A Câmara Municipal de Araras foi destaque durante o seminário "Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Interior do Brasil" que aconteceu sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Ribeirão Preto/SP. Na ocasião o Legislativo ararense foi representado pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC) e o diretor de Comunicação, Vinícios Franzoni. O evento foi realizado pela Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas) em parceria com a Câmara dos Deputados e a Câmara de Ribeirão Preto.
Participaram da mesa de trabalhos o presidente do Legislativo de Ribeirão Preto, vereador Walter Gomes (PR); o presidente da Comissão de Comunicação, vereador Dr. Jorge Parada (PT); o presidente da Comissão de Justiça, vereador Cícero Gomes da Silva (PMDB); o chefe da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado federal Cleber Verde (PRB); o coordenador do grupo de trabalho sobre rádio e TV pública do Ministério das Comunicações, Rodrigo Gebrim; o presidente da Astral e diretor da TV Câmara Ribeirão, Sergio Figueiredo; e a vice-presidente da Astral, Evelin Maciel.
Acompanharam os debates presidentes de câmaras municipais, vereadores, gestores de comunicação e outros interessados. O deputado federal Cleber Verde conduziu os trabalhos na parte da manhã. Ele falou sobre o projeto de expansão da Rede Legislativa de Rádio e TV que possibilita à população acompanhar as atividades parlamentares em tempo real.
Atualmente, a Rede está presente em dezenas de cidades e atinge cerca de 50 milhões de telespectadores.
Em seguida, Rodrigo Gerbim, coordenador de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, do Ministério das Comunicações, informou que o ministério criou um grupo de trabalho para desburocratizar os processos para a consignação de canais.
Ainda no período da manhã, Evelin Maciel, vice-presidente da Astral e diretora da Coordenação da Rede Legislativa da Câmara dos Deputados, apresentou um painel da situação atual da Rede Legislativa de Rádio e TV. E Paulo Massaru Uesugi Sugiura, diretor técnico de Divisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, abordou a questão sobre a legitimidade das emissoras de TVs e rádios Legislativas.
No período da tarde, as discussões foram técnicas e os participantes puderam conhecer projetos de implantação e também tirar dúvidas. Houve também a apresentação de "cases" das cidades de Bauru e Marília, mostrando a experiência positiva da implementação desse instrumento de comunicação pública em cidades de grande e médio porte, respectivamente.
O diretor de Comunicação da Câmara de Araras, diretor da TV Câmara Araras e membro da Comissão Técnica da Astral, Vinícios Franzoni, apresentou o "case" da TV Câmara Araras e ministrou a palestra "Montagem e operação de emissoras de TV de pequeno porte". A Diretoria de Comunicação produziu um mini-documentário que foi apresentado no seminário, contando a história da TV Câmara Araras e que está disponível no site da Câmara, em www.araras.sp.leg.br.
A presidente da Câmara de Araras avalia essa como uma ótima oportunidade para mostrar os resultados positivos desenvolvidos pelo Legislativo ararense com a implantação da TV Câmara. "Com a TV Câmara a população tem a oportunidade de acompanhar tudo o que acontece no nosso Legislativo. Esse destaque que estamos tendo nesse evento em Ribeirão Preto é o fruto do nosso comprometimento. Quero parabenizar a todos os servidores envolvidos", afirmou Magda.
A coordenadora executiva da Astral, Carla Bisol, apresentou o novo site e serviços da entidade, disponível em www.astralbrasil.org. Em seguida, o presidente da Astral, Sergio Figueiredo, encerrou o evento. Ele disse que o seminário cumpriu seus objetivos de orientar as câmaras municipais sobre o trabalho da Rede Legislativa e da Astral e sobre os benefícios de utilizar esses canais de comunicação com as suas cidades.
TV Câmara Araras
A TV Câmara Araras é considerada uma referência para outras TV´s que estão em fase de instalação. Araras foi uma das primeiras cidades do interior paulista que conseguiu a concessão do canal. O legislativo ararense tem a concessão desde 2012, mas foi em agosto de 2014 que a TV entrou no ar ao vivo com a transmissão da 28ª Sessão Ordinária. Foi também no mesmo mês da primeira transmissão que a TV Câmara se filiou à Astral, o que possibilitou o intercâmbio de informações e de conteúdo para aprimoramento da comunicação da Câmara Municipal com a população e também o fortalecimento da TV Câmara.
Em junho de 2015 a TV Câmara Araras ampliou sua grade de programação com a exibição do "Jornal da Câmara" que vai ao ar toda segunda-feira antes das sessões ordinárias, além da reprise dos programas já existentes, como os eventos da Casa. Além disso, conta com o "Universidade e Comunidade", um programa em parceria do campus de Araras da UFScar (Universidade Federal de São Carlos).
Depois do encontro em Ribeirão Preto, as câmaras municipais de Itajubá/MG, São João da Boa Vista/SP e Leme/SP agendaram uma visita para conhecerem a estrutura e funcionamento da TV Câmara Araras para troca de informações.
Com informações da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Publicado em: 24 de agosto de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.