizou.
Em Araras, a Casa dos Conselhos foi inaugurada em abril do ano passado e oferece toda a estrutura necessária para que os conselhos municipais possam trabalhar, discutir políticas públicas e realizar atividades.
Vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, ela foi criada por meio da lei nº 4.286, de autoria do então vereador Léo Teodoro Gurnhak, atual secretário municipal de Governo, e funciona na Rua Benjamin Constant, 487, Centro.
Redes sociais
Além do site, será criada uma página na rede social Facebook (http://www.facebook.com/primeirado.plural.5) e uma conta no twitter (@primeiraplural). Além do e-mail primeiradoplural@gmail.com.
O nome “Primeira do Plural” é como a Promotoria de Justiça de Araras vem tratando esse projeto de maior aproximação com a sociedade, já estabelecido pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, ao elaborar seu Plano Geral de Atuação para o ano de 2013, tendo como um dos seus objetivos o de fomentar o sistema de participação e controle social nas áreas do meio ambiente, habitação e urbanismo, assistência social, segurança alimentar, patrimônio cultural, entre outras, apontando como meta garantir a existência e verificar o funcionamento dos Conselhos Estaduais e Municipais.
Na prática, o Ministério Público quer aperfeiçoar os espaços de debate em torno dos caminhos que devem ser trilhados pelas políticas públicas, no âmbito dos quais deve prevalecer a cultura da alteridade.
Informações Secom / PMA
Foto
Legenda: Presidente Breno durante pronunciamento no lançamento do site Casa dos Conselhos
Publicado em: 13 de maio de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao Subtenente Paulo Ernesto Pereira de Lucena Dias, por meio do Decreto Legislativo nº 10/2025, de autoria do presidente da Câmara...
Na noite de quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene de entrega do Título de “Cidadão Ararense” a Joeslani Vergínia Simão Andrade, no Plenário “Vereador Bruno Moysés B...
A Câmara Municipal de Araras passa a divulgar os eventos culturais da Prefeitura Municipal de Araras, por meio de uma parceria firmada entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Cultura....
Na próxima terça-feira (22), a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal promove audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 133/2025, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Ba...
Na manhã de quarta-feira (16), os vereadores que compõem a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina – Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PS...
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) anunciou, no dia 15 de julho, a aprovação das Contas Públicas da Câmara Municipal de Araras, referentes aos anos de 2022 e 2023. O parecer favor...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.44 | Desenvolvido por: Sino Informática.